Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 29 de março de 2016

Sinopses



Boa noite, feronas e ferinhas.

Aqui é a Tany Isuzu outra vez com uma postagem para ajudar vocês a terem um projeto publicado não só aqui, como em qualquer outro lugar!

O tema de hoje, em especial, é algo que considero muito difícil. Além de ser um dos principais fatores que atrairá leitores para sua história, é algo que quase ninguém dá a real atenção que merece. Estou aqui para falar de uma única coisa: Sinopses.




Vamos lá, o que é uma sinopse? Vamos dar uma olhada no dicionário...

Sinopse.
É um resumo em que são apresentados o tema, os personagens e como eles se desenvolvem durante a história de forma que convença as pessoas a lerem a dita cuja.

Ok, sabemos o que é. Agora você deve estar pensando que é moleza, não é mesmo? Pense outra vez, caro autor!

Basicamente, a sinopse é a primeira parte da sua história que conquistará tanto o editor/revisor quanto os leitores. Ou você acha que aquele texto na parte de trás dos livros está lá apenas para decoração? Se a sinopse for ruim, ninguém se interessará.

É na sinopse que nós pensamos se vale a pena ou não avaliar a história.

Entendidos disso, vamos a uma lista de "regrinhas básicas" para se escrever uma boa sinopse, uma nota importante: tudo mostrado nessa postagem foi adaptado para autores que desejam estrear no My Light Novel, mas várias das dicas também valem para publicar uma história online e serão de valiosa ajuda a todos que desejem fazer uma sinopse algum dia.

  • Não deve ser extensa: Eu sei que você quer contar sobre tudo de interessante na sua história, mas não ultrapasse um limite de 10 linhas do word com fonte Times New Roman tamanho 12. Estou sendo muito específica? Atire a primeira pedra quem nunca perdeu a vontade de ler qualquer coisa após uma sinopse muito grande que nem as minhas postagens.
  • Não dê muitos detalhes: Sua sinopse deve ter o essencial e apenas o essencial, nada mais que o essencial! Não precisa dizer que o hobby do protagonista é ler após o almoço, isso reafirma a regra acima sobre o tamanho. Você deve ser preciso e falar sobre tudo que interessa.
  • Apresente a trama: Você precisa falar quem são os protagonistas, onde eles estão e o que eles fazem. Se a sua sinopse não responder isso, ela já está fora de questão. Sua sinopse também deve apresentar o estilo da sua história e deixar claro alguns dos gêneros.
  • Ela precisa ser interessante: Como disse, é a primeira coisa que atrairá a atenção dos leitores, se nada nela chamar a atenção, quem se interessará por ler? Pense em algum diferencial da sua história e descreva-o brevemente na sinopse. Foque no ponto forte da sua história durante a escrita da sinopse. Quando sua sinopse estiver pronta, você deve pensar "isso está interessante?". Chame um amigo, peça pra ele ler a sinopse e dizer se leria baseado na sinopse ou não. 
  • Nada de spoilers: Exatamente, e isso não contradiz o item acima. Quem lerá uma história em que a sinopse já revela tudo? 

Vamos ver alguns exemplos de sinopse ruim e um de sinopse boa. AVISO: CONTÉM SPOILERS.

A história se passa em 1983, no 666º batalhão TSF do Exército da Alemanha Oriental, conhecido como "Schwarzesmarken" que significa "Marcas Pretas" em alemão, eles são uma unidade especial para a luta contra os BETA, que são alienígenas que invadiram a terra e são uma grande ameaça para a humanidade. A unidade é famosa por suas táticas não convencionais, eles miram em BETAS do tipo Luz e do tipo Grande Luz, que são BETAS com lasers que causam grande dano a infantaria, para poder impedir o avanço dos BETAs. As ordens do grupo Schwarzesmarken tem prioridade total, então é normal eles ignorarem as ordens ou pedidos de socorro de aliados, coisas que saem do âmbito da missão original, ainda que por um breve momento. O protagonista da história, Theodor Eberbach, tem um passado trágico, ele e a irmã fugiram das forças opositoras, o Stasi, mas sua irmã acabou ficando para trás e essa é uma cicatriz na vida de Theodor, mas sua irmã volta mais tarde como uma espiã do Stasi. Porém, sua visão de mundo muda quando o esquadrão em que ele está, o 666 ou Schwarzesmaken, resgata Katia Waldheim, uma jovem garota usando um nome falso que se diz ser filha de um herói falecido da Alemanha oriental.

