Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

segunda-feira, 21 de março de 2016

Dicas Rápidas da Tany #2



Bom dia, feronas!

Aqui é a Tany na continuação do quadro de sucesso do mês passado! Se você não leu o primeiro Dicas Rápidas, recomendo que leia e confira se você não comete esses erros. Os revisores agradecem.

E hoje voltamos com o segundo Dicas Rápidas, trazendo mais erros recheados de amorzinho que todo autor comete em algum momento, seja por descuido, falta de preparo ou noção, ou simplesmente porque deseja deixar as tardes dos revisores mais divertidas~!

Pegue seu caderno e prepare-se para anotar. Aproveite e abra o último capítulo que escreveu para conferir se não tem algum desses erros antes de enviar para a gente!


Dessa vez não tem historinha, vou pegar algumas frases de light novels que já me enviaram, se você reconhecer alguma frase de sua história aqui, aproveite essa oportunidade para revisá-la antes de clicar na página de "Mande Sua Novel" de novo.


Eu tentava acalma-la enquanto ela se aproximava com um sorriso demoníaco em seu rosto.
E eu tive esse trabalho todo para traze-lo até aqui.
Não iria compo-lo, pois não julgara justo.
Era impossível destrui-lo por completo se o corpo principal estivesse intacto.

Ok, o que temos de errado aqui? Que tal dar uma olhada nas frases com ...a-la, ...e-lo e ...ui-lo. Está faltando algo nelas, certo? E se você tiver dois neurônios e conseguir ligar os pontos com o título deste erro, vai saber que é o acento.
Exatamente, está faltando o acento da ênclise. Mas o que raios é uma ênclise, você me pergunta? Simples, é quando o pronome átono aparece após o verbo, se quiser saber o que é pronome átono, volte para as aulas de português do ensino médio.
Ainda estamos considerando fazer uma postagem sobre Próclise, Mesóclise e Ênclise, mas o prolema aqui é que vocês, autores, esquecem de acentuar as ênclises quando as usam.

Então, quando se acentua as ênclises? Explicando da forma mais simples possível, quando você for realizar a flexão da ênclise, e a palavra terminar com a, e ou o, é necessário o acento para manter a tônica. De tal forma, os exemplos ficariam: acalmá-la, trazê-lo, compô-lo.
Tá, mas e o destrui-lo alí? Ele está certo? Não, não. Essa forma é um pouco mais complexa e precisará da sua atenção, em suma, ela deverá ser acentuada para que a tônica seja mantida, no caso de destruir, quando passado para a forma enclítica, se torna destruí-lo, com acento, pois a tônica permanece lá.

Tany, surgiu um problema! Eu escrevi certo e o word tirou o acento da minha ênclise T_T E agora?

Que problema, não é, caro autor? Caso você não saiba, existe tanto a forma acalma-la quanto a forma acalmá-la. O word sempre vai achar que você pretende usar a primeira forma, porém a forma certa da ênclise é a segunda. Você pode corrigir isso que ele não irá repetir o erro se você insistir. Caso você ache um saco ficar corrigindo isso toda hora, existe uma função mágica no word que é "substituir", quando terminar de escrever. clique nela e procure todos os a-la, e-lo, o-lo e ui-lo, sem acento e vá acentuando-os.

Terminamos essa parte, hora de seguir com o bonde!

Essa é a ultima vez!
Ele chorava lagrimas de sangue.
Suas mãos estavam tremulas.

Opa, agora chegamos em um assunto complicado. Uma das coisas que eu acho mais complicado de explicar para os autores iniciantes é que todas as proparoxítonas tem acento (isso porque é algo que você deveria aprender assim que começa a aprender sobre acentuação na escolinha). Como o próprio título já diz, todas elas são acentuadas. Então é isso, acentue as proparoxítonas e siga com a sua vida.

Mas, Tany, o word não marca essas palavras como erradas! Você tá me enganando!

Oh, Céus. Claro que não, caro autor. O word não está errado ao não acentuar essas palavras, muito menos eu estou errada ao dizer que elas tem acento. Por quê? Simples, porque eu e o word estamos tratando elas como palavras diferentes!
Como assim? Ora, ora. Última e ultima são coisas diferentes. Ultima além de ataque de final fantasy vem do verbo ultimar, sendo mais específica, é a conjugação da terceira pessoa do singular no presente do modo indicativo, já última é o vocábulo feminino que indica o final/único restante.

Mas e agora? Se o word não marcar pra mim, eu não vou saber quando acentuar essas palavras!

