Lidando com o bloqueio criativo

 Se você se aventurou nessa jornada que é escrever, já pode ter passado por algum momento em que nenhuma ideia vem. Você começa a escrever a cena, mas não sabe terminar. Chega uma hora em que você não sabe mais o que escrever, não sabe como continuar.

    Pode ser uma cena simples. Pode ser uma cena complicada. A solução de um cliffhanger. Um mistério. Ou apenas como ir de uma cena para outra. Não podemos prever quando o bloqueio criativo vai vir.

    E como resolver isso? Bom, eu não tenho como dar nenhum método infalível para conseguir ideias ou vencer o bloqueio, mas tem algumas dicas básicas e formas de encarar esse bloqueio que podem fazer vocês repensarem o problema.

    Quer descobrir? Clica no Leia Mais e vamos nessa.

    O maior inimigo do escritor: a página em branco. Abrir o arquivo no seu programa de edição e não saber o que escrever, como continuar, ou até mesmo como começar. O bloqueio criativo é o que faz muitos escritores com ideias incríveis não conseguirem sair da etapa mais básica que é colocar no papel.

    Primeiro, você precisa entender qual aspecto do bloqueio criativo está atingindo você. Você não sabe como a cena vai prosseguir? Ou não sabe como conectar a cena com a próxima? Tem uma ideia do que acontece agora, mas não como terminar essa parte e seguir adiante?

    Se for esse o caso, pule. Escreva outra cena. Não precisa ser a seguinte, pode ser uma cena no futuro. Pode ser algo bem na frente, mas continue escrevendo. Você pode acabar conseguindo encontrar o caminho para conectar essas cenas retroativamente.

    Outra alternativa é fazer outra coisa. Vá caminhar, lavar uma louça, carpir um lote, varrer a casa, apenas não fique parado olhando a página em branco. A ideia pode vir enquanto você se dedica a outra coisa.

    Da mesma forma, como sempre recomendamos, é importante deixar o texto descansar. Dê um tempo pra cena. Não se force a pensar nela imediatamente. Dê um dia, uma semana, um mês. Você pode ir escrevendo outras cenas nesse meio tempo, pode trabalhar em outro aspecto da novel, mas dê um tempo daquela parte em que o bloqueio bate. Deixe ela esfriar, tente relê-la com olhos diferentes, tente ler ela como um leitor. A solução pode aparecer dessa forma.

    E, por fim, repense a cena. Se você está com um bloqueio criativo, o problema pode ser mais interno. Já considerou que você não quer escrever essa parte? Está ruim, você não sabe bem como prosseguir, parece quase que está se forçando? Então, pare e pense, por que eu não quero escrever isso? Qual está sendo o problema com essa cena para mim, como escritor?

    Quando tirar esse momento, você vai enxergar o problema. Às vezes, pode ser uma abordagem. Essa cena precisa correr dessa forma? Esses personagens agem assim? Você pode alterar coisas, reescrever o trecho todo se for o caso, não tenha medo de alterar. É o seu rascunho, não é a versão final postada ou impressa, alterações podem ser necessárias.

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!



Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário