Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Sua Novel, Nossa Avaliação: Como ser publicado no MLN [Passo 1]!


Créditos na imagem.

Você já se questionou, em sua pacata e sedentária vida, como aquela avaliação aparece no seu e-mail quase uma semana depois de ter enviado sua obra-prima para o MLN? Em caso de resposta afirmativa, esse post é para você, jovem mancebo!
Vamos dar uma olhada, passo a passo, na avaliação inicial das novels assim que elas chegam para nós.
Prometo que será bem didático, inclusive contando com GIF's exclusivos <3



1. Abrir o GMail após se lembrar que é um avaliador.

Uau! Um novo e-mail contendo uma novel que parece ser muito interessante! Vamos dar uma olhada?


2. Abrir a fichinha da novel.

Lembra-se daquela FICHA VITAE que você preenche ao mandar sua novel (aliás, se estiver interessado, fica aqui o link para fazê-lo)? Pois é, ela tem utilidade... e muita.
Exatamente isso que está pensando!
A partir de como preenche as lacunas, das informações que coloca nelas, e da utilização da linguagem, você já ganha ou perde um ponto.

3. Analisar a mensagem.

Você pensou que a mensagem não servia para nada, não é mesmo? *risada maligna*
Ela ajuda a descobrir se você é um analfabeto, um semianalfabeto, um analfabeto funcional, um preguiçoso ou um aspirante a escritor que domina o básico da Língua Portuguesa.
Além disso, o espaço para "comentários" é preenchido com informações, como, por exemplo, se é de Portugal, Cabo Verde, ou outro país que fala português mas não é o Brasil; ele não serve para dizer se você gosta de nuggets ou odeia Coca-Cola.

4. Analisar a Sinopse.

É aqui que o bicho começa a pegar. Se lembra que eu comparei sua FICHA VITAE com um cartão de visitas? Pois bem, usando essa analogia, a sinopse seria o plano de fundo do cartão, o design, a estrutura em si. Se esses aspectos forem bonitos, provavelmente o escritor tenha uma boa história para contar, já que dedicou tanto tempo para uma tarefa tão difícil que é construir uma boa sinopse. Fora que é nela que identificamos os primeiros vestígios dos famosos Clichês.

[SINOPSES – por Tany]
(Dica de leitura)



5. Analisar o título da obra.

“Oh, Vong, mas essa não deveria ter sido a primeira coisa a ser analisada por vossa senhoria, excelentíssimo cavalheiro?”

Provavelmente. Entretanto, gosto mais de observar os aspectos da novel no próprio arquivo. Vamos dar uma olhada nesse exemplo fantástico que em nada evidencia o tipo de novel que temos recebido.

“Light Novel Fodástica Que Escrevi Em Duas Horas”

Todas as palavras começando em maiúsculo, sem revelar nada – literalmente.
Eu não leria nem se o mundo estivesse dependendo disso. Mentira, leria só nesse caso, porque, né, é o mundo.
Mas, calma, vai que tem alguma coisa a ver com a novel... Vamos dar uma olhada melhor, assim sendo.
(É hora de começar a rezar, orar, mandar oferendas e torcer para que seja algo decente)



6. Ler a obra de arte contemporânea pela primeira vez (ou pela única, se for o caso) e realizar a análise.

A primeira leitura é o que vai determinar se sua novel passa, se é barrada, ou é diagnosticada com alguma síndrome rara, na qual o escritor precisa renascer para escrever algo melhor.
No caso da “Light Novel Fodástica Que Escrevi Em Duas Horas”, logo nas primeiras linhas percebemos que o autor nunca pegou em um livro na vida. Temos falta de pontuação, descrições exageradamente grandes e pequenas, e um capítulo que não conta história nenhuma, além de estar todo em negrito. E, também, ela não se encaixa no gênero 'Light Novel', pois não é 'Light' nem 'Novel'.
Em resumo: ela está pronta para ser queimada nas labaredas.
Mas, como nós não somente dizemos que está ruim, mas apontamos no que precisam melhorar, é chegada a hora de ‘pré-revisar’ a obra contemporânea.


7. Observar os erros mais comuns e apontá-los.

No caso da obra de arte contemporânea, os erros mais frequentes a novel toda é um erro dizem respeito a pontuação, descrição e diálogos. Então, através de exemplos retirados da própria obra, é feita a devolução comentada da novel. Algumas vezes ela é realizada no próprio arquivo, como uma revisão comum; outras vezes está em forma de tópicos em um e-mail. São raros os casos em que uma revisão é escrita em forma de um texto propriamente dito - quando isso acontece, quer dizer que a coisa tá feia pro seu lado, camarada.




Enfim chegamos ao final do processo de revisão de uma novel! O que acharam? Têm sugestões para melhorar o processo? Ainda resta alguma dúvida? Comente aí!

Nos vemos na próxima, até mais!

Adendo: Se sua novel for uma piada, ela será compartilhada para os revisores no nosso Covil da Revisão.

7 comentários:

  1. Bem esclarecedor e um pouco intimidador kkkk

    ResponderExcluir
  2. Acho que já virei meme de tanto trabalho que dei, maaaaas... (tan, tan, tan-tan!) Darei mais trabalho ainda! (olhadinha maligna)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA Ainda assim, acredito que o pessoal aqui é gente boa. :3

      Excluir
  3. Olá ^^
    Mandei uma novel a um tempo, ela ainda só possuía prólogo quando enviei ela, como já tem um tempo fiz algumas alterações, nome e capa, ainda não recebi um email, faz mais de uma semana então como o prazo de vocês é esse e não recebi resposta resolvi dar um oi aqui, vai que eu coloquei o endereço do meu email errado. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal cara, é que a pessoa responsável por essa parte é muito ocupada. Demorou pra mim também.

      Excluir
    2. Bom, boa noite, primeiramente. Por conta do G-Mail "condensar" os e-mails recebidos no mesmo dia como se fossem somente um, às vezes acontece d'eu não ver alguma novel mesmo. Mas não se preocupe, o senhor receberá a vossa devolutiva assim que possível. Té mais ~

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares