Hora de um sermão

 Esse é um tipo de postagem que eu não gostaria de fazer, mas, considerando certos comportamentos que temos percebido nas mensagens enviadas à nossa equipe avaliativa, ela se fez necessária.

    Se você veio esperando uma dica de escrita incrível, alguma dica de planejamento para colocar sua novel no lugar ou outra postagem que normalmente temos aqui, infelizmente, hoje não é o dia para tal.

    Hoje vamos falar de um problema de comportamento e apontar o dedo para alguns feronas. Se quiser entender, clique no Leia Mais e tente não ser esse tipo de ferona.

Sendo bem direta dessa vez, vou trazer duas prints de comportamentos inaceitáveis para qualquer pessoa que deseje sua novel publicada.

    A primeira foi uma mensagem envida em nosso formulário:


    Vamos desconsiderar os itens 1 e 2 mencionados pelo ferona e nos focar no item 3. "Se for aceita ou não dentro dos termos não é algo que me preocupo" alertas vermelhos e sirenes já começaram a tocar aqui, mas piorou em "apenas quero saber se estou no caminho certo e dicas para melhorar".

    Já fizemos uma postagem falando sobre isso, mas a necessidade de repeti-la retorna de tempo em tempo. Você reparou que o começo desse parágrafo é um hyperlink, clique lá e leia a postagem com calma. Como bem deixamos claro lá: "Não estamos aqui para dar uma opinião se sua história é boa ou não. Estamos aqui para avaliar se sua light novel tem potencial para se tornar um projeto do nosso blog."

    Ao enviar para nós, você está afirmando "minha novel segue todas as exigências, quero ser publicado no MLN". Não é por falta de aviso, as exigências, estão lá na página, estão no formulário, ignorar elas é um desrespeito da sua parte. Quando abrimos um arquivo que não segue as exigências, sabemos que o ferona não respeita o trabalho e tempo dele nem o nosso. 

    Uma dica valiosa para todos vocês que aspiram enviar algo, seja uma light novel ou não, para qualquer lugar neste mundo: procurem exigências ou editais de envio. Ninguém vai aceitar o trabalho de vocês totalmente cru, sempre existirão exigênciasNão existe, para nada neste mundo, essa de "não ligo se está ou não nos termos", você sempre deve se atentar se está nos termos. Isso vale para este blog, isso vale para tudo. Você não vai ganhar almoço grátis assim.
    
    Ao enviar sem ler as exigências, você já demonstra que é incapaz de respeitar regras básicas. Qualquer editora ou equipe que receberá seu original vai ignorar seu trabalho. Lerá, quem sabe, uma página e vai jogar no lixo. Nós enviamos um e-mail de reprovação automática com motivos, mas isso é a exceção à regra. Você deve respeitar as regras e modelos de qualquer lugar para o qual vai enviar. Isso é educação e respeito ao trabalho das pessoas que mantém aquele serviço.

    Agora, enviar de qualquer jeito e esperar que as pessoas deem dicas é ser um péssimo ferona. O pior tipo de ferona. Ninguém está aqui para dizer se é bom ou ruim, estamos aqui para avaliar se tem potencial para ser publicada no blog ou não. Entendam isso.

    Se você quiser ser o ferona que vai desrespeitar tudo e ainda espera dicas para melhorar entregues a você em uma bandeja de prata... bem, sinto informar: não vai acontecer. Se o ferona não respeita nosso trabalho, por que deveríamos ajudá-lo? Pensem um pouco, pedimos o mínimo de vocês. Já explicamos várias vezes, recebemos várias novels toda semana, se fossemos avaliar tudo, sem restrições, não teríamos vida além do MLN e o blog não paga nossas contas. 

    Nos ajudem a ajudar vocês.

    Por fim, vamos a segunda print, que vai além da falta de respeito:


    Alguém me responda: o que o ferona espera conseguir sendo um babaca assim? Ele acha mesmo que pessoas vão querer ler a novel dele se ele responder dessa forma a todos? Você que está lendo isso deve saber que não, ninguém vai querer ler sua obra se você for um babaca.

    Essa print foi feita de uma resposta a um e-mail de reprovação automática. Como eu já disse nessa postagem, não ler as exigências e ainda querer dicas é o cúmulo da falta de respeito. Agora responder isso? Nos poupe.

    Não vou revelar o e-mail, nome ou obra no wattpad. Não estamos aqui para caçar as bruxas, apenas para apontar comportamentos infantis que realmente não ajudam ninguém. 

    Não sejam esse tipo de feronas. Todos no My Light Novel se esforçam para apresentar um trabalho de qualidade, e esperamos que você, no mínimo, se dê ao trabalho de ler e conferir se sua obra segue as exigências antes de enviar para poupar o seu tempo e o nosso tempo. Quanto menos tempo perdemos enviando e-mails de reprovação automática, mais tempo temos para nos dedicar em melhorar o blog, pensem nisso com carinho.

