Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Não conte, mostre!


Cansado de falarem que sua light novel tem muita exposição? Não sabe qual o problema com a forma como você expõe as coisas? Não entende esse bendito "não conte pra gente, mostre"?

Essa postagem está aqui para ajudar!

Clique no Leia Mais e confira uma técnica que pode fazer toda a diferença para sua light novel ser aprovada ou não.
Mas, afinal, o que é contar e o que é mostrar?

Contar é quando você apresenta informações úteis para a história diretamente para o leitor com o auxílio da narrativa. Vejamos um exemplo básico:

João acordava todo dia cedo.

Informação simples e direta, pois bem. Já, mostrar é não ser direto com o leitor para passar as informações ao leitor. Vamos usar o mesmo exemplo para ilustrar:

Era domingo, não havia nada para fazer, porém, às seis em ponto, seus olhos já estavam abertos e a mente plenamente desperta. A rotina não o deixava em paz, mesmo quando podia descansar até dizer chega, era assim que começavam todos os dias de João.

Em vez de dizer na lata que ele acorda cedo todo dia, optei por uma situação em que fica claro que ele acorda cedo todos os dias da semana. Usar "mostrar" em vez de "contar" permite que o leitor compreenda as coisas sem que você desenhe para ele.


Mas por que usar "mostrar" e não "contar"? Simples, exposição malfeita dói os olhos. Eu não quero que me conte todos os detalhes de como seu mundo funciona, eu sei que você precisa explicá-los logo para poder ir para o que importa, mas se você me contar como um manual de instruções, não terá graça alguma, eu vou dormir durante sua explicação e não vou me lembrar de nada mais tarde.

Se for no primeiro capítulo, então, pior ainda. O primeiro capítulo, como quem acompanha o blog sabe, é a parte em que você precisa dar o essencial para o leitor compreender sua história. Se o começo for um bando de tutoriais tediosos, como podemos manter o interesse na sua história?

Tente mostrar o que é importante em vez de contar. Aqui vão dicas de como usar o mostre no lugar do conte.

Faça uso dos diálogos. Quer contar detalhes básicos para o leitor, use um diálogo, mas evite ser muito expositivo! Dê sentido a uma conversa em que as personagens vão explicar o que está acontecendo. Ninguém começa a falar do funcionamento do sistema de armas do nada, em um "Oi, tudo bem? Então, deu uma coceira aqui para explicar como funciona o sistema de habilidades da nossa escola..." só o telecurso 2000 faz isso.

Uma ação bem feita poupa palavras. Em vez de nos contar que fulano briga muito com beltrano, faça uma cena em que eles são vistos brigando, ou apresente um dos dois cheio de machucados, e ao perguntarem, faça a personagem responder que foi mais uma das brigas com o outro. Busque originalidade. Ver a luta é muito mais interessante do que ouvir falar da luta. Não esqueça de sempre tentar deixar as coisas fluídas.

Monólogos internos são úteis quando bem pensados. Ter acesso a perspectiva de um personagem é a melhor forma de entendermos o que ele está sentido e como ele encara toda a sua situação. Mas cuidado. Não faz sentido nenhum o personagem estar em um dia de aula e, do nada, pensar na morte dos pais ou no assassino em série a solta. Sempre considere o contexto na hora de usar um monólogo. Uma dica para utilizar bem os monólogos é misturá-los com um pouco de narração.


Mas, porém, entretanto, todavia... é sempre preferível mostrar a contar? Pense bem que informação você vai usar e onde, a progressão da cena também deve ser considerada. Não queremos ficar páginas e páginas em uma aula, só para entender que ela é tediosa e o protagonista não gosta do professor, então, tenhamos moderação com tudo.

Quando você mostra, você permite que o leitor interprete sozinho a cena, também é possível que o leitor não tenha a mesma interpretação que você, porém é disso que histórias são feitas. Um leitor pode muito bem apontar aquela característica oculta que você nunca teria parado para pensar em seu protagonista, dê uma chance para o "não conte, mostre".

Então, abra sua novel, dê uma lida e veja o que está sendo contado que pode ser mostrado. O que realmente precisa ser mostrado? Não tenha medo de aumentar seu arquivo, expandir as cenas não vai prejudicar a sua novel se você entender qual ponto deve ser e qual não deve ser aumentado. O que ficaria melhor se o leitor sentisse naturalmente e não recebesse a informação mastigada de bandeja?

É isso por enquanto. Confiram suas novels e revisem ela mais vezes antes de mandar, pessoal!


13 comentários:

  1. Muito bom! mas é um tanto complicadinho de colocar em pratica, ainda mais a questão dos monólogos.Obrigado Tany o/
    ps: Comecei a ver as dicas para escrever novel e relaxar, depois das tardes estudando para o vestibular, e parece que estou aprendendo português mais aqui do que em meus livros, que incógnita não?rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Douglas \o
      Nós melhoramos inesperadamente quando começamos a dedicar um pouco a mais para nossos hobbys. Boa sorte com seu vestibular e ficamos felizes que as postagens sejam úteis para isso também.

      Excluir
  2. Sdds de Ben-to... Mais ainda das postagens da página xD

    Ótima postagem e como de praxe da deusa inútil irei fazer uma pergunta (meio obvia até kkk)

    O modo como serão expostas as informações depende inteiramente da personalidade do narrador.
    (Ex: Você irá escrever de uma maneira para um narrador filosófico e outra para um morador de rua)
    Baseado nisso, ficamos livres no estilo de expor a informação se a mesma for contundente ao narrador.

    ( Sim, falei falei, mas sequer perguntei )
    Com essas premissas...

    Qual é a melhor maneira de lidar com narradores que possuem dualidade?

    Tipo, tem bastante disso na novel que envie. Mas, mesmo não sentindo muita dificuldade em escrever, não consigo reconhecer se isso ficará nítido
    ao leitor à medida que ler o desenrolar da trama.

    Fazendo o 1 cap mudar o status de criativo para estranho/confuso.

    Espero receber um feedback disso na avaliação ( Que por sinal, falhei brutalmente em deixar de alterá-la antes de ver o resultado)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, dualidade é algo complicado de se lidar em um primeiro momento. O ideal é definir os traços básicos da personagem no começo para que, com o decorrer dos capítulos, o leitor consiga sentir isso sem parecer algo forçado.
      A linha entre o criativo e o confuso é bem pequena, eles andam juntos, afinal. Sendo assim, é recomendado sempre querer a opinião de pessoas que pensem diferente de você nessas horas, aguarde o parecer de nosso avaliador e veja como prosseguir, caro Anônimo~

      Excluir
  3. Ola, light novel possue gênero como romance? Desculpa perguntar é que ainda sou inexperiente. Mais se caso possuírem vocês editores não gostam muito desse gênero? É que dei umas olhadas nas novels desse site e nenhuma tinha romance ou comédia romântica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ype. Sim, as light novels possuem romance como gênero possível. E, respondendo a outra pergunta, não se trata de gostar ou não: se ela for bem escrita, será aceita. Caso não o seja, não será publicada aqui.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olha eu aqui com mais uma dúvida, eu posso mandar minha light novel mesmo se ela já estiver sido publicada em um aplicativo como o wattpad ou um site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não há problema a distribuição da light novel ocorrer em outros meios.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Vocês já devem ter enjoado das minhas perguntas. Prometo que vou tentar tirar todos minhas duvidas em uma pergunta só. Que culpa eu tenho , as perguntas vem aos poucos. Em fim , eu gostaria de saber se quando a light é rejeitada vocês avisam que ela não foi aprovada ou só não respondem o e-mail. Outra duvida é se eu enviar uma light sem capa ou imagem ( já que não sou bom com isso ) o que fazem ? Vocês criam uma capa ou eu que tenho que correr atrás?
      E por fim , vocês preferem ser chamados de sempai ou sensei?

      Espero que respondam todas. Grato

      Excluir
    4. Olá novamente.
      Nossa equipe de avaliação sempre avisa o veredito da light novel, como prosseguir caso seja aprovada e no que melhorar, caso reprovada.
      Imagem não é obrigatória, pode enviar sem ter uma imagem ou ilustrações. A maioria das capas apresentadas aqui no MLN são editadas pela staff, você, todavia, deve oferecer uma imagem ou temática padrão para termos com o que trabalhar. Você também pode providenciar uma capa sozinho, sem nosso auxílio. Lembre-se sempre de não usar imagens com direitos autorais reservados.
      Sobre a última pergunta, nos chame do que melhor convir ao seu kokoro~

      Excluir
  5. Eu preciso colocar a capa do livro no arquivo docx?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, anexe a capa no campo de imagem do formulário.

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!