Caçadores de Reprovações - Fevereiro

 E estamos aqui novamente! O quadro favorito de muitos, o quadro que todos deveriam ler com atenção para nunca dar as caras nele! Exato, hora do Caçadores de Reprovações do mês!

Este mês, iremos dar continuidade à análise que começamos mês passado, aquela novel ainda renderá bons comentários para o aprendizado de todos.

Se você não conferiu, peço que gentilmente leia a edição anterior clicando aqui antes de continuar. Feito? Pois bem, hora de terminamos a caçada nesta vítima.

No episódio anterior, protagonista estava sofrendo muito, o mundo estava sendo destruído, mas nada nos dava um motivo para nos importar com isso ou com os personagens sendo apresentados sem mais nem menos.

Agora...


Mais e mais e mais erros de vírgula...

São tantos que nem conseguiremos explicar com calma. Se quiser entender cada um dos usos de vírgula mencionados no primeiro parágrafo, leiam nosso Revisando! de vírgulas e tentem compreender. Caso tenham alguma dificuldade, deixem suas dúvidas nos comentários ou em nosso discord, adorarei ajudar cada um a compreender.

Além disso, olhe esse primeiro parágrafo. São 9 linhas de uma única frase. Uma. Única. Frase. Haja fôlego para ler isso, especialmente sem vírgulas.

Como vocês sugeririam dividir esse parágrafo em frases menores? Contem para mim.

Os erros de concordância se repetem e chamam a atenção. Até os mais inesperados como "disse as três". Outros erros que comentamos no quadro anterior sobre essa novel continuam, a falta de acento nas proparoxítonas, falta de acentuação da ênclise. Não vejo por que repetir aqui, então, vamos para o próximo tópico.

Repetindo a mesma coisa de novo e de novo...

Nosso autor tem uma mania nada legal de ficar adicionando descrições em todo canto após as falas. Algumas delas são totalmente desnecessárias, como "respondeu Outro Alguém, pegando o pedaço de pano", essa ação já fica bem clara quando ela diz "Certo!" e depois comenta que o sangramento não está parando. 

Temos outra descrição super aleatória e sem sentido, "as veias de seus braços saltaram, rasgando sua blusa"? O que raios era para ser isso? Nosso ferona deve ter imaginado algo bem legal, mas não conseguiu trabalhar isso bem na hora de descrever.

Todas as descrições marcadas em amarelo mais atrasam do que avançam a história e, no começo da sua obra, isso é a última coisa que você vai querer. O que nos leva ao último ponto de análise dessa novel.

Não é por ser um prólogo que está tudo liberado.

Se esse ferona arrumasse os erros de português, ele teria chances de ser aprovado? Não. Por quê? Bom, vamos ver essas duas páginas. Além das repetições, o que está acontecendo? O mundo está acabando, o Protagonista está morrendo, pessoas estão tentando ajudar e preocupadas com ele, mas...

Por que devemos nos importar com isso?

Aqui está o ponto principal, no qual o ferona perdeu o interesse da leitura. Ele vai jogando informações e personagens sem introduzi-los direito. Nós mal sabemos que o tal "paraíso" está em chamas, como, no mesmo parágrafo, temos a introdução de três personagens sendo feita e sem informações.

Não sabemos quem eles são. Não sabemos as relações entre eles. Não sabemos o que essa situação importa para eles. Não sabemos a gravidade de nada. Tudo o que temos é um protagonista sangrando e morrendo e pessoas chorando.

Como vamos ligar para algo assim? 

Agora, você se pergunta "mas é o prólogo, isso não deveria ser permitido?" Não exatamente. Por onde você espera que seu leitor comece a ler? Não é pelo prólogo? Você precisa considerar qual o primeiro contato que seu leitor terá com a história. Se ficar jogando informações, nomes de personagens a todo canto, sem introduzir ou explicar alguma coisa, o leitor não vai se importar para continuar na história.

Para mais dicas sobre prólogos e começos, recomendo as seguintes postagens:

Escrevendo Prólogos

Primeiro, a primeira página

Apresentação de protagonistas

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário