Revisando! Conflitos na Narrativa - Parte 1: O que é?

Olá, ferinha, olá ferona. Aqui estou com mais uma série de Revisando! para vocês! Hoje vamos falar sobre conflitos. O que são, como funcionam, do que se alimentam, e como podem ser a chave para tornar a sua história melhor.

Mas antes de falarmos sobre conflitos, já conferiram o resultado do MLN Awards? Para saberem quem venceu qual prêmio, cliquem aqui!

Conflitos são obstáculos entre o personagem e o objetivo que ele deseja alcançar. Assim, tudo o que existe entre esses dois pontos é constituído por conflitos. O Vong falou sobre isso anteriormente, puxando Sangatsu no Lion, e hoje decidi revisar esse tema com vocês.

Portanto, pegue sua novel incrível de vários arcos e combates, ou a sua novel mais simples de mistério e vida cotidiana, e vamos analisar conflitos! 

É o conflito que move a história adiante. É a sensação de que a trama está progredindo, coisas estão acontecendo, a história está avançando. Saber construir um bom mundo é bom, personagens profundos são fundamentais, mas é o conflito que vai colocar tudo isso à prova. Eles relacionam o que foi apresentado, testam tudo que nos foi contado. 

O conflito deve:

1-Criar e gerenciar bem a tensão

A tensão é criada pela quantidade e pela profundidade dos conflitos, mas nem todo conflito precisa ser algo profundo, cheio de camadas e reviravoltas. Você também não precisa manter o protagonista sempre no meio de várias intrigas para poder manter o interesse na trama. 

No entanto, se a história estiver parada demais, a maior das causas será a falta de conflito. Se sua história estiver muito saturada e difícil de acompanhar, pode ser que você esteja abordando conflitos demais de uma vez. Pense bem em um equilíbrio para não confundir ou entediar o leitor.

Precisamos tanto de momentos de muita tensão quanto momentos mais leves, em que sabemos que as coisas estão se construindo para o próximo conflito, ou a calmaria antes da tempestade. Esses momentos mais tranquilos ajudam a enfatizar os mais tensos.


2-Desenvolver personagens.

Seus personagens não devem voltar da forma que entraram no conflito. E de nada servem os conflitos sem os personagens para reagir a eles. É pelos conflitos que você terá a melhor oportunidade de desenvolver e trabalhar seus personagens. São eles que dirão qual foi o resultado do conflito, sendo positivo ou não.

Sempre se pergunte se você está mesmo aproveitando os conflitos e não está escrevendo só porque "precisa ter um conflito". Qual o sentido dessa luta? Dessa conspiração? Esse conflito permite que seus personagens apareçam e cresçam? Ele permite que o leitor compreenda uma parte importante da sua trama ou mundo? Se não, por que ele está aí?

Conflitos também são a melhor forma de colocar à prova as crenças e objetivos dos personagens. Como eles vão reagir? O leitor concordaria com essa reação? Essa reação é plausível para eles? 

Conflitos também são, acima de tudo, formas do leitor se identificar com o personagem.

Micro e Macro

Conflitos micro são os pequenos conflitos, pequenas situações adversas, que permitem uma nova visão ou revelação sobre um personagem. Pode ser de algo médio, como uma luta intermediária que serve pra introduzir um personagem, como uma adversidade cotidiana, como dois personagens ficarem presos no elevador e precisarem cooperar para sair de lá.

São pelos pequenos conflitos que você tem mais chances de demonstrar características fortes dos personagens. Suas reações, suas respostas, como enxergam o mundo.

A teoria da iluminação é uma boa forma de trabalhar isso.

Conflitos macro são os conflitos de maior escala, que tem um efeito maior em seu mundo ou personagens. Um grande acontecimento, como um meteoro que caiu na terra e deu poderes para os habitantes, uma grande guerra que resultou em várias mudanças no continente, ou até coisas em uma escala menor, mas que afetam grandemente os personagens. Um evento traumático que marcou toda a vida e personalidade do protagonista, fazendo com que suas ações se tornem compreensíveis, é um bom exemplo.

E ficamos por aqui por hoje! Continuaremos a falar sobre conflitos no Revisando! do mês que vem, nos aguardem lá! 

Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

2 comentários

  1. Conflito é a parte que mais me da medo na escrita, sério. Imagino que conflito seja uma daquelas coisinhas fundamentais que fazem algo ser medíocre ou super booper cool... Mas é tão difícil de fazer!

    Obrigado pela postagem, Tany! Esperando as outras partes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Fim!
      Não tenha medo se os conflitos na sua trama não parecem algo incrível, o importante é que motivem a história a avançar ;)

      Excluir