Calma. Aqui vai um dos macetes da Tany: se estiver em dúvida, leia a palavra em voz alta e procure onde fica a tônica. Se for na antepenúltima silaba, com toda certeza tem acento. Se ficar em dúvida, pegue um papel e tente separar as sílabas da palavra, qualquer coisa, jogue no google, ele ajuda na maioria das situações.
Ajudando ainda mais você, vai aqui uma lista de palavrinhas que a maioria de vocês esquece que é acentuada: próximo, círculo, estômago, triângulo, silêncio, incômodo, espírito, árvore, memória, lágrima, hábito, trêmula, música, última, lâmina, íntimo e solitário.
Então, use a ferramenta mágica que eu comentei antes, "substituir" e jogue essas palavrinhas sem acento nos seus capítulos para ver se você não esqueceu que elas tem acento. Se notar que está esquecendo muito o acento em determinada palavra, tente se policiar mais na hora de escrever.

Seguindo em frente!

Haviam muitas pessoas na cerimônia de abertura do colégio.
Fazem dois anos desde a morte de meus pais.

Esse aqui é uma baita pegadinha, na real. Você vai lá, pensou que era a concordância certa, quando na realidade era DIO BRANDO uma pegadinha do nosso querido português.
Bom, haver e fazer são verbos impessoais. O que é isso? Pergunte pro seu professor de português, se ele não tiver comprado diploma (quem compra diploma de Letras?), deve conseguir responder. Enfim, vamos analisar os dois casos:
  • HAVER: Quando usado no sentido de "existir" ou "ocorrer" e "tempo decorrido" fica sempre na terceira pessoa do singular. Ou seja, o certo lá em cima é "Havia muitas pessoas...".
  • FAZER: Que nem haver, quando indicar "tempo decorrido" e "clima" ficar sempre na terceira pessoa do singular. Ou seja, o certo lá em cima é "Faz dois anos desde...".


Entendeu? Não? Leia de novo que não vou esperar! Avançando!

O que?

Um único exemplo dessa vez, mas é um grande problema que vocês cometem. Existem algumas regrinhas para se acentuar o que, vou listá-las:
  • Quando ele for seguido imediatamente de um ponto de interrogação, exclamação ou final. Isso é importantíssimo, porque vocês vivem esquecendo.
  • Quando for substantivo, quando tiver sentido de alguma coisa. Exemplo: Há um quê inexplicável em sua atitude.
  • Na expressão "sem quê para quê". Essa última poucas pessoas usam, mas não é para relevar.


Vendo os usos do quê, qual seria a forma corretar do exemplo dado? Fica de tarefinha.

Ao invés de viajar de carro, decidiu ir de ônibus.
Em vez de sair, preferiu ficar em casa.

Essa é um tanto interpretativa. Como assim, interpretativa? Já consigo imaginar sua cara de confusão, sendo assim, vamos direto as explicações.
  • AO INVÉS DE: Usado para indicar alternativas opostas.
  • EM VEZ DE: Usado para indicar opções.

Parece bem simples assim, entregue de bandeja, não? Mas muita gente adora usar o "ao invés de" com função de "em vez de". Então aprendam bem o que é um e o que é outro. Se estiver com dúvida se as duas alternativas são opostas ou não, use "em vez de" ele pode ser usado em todos os casos sem medo.

Ô, Tany, ainda não entendi esse negócio de interpretativo que você falou.

Então, autor-kun, você pode usar "o invés de" para auxiliá-lo a explicar sua história, demonstrando opções que o protagonista considera como opostas, ou que, dependendo do contexto, são de fato opostas. Porém, quando você usa da forma errada, acaba passando a ideia errada do que a frase quer dizer. Pense muito bem antes de usar "ao invés de".

E esse foi o Dicas Rápidas deste mês. Leiam com atenção e revisem seus capítulos antes de enviarem para o revisor ou para a avaliação do site. Light novels sem nenhum dos erros comentados no Dicas Rápidas tem 200% mais chance de aprovação.
Nos vemos mês que vem com um Dicas Rápida especial!

Então, agora que você leu as postagens, vai fazer o quê? Revisar sua light novel para diminuir o trabalho do revisor? Muito bem, autor!


Você não merece palmas e sim o Tocantins inteiro!

PS: E aproveitando para comemorar, obrigada pelos 500 likes no livro rosto! Vocês são demais feronas <3

6 comentários:

  1. Acho que eu com certeza devo cometar alguns dos erros sem perceber, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco, Tany~!

    PS: Essa Chaika~~ <3

    ResponderExcluir
  2. Antes do corretor ortográfico existir... já havia a Tany-sama.

    E uma pequena observação, qual o propósito do Dio Brando? Tany-sama, você assistiu o anime que, de tão ruim, é extremamente bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O propósito do Dio Brando é ser um eterno meme para as gerações passadas, presentes e futuras.
      Quanto a Jojo, estou tentando terminar a terceira parte, de tão idiota chega a ser divertido.

      Excluir
  3. Entre os gêneros de animes em uma lista teria: fantasi, mistério, ação, terror e aí vem "Jojo"...
    É tão tosco que possui uma categoria própria!

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares