Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Escrevi minha primeira light novel, e agora?

Feliz carnaval!

Enquanto alguns comemoram o Carnaval dançando, festejando ou fazendo carros alegóricos originais, há os que preferem assistir a tudo no conforto de casa... ou os que aproveitam esse momento para escrever.

Essa postagem é dedicada para aqueles que começaram a escrever recentemente, mas também pode ser de auxílio para os que estão há tempo no ofício. Para quem começou recentemente, aqui vão algumas dicas sobre como prosseguir.
A inspiração veio, você pensou no por que escreve e encontrou sua razão de viver. O planejamento está feito, reviu suas ideias, pensou no desenvolvimento e colocou na prática. Escreveu um primeiro capítulo que considera interessante.

E agora?

Você vai na página Mande Sua Novel, preenche o formulário e pronto? Só aguardar o e-mail dizendo que está aprovado, preparar seu discurso de estreia e é isso aí? Nãnanina não. Apenas não.

Escrever não é tão fácil quanto aparece. Não é só bater a cara no teclado e pronto, temos o NisiOisin brasileiro ou o George Martin das light novels. É um processo feito de escrever, rescrever, reler, deixar esfriar e repensar.

Aqui vai a verdade cruel: sua primeira light novel não é o próximo best-seller que revolucionará o mundo.

Ninguém nasce um grande escritor logo de cara, mas pode se tornar com muito esforço. Então, vamos para as dicas! Você acabou de escrever, acha que está lindo e maravilhoso, mas vamos repensar isso.

Primeira dica: leia nossas postagens.

Recomendamos começar por aqui: Dicas para ser aprovado. Leia toda a seção de leitura obrigatória com as postagens do blog; nós, da My Light Novel, nos esforçamos para sempre auxiliar vocês e fazemos nossas postagens com isso em mente.

Aquele erro que você nem imagina que cometeu, ou o vício de escrita que não acha que tem, ler as postagens pode provar o contrário!

Segunda dica: certifique-se de não estar escrevendo um roteiro em vez de uma prosa.

Eu realmente não acredito que estou precisando dar essa dica, mas confira nossa postagem de Light Novel Não é Roteiro! para mais informações. Não colocamos roteiros no blog, tenha isso em mente. E se você descobrir que escreveu um roteiro e não uma light novel? Não é tão fácil passar um formato para o outro, atente-se, prepare-se para reescrever.

Terceira dica: revise.

Não é só jogar um bando de letras no word e mandar pra gente, nem vem. Se sua estória estiver ilegível, você só está perdendo nosso e o seu tempo com isso. Então, vamos ter o esforço de reler e repensar o que estamos escrevendo. 

Com a revisão, também vem as releituras. Não tenha medo de mudar coisas enquanto revisa. Revisar não é somente arrumar os erros de digitação e pontuação. É bem mais, é ver o fluxo da história, a naturalidade e sonoridade das frases, você analisa o texto como um todo e sua capacidade de interessar alguém.

Confira a postagem Dicas Rápidas da Tany #1 #2 #3 #4 #5 e #6 para saber quais os piores erros que não queremos ver em uma light novel!
Não precisa chorar, com o tempo você vai melhorando!

Quarta dica: busque opiniões.

Aqui está um grande problema que andamos tendo. Atenção, ferinhas. O My Light Novel não está aqui para opinar se sua light novel é boa ou não, é legal ou não, tem futuro ou não. Nosso papel é avaliar se sua light novel tem o necessário para ser lançada no blog após polimento por parte de nossa equipe de revisão. Não vamos lapidar nenhuma pedra bruta do nada, você precisa mostrar algo de qualidade para que decidamos apostar na sua light novel.

De tal forma, não envie para nós se você não acha que sua light novel está boa. Não envie para nós se acha que sua light novel precisa ser melhorada. Envie quando achar que ela está em sua melhor forma. Tenha em mente que a staff está aqui para ajudar você a melhorar, mas você precisa nos mostrar que pode antes de tudo!

Mas, então, de quem você vai pegar a opinião se sua estória é boa ou não? Procure seus amigos, especialmente aqueles que possam dar uma opinião sincera. E se você for um antissocial e não tiver amiguinhos para isso? Existem várias formas de se conseguir opinião na internet, corra atrás.

Quinta dica: engavete.

Mas como assim? Você vai jogar fora sua light novel maravilhosa que acabou de escrever? Não. Você não vai jogar fora. Você vai engavetar. Ou seja, guardar ela e esperar um tempo.

Quanto tempo, Tany? Um dia, dois dias, uma semana? Nada disso, três ou seis meses. Imagino a sua cara agora de para que tudo isso? É simples, é muito fácil considerar a sua história a oitava maravilha mundial quando você aperta o botão salvar no word, mas a realidade é outra coisa. Com o tempo, vamos amadurecendo de várias formas, o você de ontem não é o mesmo de hoje. O que parecia bom semana passada é horrível agora. E assim vai, sua estória não está livre disso.

Guarde ela por um bom tempo, no mínimo três meses, só não fique de bobeira esse tempo todo, procure como melhorar a sua história, pense se ela realmente está legível e procure dicas para melhorar seu português, descrições, narrativa, fluxo, vocabulário. Quando retomar a sua light novel, após o tempo dado, ela não vai mais ser o melhor de dois mundos, vai precisar de melhorias, remendos e bons tratos. Você vai voltar para a fase de produção, revisa e reescrever (se necessário, muitas vezes é).

Aceitação!

Uma das partes mais importantes é saber lidar com a rejeição. É importante compreender que nossas primeiras estórias, na maioria das vezes, não precisam ver a luz do dia e serão apenas um treinamento para sempre melhorarmos. Aprender com seus erros e saber quando desistir de um enredo fraco é essencial para o crescimento de um escritor!

Dicas especiais!

Se você tiver seguido certinho todas as dicas anteriores, aqui vão algumas dicas legais de como ganhar pontos com o pessoal do MLN:
  1. Se sua light novel não tiver nenhum erro das postagens Dicas Rápidas da Tany, ela já está meio caminhando andado.
  2. Leia a postagem de Sinopses antes de fazer sua sinopse. Uma sinopse boa conta vários pontos na hora da avaliação!
  3. Uma mensagem se apresentando é sempre recomendado.
  4. Use apenas arquivos do Microsoft word.
  5. Confira se não está usando hífen ou meia-risca em vez de travessão.
  6. Formatar o arquivo é legal, use uma fonte serifada (exemplos, Times New Roman, Cambria, Garamond), em um tamanho adequado (11 ou 12) e papel de tamanho A4 com margens padrão da ABNT. É agradável à visão e à leitura.
  7. Leia. As. Postagens.
Isso é tudo por enquanto! Espero que a postagem tenha ajudado vocês! Comentários são sempre apreciados! Aproveitem para nos curtir no facebook e seguir no twitter (postamos dicas de português quase todo dia lá)!

5 comentários:

  1. Perdoe a intromissão, mas é necessário que a light novel — mesmo que enviada só a fim da revisão —, tenha uma capa primordialmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário, caro Anônimo.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo esclarecimento, Tany.
      Agora, se não lhe for muito incômodo, gostaria de saber: existe um número mínimo e/ou recomendável de capítulos, por exemplo, para enviar aos revisores?

      Excluir
    3. Consultei através da pergunta de outra interessada e já sei da resposta: "prólogo (se tiver) e o primeiro capítulo."
      De qualquer forma, obrigado, novamente.

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares