Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Estruturando parágrafos melhores


O parágrafo é uma estrutura composta por sentenças ligadas de maneira lógica ao redor de um assunto. Deve haver somente uma ideia central por parágrafo, de modo que você não comece a embolar informações e confundir o leitor. Assim, sempre que você começar uma ideia nova, é hora de iniciar também um novo parágrafo. Por exemplo, esse parágrafo começou te dizendo que falaríamos sobre como um parágrafo é composto; agora te convido a ver mais de perto como isso funciona.

Bons parágrafos fazem magia.


A REGRA BÁSICA


Como falamos antes, a ideia é sempre manter um tópico para discutir em cada parágrafo. Caso você esteja falando sobre como a escola é bonita, continue ressaltando informações sobre a escola até finalizar o parágrafo. Ou, ainda, se estiver descrevendo uma situação, finalize o que tem a dizer antes de partir para outras descrições. Por fim, é importante seguir essa regra para que o texto fique mais bonito e rápido ler, afinal, estamos falando sobre light novels.

No parágrafo acima, citei que é importante discutir somente um assunto por parágrafo e foi o que fiz: discuti a ideia que coloquei em questão através de exemplos e explicações. Finalizamos com uma conclusão que explica o motivo do assunto existir (por que parágrafos tem que seguir essa regra?) e amarra o assunto ao panorama, no caso, ao conteúdo da plataforma em que esse texto foi publicado.

Mas não é só isso: para seguir certinho essa regra, primeiro você precisa entender como o parágrafo é formado. Essa estrutura parte de cinco princípios básicos: a unidade, a ordem, a coerência, a totalidade e a transição. E é justamente isso que veremos a seguir.


Esse anime é fantástico. Deixe seus parágrafos assim também.

TÓPICO FRASAL: A UNIDADE


Para que um parágrafo se forme, é preciso que ele comece com o tópico frasal. Basicamente, o tópico frasal tem que cumprir duas funções principais: dar foco ao assunto principal que vai ser abordado e fazer a conexão com o que já foi dito. Como conversamos antes, um parágrafo será unificado pela ideia principal expressa na sentença-síntese; essa auxiliada por outras sentenças que servirão para dar base ao que foi introduzido e aprofundar o tema. Assim como todos os parágrafos do seu capítulo devem estar dentro de uma proposta, todas as frases de um parágrafo também o devem! 

Antes de criar escrever o parágrafo, primeiro você precisa pensar. Para que consiga colocar o assunto principal no início do parágrafo, pense no que irá escrever e resuma esse assunto em uma frase curta. Mas e se esse assunto tiver uma ligação com o anterior? Simples, pense na melhor conjunção para ligar os assuntos e faça a conexão. 

Exemplo I de Estrela Morta (34): "Aparentemente, quanto mais amigável um guarda-costas fosse com Fornecedora, maiores seriam os pedidos que ela realizaria por eles. Fornecedora provavelmente foi escolhida como o rosto da administração, muitas pessoas deveriam considerar ela a maior autoridade nesses campos, mas sua função não deveria passar de levar os pedidos a Administrativo e voltar com as respostas.Mesmo assim, ela deveria ser a única funcionária que entraria em contato direto com Alvo."


DESENVOLVIMENTO: ORDEM & COERÊNCIA



O desenvolvimento é parte da sua história - e do seu parágrafo - que irá mostrar o quão coerentes e ordenados você e seu enredo são. A ordem diz respeito ao modo utilizado para elencar as sentenças (cronológico, psicológico, ordem de importância, de detalhes...?) para que seu texto passe a informação sem maiores problemas. Em um parágrafo bem construído, fica fácil para o leitor acompanhar seu raciocínio e, assim, digerir as informações. Já a coerência, nesse contexto, fala justamente sobre o quão compreensível seu texto é em si mesmo, ou seja: se todas as frases seguem algum padrão lógico

Exemplo II :  "Aparentemente, quanto mais amigável um guarda-costas fosse com Fornecedora, maiores seriam os pedidos que ela realizaria por eles. Fornecedora provavelmente foi escolhida como o rosto da administração, muitas pessoas deveriam considerar ela a maior autoridade nesses campos, mas sua função não deveria passar de levar os pedidos a Administrativo e voltar com as respostas. Mesmo assim, ela deveria ser a única funcionária que entraria em contato direto com Alvo."


 CONCLUSÃO: ESTRUTURA & TRANSIÇÃO


Um parágrafo bem-estruturado é uma coisa linda de se ler. As ideias estão bem relacionadas, utilizando sequências lógicas, e elencadas por palavras que representem o contraste entre as informações. Se todas frases auxiliam sua ideia principal, então seu parágrafo está completo. Mas se não há sentenças ou informações o suficiente para validar sua tese do tópico frasal, então é melhor repensar isso aí. 

Normalmente um parágrafo possui cinco frases: sentença-síntese + três sentenças + sentença de conclusão. Então, depois do começo e do meio,  no final do parágrafo, tente incluir uma conclusão e um gancho para o próximo. Assim, todos eles estarão conectados e ficará bem mais agradável de ler, com ordem, coerência e estrutura bem definidos.

Exemplo III : "Aparentemente, quanto mais amigável um guarda-costas fosse com Fornecedora, maiores seriam os pedidos que ela realizaria por eles. Fornecedora provavelmente foi escolhida como o rosto da administração, muitas pessoas deveriam considerar ela a maior autoridade nesses campos, mas sua função não deveria passar de levar os pedidos a Administrativo e voltar com as respostas. Mesmo assim, ela deveria ser a única funcionária que entraria em contato direto com Alvo."


ANÁLISE DE PARÁGRAFO


Escritores costumam pensar seus parágrafos de um jeito diferente. Não somente o conteúdo importa, mas a forma também está contida nesse modo de pensar. Parágrafos curtos costumam ter menos informação e, por isso, trazem o senso de tensão e urgência. Já aqueles mais longos trazem a sensação de imersão, de consciência sobre o mundo à volta por estarmos imersos no pensamento e fluxo do narrador. Por isso, escrever não é só pensar no que dizer, mas também em como dizer


Vamos dar uma olhada em um parágrafo, então, para que tenhamos uma noção melhor!

Quanto tempo já havia se passado desde minha partida? Será que tudo está como antes? Bom, logo saberei disso afinal só falta mais ou menos um dia de caminhada até o reino de Aquaring o único lugar onde eu posso achar memórias de minha infância que sejam razoavelmente boas levando em conta minha infância no mínimo traumática, mas chega de ficar vagando em minhas lembranças, é melhor eu começar a apreçar o passo se quiser chegar lá perto do amanhecer.


Agora, vamos destrinchá-lo (por cores)!

O trecho destacado não tem a função unificadora, ou seja, não une as informações posteriores de maneira satisfatória. Há informações que não se encaixam muito bem nessa proposta.

O desenvolvimento, além de apresentar erros de pontuação, inclui algumas informações irrelevantes. O julgamento de ser irrelevante quebra toda a necessidade de dizer que infância era traumática, logo, não tem motivos para um dos dois existir. Se é importante, coloca. Se não é, por que coloca, então?

Além de erros crassos de ortografia e pontuação, a frase final não resume o parágrafo, mas faz ligação com o (esperado) parágrafo seguinte.


Dicas: corte informações realmente desnecessárias e faça com todas as sentenças falem de algo em comum. Pode ser interessante mudar o tópico frasal e colocá-lo no molde comum, deixando os questionamentos para introduzir um parágrafo próprio, por exemplo, antes do personagem entrar em sua cidade. Todavia, isso depende do que virá a seguir. A frase final deve ser alterada para que resuma o tópico do parágrafo também, não somente fazendo o link com o parágrafo seguinte.

Dica final: isso não é uma receita de poção mágica. Você não precisa seguir esse molde à risca, todo o tempo, como se estivesse em um artigo científico. Porém, é conhecendo o padrão que poderá se arriscar a quebrá-lo ou alterá-lo. Por exemplo, parágrafos de flashback ou de divagação fogem à regra da continuidade, pois refletem um estado que não seria o esperado, mas servem para mostrar informações que não seriam acessíveis de outro jeito. Por isso, busque uma escrita com ordem, mas que não seja, em si mesma, necessariamente ordenada e previsível.


Questionamentos, respostas e informações adicionais pertinentes podem ser colocadas no campo dos comentários! Ele tá esperando pelo seu amorzinho...

... assim como o Elias.


A penny for your thoughts.

8 comentários:

  1. òtimas dicas sempre por aqui hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tentamos dar nosso melhor! Obrigado pelo comentário positivo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado, Douglas. Estamos aí para o que precisar.

      Excluir
  3. sinto que vou estar pronto para as aulas de redacao na volta às aulas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aulas de redação que se cuidem, hein!

      Excluir
  4. Eu não sei como iniciar minha light novel . Tem algum poste que me ajude ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos algumas! Dê uma conferida:
      http://www.mylightnovel.com.br/2017/07/primeiros-capitulos-pois-o-comeco.html
      http://www.mylightnovel.com.br/2018/03/apresentacao-de-protagonistas-como.html
      http://www.mylightnovel.com.br/2018/02/escrevi-minha-primeira-light-novel-e.html
      http://www.mylightnovel.com.br/2017/07/como-publicar-sua-novel-1-passo-duvidas.html
      http://www.mylightnovel.com.br/2018/02/dicas-para-ser-aprovado.html

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!