Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Caçadores de Reprovações: Fevereiro

 Muito bem, muito bem! Voltamos com um dos quadros mais guardados para vocês, feronas, aprenderem com os seus próprios erros!

Lembrando que somos respaldados por nossos termos, ao enviar para nós, você concorda que sua novel pode aparecer aqui no blog no Caçadores. Caso deseje ver a última postagem desse quadro, clique aqui.

Sem enrolar mais, vamos conferir a vítima de hoje!

Muito bem, vamos ver a belezura que chegou hoje...

Começamos bem... mal.

Certo, feronas, aqui vai uma dica muito importante: sua novel não é um chat do uol, não coloque asteriscos sem necessidade. Não coloque símbolos em todo canto, eles não tornam sua novel legal, eles não se encaixam com as regras da língua portuguesa.

Continuando...

E aqui temos outro problema sério de nosso autor ferona. Ele coloca nomes com cores. Qual a necessidade disso? 

Você não está sendo diferentão, está sendo desnecessauro, ferona, não faça isso.

Mas, certo, vamos falar sobre a prosa agora. Esse parágrafo é horrível em vários sentidos. Primeiro, nosso autor ferona decidiu dar muita informação de uma vez e sem necessidade. Não me olhe com essa cara de "como assim, Tany? Ele não precisa falar quem é o protagonista dele?", mas aí que está, caro ferona lendo a postagem. Ele só está falando e falando e falando e tornando o começo tedioso. 

Tudo que ele está falando nesse parágrafo poderia ser melhor aproveitado se fosse mostrado. Em vez de nos dizer logo de cara que seu protagonista é assim de tal jeito, nos mostre em situações. Você pode mostrar ele entrando na sala do segundo ano da escola em vez de dizer "estudo no segundo ano da escola tal". 

A situação piora depois, pois ele decide dar detalhes que trariam uma caracterização interessante para o personagem, mas os joga sem aproveitar muito. Em vez de colocar o protagonista narrando que é um maníaco por limpeza e isso não combina com a imagem dele, comece seu capítulo com ele limpando a casa e depois tendo uma briga na escola. Dessa forma, o leitor pode compreender por si só esse contraste no protagonista. Você poderia até fazer o contrário, colocar uma briga escolar no começo para então fazer o protagonista limpar a casa toda após voltar para casa e começar a limpar tudo. Prefira mostrar em vez de contar.

Continuando, temos uma série de informações desnecessauras. Não queremos saber a agenda completa do seu protagonista, feronas. Não queremos saber que ele tem uma consulta no dentista às duas da tarde na terça-feira, não queremos saber que ele age como um adolescente normal. Se quiser dar detalhes do cotidiano: mostre. Fazer um personagem bocejar e pensar "Que saco ter que ir para a escola, não fosse isso eu podia ter ficado jogando a noite toda" já diz muita coisa da personalidade e da rotina do personagem do que explicar passo a passo o que ele faz todo santo dia.

Por fim, vamos falar da frase com marcações.

Em casa sempre arrumo tudo que vejo fora do lugar e cada átomo de poeira dessa casa.

Se você acompanha as postagens com atenção, já deve ter pego alguns erros. Caso contrário, recomendo que dê uma conferida no primeiro Revisando! de Vírgulas

Temos um primeiro trecho fora de sua ordem natural, "em casa" é um indicativo de lugar, um complemento para o verbo, complementos para o verbo devem vir após o dito, caso contrário, a vírgula deve ser usada. Por isso foi feita a sugestão na imagem. 

Agora, por que a marcação em "em casa" e "dessa casa", bom, é redundante. Se ele já está dizendo que a limpeza é na casa, não precisa repetir a informação. O ferona deveria tirar um dos casos para que frase faça sentido.

Continuando com a novel...

Pois bem, se o ferona tinha qualquer esperança de aprovação, elas acabam aqui.

Vamos por partes.


Nosso ferona, além de usar uma meia-risca no lugar de um travessão, grudou a palavra com o símbolo. Assim você não se ajuda, ferona. Lembrete feronas: espaço é uma tecla legal e deve ser apertada após travessões e reticências.

Não vamos entrar no mérito da falta de sentido da fala do ferona, isso é para ele refletir agora.

Mas, o que sabemos agora? Que a cena de introdução do protagonista acabou e não serviu para nada. Já explicamos porque o primeiro parágrafo do ferona - que é tudo que antecede a penúltima imagem - é ruim e como ele não mostra nada de fato da história. Além de não ser interessante. E ele simplesmente termina a primeira cena da novel sem apresentar nada. 

O começo da sua novel é essencial, são as primeiras páginas que ditam se vale a pena ler mais ou devemos queimar tudo. Não perca tempo com informações desnecessárias. Não enrole, comece com algo interessante, nem que seja um monólogo, uma situação fora do comum, precisamos de algo que nos motive a continuar a leitura. Suas primeiras cenas devem ser muito bem pensadas para nos cativar a ao menos terminar o capítulo, não perca tempo falando de coisas que podem ser mostradas depois ou inferidas pelo leitor de formas melhores.

Nosso ferona falhou justamente no mais essencial para que sua história seja lida em qualquer lugar: não criou algo interessante

E que postagens recomendamos para ele agora?

E ficamos por aqui hoje, pessoal! Aguardem até o mês que vem para a próxima vítima! Dúvidas, sugestões, observações, os comentários estão abertos! Sinta-se bem-vindo para participar do nosso servidor do discord também!

0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!