Não precisa ter visto, ou lido (se você souber japonês, já que isso nunca será traduzido) Schwarzesmarken para saber que essa sinopse está uma porcaria. Antes de tudo, veja o tamanho, está imensa. E não só isso, está lotada de revelações e informações desnecessárias. Não é preciso explicar tudo sobre os BETAs logo de início, apenas basta dar a informação essencial "São alienígenas inimigos da humanidade". O mesmo vale para as informações sobre o esquadrão, é mesmo preciso falar todos esses detalhes? Não. 

E quando finalmente vai falar sobre os personagens, há muitos spoilers que matam qualquer curiosidade que alguém possa ter para com a obra.

Agora, vamos pegar outro exemplo de sinopse ruim:

Em um futuro não tão distante, em um mundo criado a partir da imaginação humana, existem monstros fantásticos, conhecidos como Phantoms. O protagonista, Haruhiko Ichijo, é um estudante do primeiro ano do ensino médio na Academia Hosea com o poder de selar Phantoms desenhando eles. Junto com sua veterana Mai Kawakami, que tem o poder de invocar elementos de partes do seu corpo, ele participa do Clube de Combate aos Phantoms, um clube que luta contra e sela Phantoms que ameaçam o dia a dia dos seres humanos. Um dia, ele acaba caindo em cima de Izumi Reina, uma garota com a habilidade de "comer Phantoms", depois desse encontro, Reina se junta ao clube. Mais tarde, a antissocial Minase Koito, que tem a habilidade de lutar cantando, se junta ao grupo e eles passam por várias aventuras do barulho.

Da mesma forma que a primeira, essa revela informações não necessárias para uma sinopse e o pior de tudo: resume os primeiros acontecimentos da história. Sim, a sua sinopse é uma introdução para a obra, mas não é um resumo do(s) primeiro(s) capítulo(s). Por que alguém leria eles se a sinopse já conta o que vai acontecer?

E vamos ignorar o final sessão da tarde. 

Finalmente, vejamos um exemplo de sinopse aceitável.

Tudo que Kazuma queria era comprar um jogo novo que estava saindo, mas a vida tinha outros planos para ele. Após uma morte inútil, ele é cumprimentado pela Deusa Aqua no purgatório, onde ela o convida a reencarnar em um novo mundo com suas memórias intactas e alguma arma ou poder especial, aceitando a missão de derrotar o rei demônio, como o velho e bom cliché de herói reencarnado. Ao ser apressado pela nada gentil deusa, Kazuma decide sacanear a mesma e diz que deseja levar ela consigo. Aceito o pedido, a dupla precisará começar como aventureiros do mais baixo nível. Que aventuras o destino guarda em sua manga para esses dois? Não perca as confusões do ex-hikkikomori enquanto ele descobre que renascer em um outro mundo não é a diversão para qual fora prometido!

Bem mais preciso e simples, não está? Todas as informações sobre o protagonista estão presentes, informações sobre o que se trata a história e nada de importante é revelado. Dá bem mais vontade de ver Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! do que os dois acima, não? Aliás, é minha recomendação dessa temporada que acabou.

Ante de finalizar o post, algumas dicas para se tomar atenção na hora de se escrever sua sinopse:

  • Não tenha medo de ser cliché: Sinopses clichés não são ruins, quando você não força a barra. Quem nunca cansou de ouvir aquele carinha nos comerciais da Globo dizendo "e essa turminha do barulho vai aprontar altas confusões"? Da mesma forma que o Vong cansou de ler sinopses que começam  com "fulano era um cara normal". Você não precisa forçar sua sinopse a ficar algo 100% original, mas é bom não forçar nos clichés.
  • Mostre sua sinopse para outras pessoas: Pergunte se algum amigo, parente, gato, cachorro ou papagaio leria sua história apenas com a sinopse. Peça ajuda a demais pessoas, o revisor está aí para auxiliar você com a criação da sinopse, não tenha medo de pedir a opinião e ajuda dele.
  • A sinopse não é a primeira coisa que você precisa fazer: Escreva a sinopse apenas quando já tiver um pouco da sua história feito. Você sempre pode deixar a sinopse na geladeira e reler ela depois (isso funciona não só com sinopses, mas qualquer outra coisa que você vá escrever).
  • Revise sua sinopse: Uma sinopse com erros de português já nos deixa com um pé atrás na hora de ler a história. Siga a dica anterior, deixe sua sinopse parada um tempo e depois pegue ela para revisar. Releia ela umas cinco vezes até achar que está boa e não tenha medo de alterar ela várias vezes.


E é isso pessoal. Espero que as dicas desta postagem sejam úteis para vocês e não quero mais ver sinopse mal feita daqui pra frente!


A sua cara, quando foi ver a sinopse medíocre que você fez após ler essa postagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Facebook!

Postagens Populares