Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Light Novel não é Roteiro!


Olá, ferinhas e feronas!

Após várias postagens de lançamento, hoje vamos ter uma diferença!

Tendo em vista que vários feronas são novos e não conhecem nosso blog, mas acham fantástica a ideia de criar uma light novel e decidem abrir o word cheios de sonhos e esperanças.

Essa postagem está aqui para destruir tudo isso, digo, explicar um dos maiores "NÃO FAÇA" na hora de escrever uma light novel e enviar para nós.

Então, vamos lá.


Light novels não são roteiros.

Mas para lá, Tany, como assim, não é? Primeiramente, não é óbvio que light novels não são roteiros? Por que fiz essa postagem para algo tão óbvio assim?

Bom, caro leitor ou leitora, permita-me explicar brevemente. O que chamamos de roteiro, por assim dizer, são descrições para peças de teatro ou filmes, que indicam o que os personagens estão fazendo e como se sentem, bem como quem fala o que, sem uma narrativa. As light novels, por sua vez, são prosa. E precisam ser narradas como tal.

Todavia, você está aí, no seu assento, pasmo e se perguntando a necessidade dessa postagem. Eu também estou. Bastante. Porém, quando recebemos coisas assim:
Não vamos comentar os erros, isso é algo para derramarmos lágrimas de sangue depois, porém... é isso mesmo, produção? O ferona aqui falou um resumo dos acontecimentos sem mostrar praticamente nada para o leitor, como se estivéssemos apenas retomando uma cena de um filme?

Pelo visto é isso mesmo. E então o avaliador fica de cara na hora de responder, afinal, você realmente espera que avaliemos um roteiro?

Então, é simplesmente não escrever como se estivesse resumindo o capítulo, beleza. Ah, quem dera fosse só isso, mas as light novels que recebemos se superam, acreditem. Anote o primeiro exemplo do que não fazer, seguimos adiante:

Aqui temos o segundo exemplo de roteiro que recebemos, falas com o nome do personagem na frente. Simplesmente não façam isso, já explicamos várias vezes que, se você está escrevendo em português, deve usar travessões. Está em nossas exigências que só recebemos light novels que usem travessões nas falas.

Não coloquem as falas nesse estilo. Sério. Não façam isso.


Aqui temos outro exemplo do que não fazer, já mencionado acima, mas há um adicional! Ele é a descrição de ações por meio de asteriscos. Light novels não são chats de conversa em que você brinca de historinha e narra suas ações assim. 

O mesmo vale para o exemplo seguinte:

Nada de descrever ações ou sentimentos com qualquer símbolo. Nada de asteriscos, sinais de maior e menos, chaves, colchetes nem nada. Pegue um livro e confira como ele está escrito. Não está assim, está? Se estiver, confira se você não pegou uma peça de teatro.

E cá estou com mais uma postagem que provavelmente não deveria ser feita, mas fez-se necessária. 

Nós levamos muito a sério o trabalho que colocamos em cada light novel postada aqui no blog, da mesma forma que apreciaríamos se vocês nos poupassem o trabalho de abrir os arquivos e ver algo escrito desse modo.

Assim termina mais uma postagem com dicas importantes para você, autor ferona que está adentrando no maravilhoso mundo das light novels!


4 comentários:

  1. poderia fazer um post sobre batalhas, cenas de ação e etc

    ResponderExcluir
  2. Se quiser manda uma parte da minha novel com batalhas, mas está bem resumido. Ela está em processo de narração.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk alguém com nome-kun eu ri mto disso mds

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares