Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Sua Novel, Nossa Revisão: Como ser publicado no MLN [Passo 2]!



Após muito sangue, suor e lágrimas (suas, é claro, autor ferona!), você finalmente recebe aquele e-mail da nossa central avaliativa, também conhecida como Vong, o parabenizando por ter passado na avaliação inicial e o informando quem será seu revisor a partir de agora.

É pra comemorar de pé, não é mesmo? Agora acabou o sofrimento, é só alegria, festa, batata-frita.

Só que não.

É agora que o sofrimento de verdade, seu e do revisor, começa.

Não tenho gifs tão educativos quanto os do Vong, então aguentem apenas as prints.


Ora, então você passou pela nossa avaliação, não é mesmo? Agora é hora de saber o que o revisor fará com a light novel que você dedicou tanto esforço.

Primeiro, você terá que esperar até que um dos dois revisores disponíveis, Tany Isuzu ou Sagami Riku, abra o e-mail para ver o encaminhamento que o Vong fez da sua novel. Concluída a primeira inspeção, passamos ao arquivo de fato.

Essa postagem contém o método de revisão utilizado tanto pela Tany quanto pelo Riku, prestem bastante atenção nele!

Opa, recebi uma nova novel, qual a primeira coisa a fazer? Abrir o arquivo, é claro. Vamos dar uma olhada geral em como está essa belezura...


Bom... poderia ser pior, não? Vamos ignorar a falta de título e começar a revisão! Aqui na My Light Novel, simplesmente não fazemos uma revisão, publicamos e pronto, a novel tá no site. Nãnaninanão. Quem arruma os seus erros, autor ferona, é você!


Mas sendo assim, para que servem os revisores? Nós estamos aqui para apontar seus erros e ajudá-lo a melhorar. Tudo com o bem da novel em mente. Vejamos uma versão revisada da novel acima:



Animador, não é mesmo?

Enquanto eu fico me perguntando se o Vong bateu com a cabeça para deixar algo assim passar na avaliação inicial (o que, fique claro, ele nunca deixaria), a revisão continua. Meu processo ideal de revisão resume-se em revisá-la duas vezes: uma primeira revisão básica que pode, ou não, pedir várias releituras. E uma revisão em que leio em voz baixa a novel, para ver se alguma coisa passou (e sempre passa alguma coisa). Geralmente dou um tempo grande entre as duas revisões, algo em torno de um ou dois dias. Mas como disse, esse é o processo ideal, que nem sempre acontece devido a vida fora da tela de um computador, sabe, aquela que exige que as contas sejam pagas e que você passe no semestre.

Enfim, terminada a destruição dos seus sonhos revisão, é hora de contatar o autor ferona!

Todos os contatos são via e-mail, se é a primeira vez que vamos trabalhar juntos, prepare-se para receber uma parede de texto com vários detalhes dos seus erros (coisa que, como pode ver pelo número de vermelho no documento, acaba sendo limitado na hora de apontá-los na própria novel). Eu opto por apenas fazer um apanhado do que considerei mais importante e indico o que você deve melhorar, o que deve estudar, indico postagens do site que sinto que o autor ferona precisa ler até que cada palavra seja queimada em seu ser, essas coisas. 

Oh, é claro que também envio minha opinião da história junto. Então prepare seu coraçãozinho para o pior.

E não acredite que só porque você passou na primeira avaliação que não há como um revisor reprová-lo, ok, querido autor ferona. Já reprovei vários autores que passaram nas "preliminares" por me fazerem deixar o arquivo tão vermelho que meu Word perguntou se eu simplesmente não queria selecionar tudo e pintar de vermelho logo.

Contato inicial terminado, agora vem o quê? O seu trabalho! Você vai pegar o arquivo comentado, corrigi-lo, relê-lo para ver se não há nada mais a ser arrumado e então me enviar.

Oba! Agora terminamos esse capítulo, podemos ir para o próximo e... hahaha, boa piada, cara. Sério. Nós mal começamos a trabalhar com o primeiro capítulo. Ora, essa sua carinha de "mascomoassim" me diz que você seriamente pensa que seria fácil assim.



Pessoas não são perfeitas. Humanos erram. O Word erra. Até as Tanys erram. Uma revisão nunca está completa com a primeira correção, quando você me enviar a versão corrigida, eu vou refazer todo o processo até ela ficar "perfeita para ser lançada" o que pode levar várias e várias revisões. Pode pegar seu livro de português mais próximo e se preparar para uma longa jornada, meu caro.

Avançando o bonde, após muito sufoco, temos lá o capítulo pronto! Agora é hora da publicação, né Tany? Não.

Ainda não, caro autor. Você acha que é só escrever um capítulo e pronto? Nem pensar. Vamos continuar com esse processo até termos uma quantidade considerável de capítulos "prontos para lançar". 

Mas o que seria essa quantidade considerável, você quer saber? Eu costumo trabalhar com o primeiro arco completo ou metade dele, dependendo do tamanho de cada capítulo.

Finalmente completamos isso, qual o próximo passo?

Essa é a última barreira entre você e uma publicação aqui no MLN: a avaliação do resto da equipe.

Exatamente, os outros membros do grupo lerão o que está pronto da sua história e decidirão se está apto para aparecer no site ou merece queimar nas chamas do inferno. A avaliação pode demorar dependendo da disponibilidade de cada membro.

Apenas quando tivermos o OK de toda a staff é que podemos começar a sonhar com uma data de estreia, nosso discurso na entrega do Oscar, preparar as lágrimas para as câmeras e a futura carreira de sucesso.

E é por isso que toda novel tem que passar para ser publicada no MLN.

Antes de finalizar a postagem, aqui vai uma série de links de postagens nossas que podem auxiliá-lo com relação a escrita da sua história:


Postagens anteriores sobre o tema desta postagem:


Eu diria que a leitura dessas postagens é obrigatória para todos que querem enviar uma novel para cá. Aqui vai uma dica: se não tiver nenhum erro já comentado no "Dicas Rápidas da Tany" na sua novel, você já sobe vários pontos conosco. Se não tiver nenhum erro relacionado (ou não) as postagens acima, pode se considerar um projeto já, ferona. Brincadeira.

Enfim, não desanimem, continuem escrevendo e revisando, melhorem e enviem suas histórias para nós, estaremos esperando!

6 comentários:

  1. Ok, dúvida importante: parágrafos longos são um problema? Se sim, eu sei que isso é variável, mas você poderia me falar, por alto, um número de linhas (pra mais) minimamente aceitável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, sobre isso depende muito do estilo, porém o gênero LN foca muito em diálogos e uma descrição longa pode cansar o seu leitor. E infelizmente não há resposta para esse enigma, você pode ter de pesquisar narrativas e escolher palavra por palavra até formar algo bom, eu mesmo leio uns 50 capítulos de fanfics/lns no royalroad e sites translators para achar a resposta deada capítulo.

      Excluir
    2. Entendo, entendo. O problema é que eu estou escrevendo uma, light novel, suponho, de ficção científica e, precisamente porque alguns detalhes são terrivelmente importantes, eu não consigo evitar de, por vezes, fazer um parágrafo durar por uma, por vezes duas, já cheguei a três, páginas.

      Quando é pra narrar a estória propriamente dita, eu consigo passar rapidamente pela narrativa, mas quando eu preciso entrar na metafísica do mundo, a história é totalmente outra.

      Além disso, é um pouco injusto, eu acho, emparelhar a escrita do nosso alfabeto ocidental com a japonesa, especificamente. Os ideogramas reduzem passagens inteiras a pouquíssimas linhas...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Olá, Anônimo-kun.

      Não há um número certo de linhas ou palavras que um parágrafo deve conter, isso sempre ficará a seu critério.
      Porém, não recomendo que faça páginas inteiras com um único parágrafo, pois torna-se algo cansativo de se ler. Pense no parágrafo como algo que será lido de uma única vez, você não dará pausa a seu leitor se forçá-lo a ler tudo sem respirar. Encontre pontos chaves para terminar um parágrafo e começar um novo.
      Também atente-se para balancear o tanto de informação que está entregando ao leitor, muito infodump de uma vez faz com que a história fique difícil de digerir, tenha em mente que light novels devem ser de fácil leitura.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Vcs acham possível fazer uma ln Shonen

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares