My Light Novel Recomenda: Hai to Gensou no Grimgar

2

      Quando Haruhiro acordou, ele estava em um lugar escuro e desconhecido. Entretanto, ele não estava sozinho. Algumas outras pessoas também acordaram em confusão, lembrando-se de apenas de seus nomes. Vagando pela construção obscura, Haruhiro e os outros jovens eventualmente se depararam com um mundo de fantasia sob o qual uma lua carmesim jazia misteriosa.

    Para sobreviver nesse mundo, Haruhiro teve de formar um grupo com outros aventureiros tão perdidos quanto ele. Em meio a aprendizados e perdas, esse grupo de jovens tentará sobreviver no mundo de Grimgar, onde a vida e a morte estão mais próximas do que deveriam. No My Light Novel Recomenda desse mês, eu te convido a desbravar uma história nascida das cinzas.



    Hai to Gensou no Grimgar, também conhecida como Grimgar of Fantasy and Ash (em tradução livre, Fantasia e Cinzas de Grimgar), é uma série de light novels escrita por Ao Jūmonji e ilustrada por Eiri Shirai, com 17 volumes publicados até o momento. Grimgar recebeu uma adaptação em mangá em 2015 e, no ano seguinte, recebeu uma adaptação para anime com 12 episódios.

    A trama de Hai to Gensou no Grimgar se inicia com um grupo de jovens acordando em um lugar desconhecido, carregando poucas lembranças além de seus próprios nomes. Para sobreviverem nesse mundo com características de RPG, esses jovens se veem obrigados a aceitar o único trabalho remunerado possível para eles: a árdua tarefa de servir ao Exército Reservista e eliminar quaisquer ameaças que desafiem os limites desse mundo chamado Grimgar. Porém, quando todos os recrutas mais fortes se juntam para formar seus grupos, aqueles que ficaram para trás precisam unir forças para sobreviver: Haruhiro, um ladino ansioso; Manato, um clérigo e líder carismático; Yume, uma caçadora peculiar; Shihoru, uma maga tímida; Moguzo, um guerreiro gentil; e Ranta, um cavaleiro negro da pior estirpe. Apesar de parecer um jogo, não existem saves ou respawns. Em Grimgar, é matar ou morrer.




Por que ler Hai to Gensou no Grimgar?


    A novel segue uma estrutura com arcos bem distintos, cada um com seu objetivo principal — geralmente, revolvendo ao redor de matar alguma criatura muito poderosa. Entretanto, apesar das lutas demarcarem um aspecto muito importante de Grimgar, haja visto que qualquer confronto pode facilmente levar a morte de um (ou mais) personagens, elas não são o único ponto forte da obra.

    Grimgar se sobressai no desenvolvimento de seus personagens. Em meio aos conflitos físicos e interpessoais de Grimgar, você sente que os personagens estão constantemente sendo colocados a prova. Suas crenças, medos e objetivos estão a todo tempo correndo o risco de mudar devido às condições do próprio mundo. Haruhiro, nosso protagonista, começa nervoso, ansioso e descrente em suas próprias capacidades. Aos poucos, ele começa a assumir uma postura menos nervosa, ansiosa e passa a questionar até quando sua descrença em si mesmo não estaria prejudicando seu próprio grupo. Esse é apenas um exemplo de um dos personagens principais de Grimgar.
    
    Além disso, Grimgar não é apenas mais uma novel que se passa em um mundo de videogame, focada em mostrar como o protagonista fica forte e seus amigos o ajudam a vencer batalhas com o poder da amizade. Grimgar é uma história com personagens tentando sobreviver o melhor que podem em um mundo cruel. Não existe poder da amizade aqui. Existem conversas francas, discussões acaloradas, dedos na cara, sussurros sob o luar carmesim. Existe a percepção de que, para um grupo funcionar, ele precisa desenvolver estratégias próprias, movimentos únicos, sincronizar as ações uns dos outros. Mais do que um show de lutas, Grimgar trata de relações humanas conturbadas, vivenciadas por pessoas confusas em um mundo caótico e tomado pela morte. A morte  dos personagens ou dos chefões   não é apenas física: é estratégica,  monetária e, principalmente, emocional.



O que se pode aprender com Hai to Gensou no Grimgar?


    Desenvolvimento de relações humanas difíceis, seja por meio de diálogos ou ações. Os personagens principais de Grimgar são totalmente diferentes uns dos outros e lidar com essas diferenças é parte fundamental da narrativa. Para que o grupo de Haruhiro sobreviva, primeiro ele precisa se entender.

    Além disso, Grimgar tem ótimas lutas também. As descrições de combate são muito boas e passam a sensação de fluidez. Porém, acho que a parte mais interessante do combate é o que vem antes dele. Os planos dos personagens são discutidos por eles e entre eles, cada um apontando as falhas que vê no que já foi discutido. Quando as coisas se ajeitam, a ação começa  e quando algo dá muito errado no meio do caminho, é preciso confiar em si mesmo e em seus companheiros. 

    Se quiser aprender a criar personagens dentro de arquétipos de RPG, mas fora dos clichês padrões desse universo, Grimgar é uma ótima pedida.


Para quem recomendo Hai to Gensou no Grimgar?


    Para leitores que desejem uma história mais focada no desenvolvimento de personagens do que em demonstrações de força, assim como para aqueles que querem ler uma fantasia com inspiração em RPG, mas estão saturados da mesma fórmula de sempre. Grimgar tem lutas incríveis, mas elas são menos comuns do que as situações sociais que as envolvem.

    Porém, caso você esteja a procura de lutas épicas com bastante apelo ao leitor, mais focado em matar bichos do que em se aprofundar nos personagens, talvez Grimgar não seja pra você. Mas se quiser acompanhar a história de personagens com personalidades conflitantes em um mundo trágico inspirado em RPG, no qual a estratégia vale mais do que uma lâmina afiada, talvez valha a pena dar uma chance para esse mundo.



E ficamos por aqui por hoje! Comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!


 

Talvez você goste destas postagens

2 comentários

  1. Ótimo post, Vong! Acho que eu vou ler esse, hein. Eu gostei bastante do anime (eu já superei não ter tido segunda temporada), então, né, talvez pegar a Light Novel para ler seja uma ótima pedida mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar do anime, parece legal, talvez dê uma chance pro anime e se gostar passo pra light novel.

    ResponderExcluir