Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Caçadores de Reprovações: Outubro

 E aqui estamos nós com o quadro que explica por que sua novel é ruim, sempre protegendo sua privacidade! Isso mesmo, hora do Caçadores de Reprovações deste mês!

Lembrando a todos que qualquer novel enviada a nós está a sujeita a aparecer neste quadro! Ao clicar em enviar em nosso formulário, você está concordando com isso! Nada de choro depois.

Se quiser conferir a postagem do mês passado, clique aqui. Sem mais delongas, vamos descobrir por que a novel deste mês não foi aprovada!

Legenda:

  • [erro apontado, seja pontuação ou gramática]
  • Problemas de tempo verbal, erros de coerência
  • Coisas que precisamos chamar a atenção.
  • Redundâncias e repetições.
  • Detalhes que importam.


Diferente do nosso ferona anterior, este já demonstra uma pequena voz de escritor em formação, ainda assim, ele comete vários erros que o impediram de atingir a tão sonhada aprovação do MLN. Vamos entender alguns deles.

Logo no começo, temos uma comparação estranha. "Era pequena, mas audível". Assim como a explicação na imagem indica, a estrutura usada não está certa. Primeiro, o que ser pequena tem a ver com ser audível? São dois fatores que não atrapalham entre si, certo?

A estrutura usada pelo ferona foi:

Fator A, adversativa + contradição do fator A.

Mano do céu, Tany, desenha pra mim por que não entendi nada! Calma, ferona. Vamos lá. O que são adversativas? São palavras que contradizem a informação dada anteriormente, ou seja: mas, entretanto, todavia, porém, etc...

Assim sendo, a sua informação no "Fator A" precisa ser algo que vai condizer com a contradição apontada após a adversativa. Exemplos:

  • Ele era um bom rei [Fator A], mas [adversativa] um péssimo pai de família [contradição].
  • Ele foi um excelente aluno, porém se tornou um péssimo profissional.
  • Essa medida é benéfica para as áreas ricas da cidade, todavia é péssima para as áreas pobres.
  • Eu queria ter um exemplo bom, mas estou sem inspiração.

Agora, vamos voltar para a frase. "Pequena, mas audível". O que alhos tem a ver com bugalhos? Nada. A estrutura não ajuda na compreensão da frase aqui. 

Vamos avançar com a novel...


O que dizer sobre esse parágrafo? Temos muitos problemas, erros de coerência temporal na conjugação do verbo - que acredito que a imagem explique direito e não é algo que vamos poder fazer uma postagem e te ajudar -, erros de acentuação básica - também não é algo que podemos fazer uma postagem explicando, volte para as aulas de português se você está com problemas com isso, e erros de concordância.

Mas com isso podemos ajudar!

Confira o Dicas Rápidas da Tany #5 para aprender sobre concordância verbal e nominal. 

Continuando...


Os erros de concordância e colocação continuam. Primeiro, temos um pequeno problema com "1,57". Se você for dar um número específico, use uma metragem clara. Para mim, a garota tem menos de um 1,57 milímetros, já que o narrador não especificou.

Então chegamos em "e ali levemente se enrolam", mas, Tany, por que alterar isso? Pois bem, ferona, se você acompanha as nossas postagens, deve saber sobre a ordem natural da frase. Vamos revisar aqui. A frase, em português, é composta por Sujeito + Verbo + Objeto + Adjuntos Adverbiais/Complementos do verbo.

Levemente é um advérbio de modo, ou seja é um adjunto adverbial. Em que parte da frase ele deveria vir? Isso, no final. 

Ou seja, a frase deve ficar:

[Seus cabelos] se enrolam levemente ali.

E com isso terminamos mais um Caçadores de Reprovações! O que podemos sugerir ao ferona de hoje, pessoal? Que ele estude bastante sobre concordância, acentuação e coerência básica no que escreve. 

Nos vemos mês que vem para o próximo Caçadores de Reprovações. Continuem se empenhando em suas novels para que elas não deem as caras por aqui! 

Dúvidas, sugestões, reclamações, elogios: os comentários estão abertos. Quer conversar conosco, entre em nosso grupo do discord clicando aqui!

Um comentário:

  1. Acho que ele quis dizer , qua a pessoa , apesar de ser pequena se fazia ouvir.

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!