Caçadores de Reprovações - Junho

 E cá estamos com o Caçadores de Reprovações deste mês! Se quiser conferir os anteriores, você pode clicar aqui para acessar a tag ou acessá-la diretamente pelo menu.

    Lembrando que o objetivo desta postagem é ajudar você a partir dos erros dos outros! Ou o seu mesmo, caso sua novel tenha aparecido aqui! Lembrando que, ao enviar para nós, sua novel pode aparecer como exemplo tanto neste quadro quanto nos outros!

Quem será a vítima de hoje?


    A novel de hoje tem um começo simples. Simples demais, na verdade. Esses começos aparecem muito, então vamos elucidar alguns problemas que vários autores aspirantes nem imaginam que suas obras tem.

    Para começar, temos um travessão ao final da fala, mas nada seguindo ele? Como isso veio a acontecer? Nosso autor, provavelmente, apenas usou a função de substituir do word para trocar as aspas que usava nas falas para travessões e esqueceu de apagar esse... ou os demais, pois só vamos analisar esse trecho hoje.

    Mas, bem, ignorando isso, se você quiser estudar por conta própria os erros, recomendo que pare aqui e não desça mais a postagem. Faça um pequeno exercício, o que está errado nesse trecho? O que poderia ser melhorado? Tire uns cinco, dez ou até quinze minutos, tente arrumar você mesmo, aí volte aqui para vermos.

...

...

...

    Fez isso? Então, vamos continuar.

    Aqui, temos anotações gerais por cima, marcando alguns erros, vamos pensar neles. Primeiro, logo no primeiro diálogo temos "que dor de cabeça não acredito", falta algo aqui, não concordam. Uma vírgula, quem sabe? Mas se só adicionarmos a vírgula, teremos uma frase muito longa e sem tanta conexão. Em vez de uma pausa rápido entre vários assuntos, podemos adicionar um ponto final e finalizar os assuntos antigos para então começar os novos.

    No seguinte parágrafo, temos o mesmo problema. O parágrafo começa falando "estou tonto", mas logo em seguida ele muda de assunto para os escravos, então começa a descrever como está se sentindo mal. As informações são jogadas em nós sem uma ordem coerente. O que o ferona pode fazer aqui? Ele poderia alterar a ordem das informações no parágrafo, jogando toda a parte que descreve sobre o que o protagonista está sentindo para então falar sobre os escravos estarem mortos.

    Mas isso resolveria a situação? Ainda temos uma frase muito grande marcando toda a metade final do parágrafo, sem falar da repetição do que ele está sentindo na cabeça. "Acho que bati a cabeça" e "sinto minha cabeça leve" estão muito próximos, essas informações poderiam ser reunidas em uma única frase para resolver o problema? Ou alguma delas poderia sair e dar espaço para uma descrição melhor?

    Por fim, temos os erros básicos de português. "Estou sem forças para levantar-se", a narração é na primeira pessoa, então o pronome átono também deve vir em primeiro pessoa, ou seja, "estou sem forças para levantar-me". Também temos um "que" seguido por ponto de interrogação que precisa ser acentuado. 

    Abaixo, vocês podem ver a minha versão do segundo parágrafo, arrumando a ordem das informações:

    Notaram as mudanças que fiz? Em vez de colocar todas as informações originais, eu separei elas em dois parágrafos, colocando, primeiro a descrição do que se passa com o protagonista. E, usando a frase sobre o grito dos guardas, puxei, para o segundo parágrafo a informação sobre os escravos.

    Agora, em vez de repetir "Sou um escravo, os outros morreram?" optei por deixar a informação mais sutil ao leitor, para não repetir "escravo" mais uma vez em um curto espaço. 

    O que vocês fariam para melhorar esse trecho? Que alterações fariam? Contem para mim nos comentários ou em nosso servidor do discord! Ficaríamos muito felizes em ouvir a sua opinião!

    E se você gosta deste quadro, das nossas novels e do conteúdo que o MLN apresenta, considere se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! Ou fazer uma doação para ajudar que possamos continuar mantendo nossas atividades.

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário