Você precisa criar um hábito de escrita

Você tem uma ideia incrível, é maravilhosa, daria um animê perfeito, as cenas da sua obra ficam passando na sua mente enquanto você faz outras coisas no seu dia, você quer que todo mundo conheça sua ideia, que entendam o quão incrível ela é. Mas tem um problema.

    Você não está escrevendo.

    Já falamos anteriormente, mas a única forma de se tornar um bom escritor é... escrever. Você não vai ganhar experiência de escrita sem sentar a bunda e começar a escrever sua obra. As palavras não vão surgir sozinhas sem que você as escreva. 

    É legal ficar sonhando com a novel, pensando nela animada, pensando em cenas com os personagens. Sim, é tudo muito legal e divertido, mas uma hora precisamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar nela pra valer.

    Como o Vong comentou no exercício de escrita do mês passado, nos damos várias desculpas para não escrever. 

    E por isso eu digo a você: crie um hábito de escrita.

    E do que estou falando quando menciono "hábito de escrita"? Bem, alguns de vocês podem ter a noção fantasiosa de que vão sentar, em uma bela tarde de um dia de folga, e conseguir escrever mais de 50.000 palavras de uma vez. Ledo engano. Uma concepção errônea que muitos escritores iniciantes tem é de que eles vão conseguir um sucesso de primeira ou poderão escrever muito de uma vez. Se você já sentou e ficou uma tarde toda sem conseguir tirar mais do que três páginas de conteúdo, vai entender. 

    Escrever não é fácil. Exige estudo. Exige paciência. Exige disciplina.

    Se você está começando, uma das melhores coisas que pode fazer é dedicar um tempo diário constante e certo para sua escrita.

    Não estou dizendo para dedicar 10 horas todo dia para escrever, mas sim um tempo que não vá atrapalhar sua rotina. Uma hora por dia? Duas? Você precisa ver quanto tempo você pode dedicar a sua escrita. 

    Tenho plena noção de que muitos de vocês tem outros afazeres, alguns trabalham, alguns estudam, alguns fazem os dois, outros apenas querem apreciar o tempo livre fazendo algo mais divertido do que brigar com as palavras e esperar que saia algo legível, mas a realidade é que você precisa fazer um esforço e dedicar um tempo constante para escrever.

    Não adianta nada você escrever 10 páginas hoje e só pegar sua história de novo para continuar daqui a seis meses. Se você quer melhorar como escritor, precisa dedicar um tempo frequente para isso.

    Sendo assim, analise sua rotina. Procure um período em que você estará livre e com o necessário para escrever e dedique-o para sua obra. Não precisa ser algo diário, pode ser algo semanal, desde que você transforme isso em um hábito e não desista.

    E mais, você não precisa dedicar todo esse tempo somente para escrever. Se sua rotina for agitada e não permitir muito tempo, você precisa equilibrar esse tempo livre com o necessário para sua novel. Se você tem uma hora disponível, pode usar vinte minutos para reler trechos anteriores e tentar revisá-los. Somente não esqueça que você não poderá fugir da escrita e ficar usando desculpas para sempre. Uma hora, você terá que escrever.

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

3 comentários

  1. Yooo. Imaginar animada eu imagino, mas mantenho o pé no chão e escrevo algumas vezes por semana. Além disso, é difícil alguma obra brasileira ganhar animação seja ela qual for, mas não custa sonhar. Se escrever e publicar, divulgar pra muita gente, quem sabe alguém nota e faz essa animação realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe, não é mesmo? Mas quem precisa se esforçar para escrever e permitir que a obra alcance isso é você.

      Excluir