E termino por aqui. Gostaria de não precisar nunca mais fazer postagens desse tipo no futuro, portanto, peço a colaboração de todos os feronas que visitam o blog.

Talvez você goste destas postagens

7 comentários

  1. Meu... O primeiro foi um caso de explicar o inexplicável por causa de insegurança, já fiz isso algumas vezes e só da problema, a melhor coisa é só enviar e esperar pra saber se vai ser reprovado.

    Agora o segundo... Infantil é pouco pra descrever a mensagem '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é "explicar o inexplicável", e sim falta de respeito. Enviar algo sem se atentar para as exigências é desrespeitar o trabalho de todos envolvidos.

      Excluir
  2. Bem no primeiro caso é falta de respeito, DEPENDENDO da situação ainda da para inocentar, mas ainda é falta de respeito, se fosse um escritor novato e que acabou de completar 16 anos, ou seja bem jovem, você até poderia dizer que não foi a intenção, mas você precisa se atentar aos detalhes, eu não tenho idade pra enviar uma novel ainda, por isso me contento apenas lendo os posts e novela já postados, mas se eu fosse enviar tentaria caprichar até mesmo no envio de formulário. Essa mensagem ficou praticamente na linha tênue entre "Me esforcei, mas tudo se eu for reprovado, estou aqui pra aprender" e "Estou pouco me importando com as exigências", não dá pra dizer que a pessoa falou com mas intenções mas também não dá pra dizer que foram boas intenções, então dá pra classificar como falta de respeito.

    Já a segunda mensagem... Meu anjo. Está literalmente escrito nas exigências que eles não estão aqui pra dizer se sua história é boa, ela até pode ser a história mais facinante do planeta, mas se não estiver bem revisado a leitura será um pesadelo. Se o pessoal do Mylightnovel aceitasse todas as novelas com histórias boas e esquecesse dos outros fatores como a escrita, esse blog estaria entupido de novel, e o Mylightnovel teria que revisar TODAS, incluindo as novels com as escritas mais impossíveis de se ler, e eles nem se quer são pagos. Então meu anjo, lembre-se, O MYLIGHTNOVEL É PARA POSTAR NOVELS COM ALGUM POTENCIAL, não é por que sua novel tem boa história que será aprovado, se não tiver uma revisão ela acabará sendo reprovado com uma escrita ruim, e vice versa, se você tiver revisado sua escrita mil vezes e não tiver nem um erro ortográfico, ela ainda pode ser reprovada por uma história muito brutal, ou por ser tão idiota que só uma criança de uns 2 anos acreditaria. Então meu anjo. Confira se sua história não tem violência exagerada demais, confira se ela está dentro das exigências do Mylightnovel e por tudo que é mais sagrado.... Revise!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A e só complementando, não é como se o pessoal do Mylightnovel te odiasse só pq te reprovaram, eles só apontaram seus erros para que você pudesse possívelmente corrigí-los, agora responder isso é infantil.

      Excluir
  3. É foda que a galerinha que envia geralmente é adolescente ou tá na adolescência tardia e tem o ego do tamanho da lua. Essa gente tem que aprender a não ser idiota. É entendível ficar frustrado ao não ter a novel aceita, eu mesmo fiquei triste pela minha e por dias pensei qual era o problema, de diferentes formas, pra bem e pra mal, eh! Mas no final tem que ter noção das regras e do que se trata o trabalho e a técnica de fazer uma light-novel, como light-novel.

    Escritores tem mania de ter ego alto, adolescência é só a cereja do bolo nesse caso, acho que esse é o grande problema. E pra ser sincero, acho que, já falando do blog em geral, talvez a impressão que a rigidez do blog traz pro público ao qual está direcionado, no caso adolescentes e jovens adultos, não combina bem com a rebeldia dos primeiros. Convenhamos, maior parte das pessoas aqui é bem jovem. Teria que arranjar uma maneira de, ou tentar direcionar o blog pra pessoas mais adultas, ou "amolecer" a imagem do blog de alguma maneira, sem perder a rigidez regulamentar. Mas de qualquer forma isso é uma solução pra um problema que não tem solução que é a atitude do escritor mirim ofendido, ou não. Uma lástima, realmente.

    Enfim, esse post é utilidade pública! O trabalho de vocês é louvável!

    ResponderExcluir
  4. Às vezes o pessoal me deixa triste... e eu sou uma pessoa bem otimista, hein! Bom trabalho pra staff do MLN por aguentar essas coisas. Bom, embora seja normal, né, não conheço um povinho mais arrogante que escritor novato. Não todos, mas um bocado é.

    ResponderExcluir