Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Descubra a voz do seu personagem!

A voz de uma personagem é o som de sua identidade, disse uma vez um popular escritor. Muitos autores iniciantes (ou não), ao começar sua jornada pela escrita acabam não compreendendo suas próprias diferenças para com seus personagens. Porém, como já falamos em outra postagem, você não é o seu narrador, então, pela mesma lógica, você não é o seu personagem!

Prepare-se para mais uma postagem de dicas, dessa vez vamos até aí dentro pensar na voz dos seus personagens e como elas refletem sua própria voz como escritor!


Já falamos disso em várias postagens diferentes, especialmente as de diálogos, eu não falo ou escrevo como o Vong, que não escreve ou fala como o Hikaru Konran, que não escreve ou fala como o Sagami Riku, que, por sua vez, escreve e fala de um jeito diferente dos outros autores publicados aqui no blog. Cada um de nós usa um estilo próprio para escrever, possuímos vozes diferentes.

E qual a importância de retomar isso? Pois bem, se cada pessoa tem um jeito próprio de se expressar, o que isso diz de um escritor quem todos os personagens falam do mesmo jeito e, quando narram, parecem todos o mesmo personagem?

Seus personagens não são você. Que isso fique bem claro. Eles podem pegar alguns maneirismos seus, você pode criá-los baseado em características próprias, mesmo assim, eles não são você.

Por mais que você queira que seu personagem vá correndo atrás do assassino, é bom parar e pensar se ele realmente vai fazer isso, por mais que você queira, ele não é obrigado a acatar a sua vontade. Permita que seu personagem tenha vez e controle sobre si, não faça dele apenas uma marionete sob seus dedos.

Portanto, ouça a voz do seu personagem. Deixe ele se expressar! Permita que ele opine na história sem passar pela sua perspectiva somente!


No que saber a voz do meu personagem vai me ajudar, Tany?

Conhecer os personagens permite que o leitor se identifique de forma bem mais natural e fácil com eles do que querer que gostemos de seus personagens só vendo a rotina entediante de ele indo para a escola, sendo descrito como um cara normal com X metros e Y centímetros de altura, uma cor qualquer de cabelo e olhos, e, é claro, o melhor de todos: era um cara normal até a Nação do Fogo atacar.

Com a voz do personagem, você pode mostrar como ele se porta, como ele nos apresenta sua visão do mundo sem precisar fazer com que ele diga literalmente "Para mim, o mundo é..." ou forçar uma visão de vista da narrativa e querendo que o leitor engula como se fosse legal.

Ter noção de qual a voz do seu personagem permite que você trabalhe melhor com ele, entenda os próprios problemas o que ele está enfrentando na hora de escrevê-lo.


Mas como eu vou saber a voz do meu personagem, Tany?

Pois bem, pois bem, já falamos em algumas postagens sobre a criação de personagens. O processo de criação de um personagem pode ser parecido com as famosas fichas de personagens de RPG. Crie uma pequena ficha com as principais características dele, e vá se fazendo perguntas: ele é preguiçoso? Ele é animado? Ele é responsável? O que aconteceu no passado dele? O que levou ele para a posição em que se encontra no começo da trama? No que a família ou amigos influenciam ele? Ele se sente confortável onde está? Ele tem algum vício de linguagem? Ele é esperto?

Outra alternativa é escrever todas as ideias que vierem a sua mente sobre seus personagens, sem uma organização inicial - praticamente um brainstorm, então formar a imagem dele após fazer um rascunho de suas características. Escreva tudo o que puder sobre o personagem nesse rascunho: passado, vícios de linguagem, brigas passadas, coisas que ele se orgulha, vá fazendo isso até que ele vá se formando em sua mente.

Lembre-se que os menores detalhes podem fazer toda a diferença entre a criação de um personagem raso e um personagem profundo!

Tem as principais características definidas? Muito bem, agora, leia algumas falas do seu personagem em voz alta! Isso mesmo, leia em voz alta e imite seu personagem, o jeito que ele fala, sinta como ele fala. Brinque que você está dublando seu personagem se necessário. Um dos melhores jeitos enxergarmos nosso personagem como algo além de linhas é tentar escutá-lo e visualizá-lo fora da dimensão da escrita.

Se você quiser fazer uma light novel com mais de um narrador-personagem, compreender as diferentes vozes de seus personagens e como elas afetam a narrativa é essencial


Maaaas, Taaaaannnyyy, eu não pretendo usar mais de um narrador ou usar um narrador-personagem, como posso deixar a voz dos meus personagens evidente na novel?

Diálogos. Seus personagens vão dialogar uns com os outros, e as diferenças entre eles vão transparecer aí!

Os diferentes personagens, com vozes diferentes, vão interagir entre si, um bom exercício para compreender se os personagens realmente se diferenciam é ver como eles interagem uns com os outros. É a mesma coisa? Mas expressões? Mesmo jeito? Vamos rever isso.

Temos postagens de diálogos com dicas importantíssimas, dê uma conferida:
E a mais importante de todas:
Porque de nada adianta fazer diálogos incríveis se você vai usar hífen ou meia risca no lugar do travessão!

Tenha em mente que dizemos muito de nós mesmos por várias coisas além dos diálogos, o jeito que nos portamos, o que vestimos, nossos atos conscientes e inconscientes durante uma conversa ou fora dela. Um tamborilar de dedos indicando impaciência; não tirar as mãos do bolso, dando suspeita aos demais; sentar-se modo certo ou não, uma personagem sentada com a coluna reta ao lado de outra sentada de qualquer jeito, com o ombro em cima da cadeira já indica uma diferença clara entre as duas e é um pouco da voz das personagens!

Está com problemas na parte de criação de personagens? Nada tema! Temos várias postagens sobre personagens e narrativas que vão ajudar em muito você:
Quer sugestão de novels que usam bem as vozes dos personagens? Temos várias aqui no blog!
Por enquanto é só, pessoal! Alguma dúvida? Algo não ficou claro? Comente!

0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!