Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros


Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Exercício de Escrita - O Poder do "E se..."


    Olá, ferinhas e feronas! Hoje inauguraremos um novo quadro aqui no My Light Novel: os Exercícios de Escrita. A ideia desse novo quadro é fazer com que vocês partam para a ação. Enquanto nossas postagens de dicas fornecem a base de conhecimentos, o objetivo dos Exercícios de Escrita é permitir que vocês apliquem o que aprenderam com as postagens, experimentando novos jeitos de produzir, planejar e pensar a escrita. 

  Mas nós sabemos que todo exercício fica mais legal com companhia. Por isso, vocês terão a oportunidade de enviar suas respostas e conversar sobre as respostas dos outros autores lá no nosso servidor do discord, em nosso querido #cantinho-da-escrita.

    Sem mais delongas, vamos para o Exercício do Mês!




Premissas


   O rascunho de uma história geralmente é o produto de uma ideia que vem rondando a cabeça do escritor por algum tempo. Na maioria dos casos, o autor ainda não tem muita informação sobre a história, mas possui alguma ideia de seus protagonistas, cenas-chave, um conflito geral e uma vaga concepção de um final possível. Porém, quando perguntado sobre a premissa de sua história, o autor congela e não sabe o que dizer.

    Durante o desenvolvimento da premissa, pensamos nos heróis, seus objetivos, seus obstáculos, das possibilidades de desenvolvimento e assim por diante. A ideia é criar uma ou duas frases que abarquem personagens, enredo e tema da história. Esse é o momento de descobrir que tipo de história será contada e como ela será contada. 

    Ah, e um aviso importante. A premissa criada agora não é imutável: se você tiver ideias melhores no futuro, sinta-se livre para reescrever sua premissa. 

    Considerando que você tenha uma ideia geral da sua história, vamos para os exercícios que te ajudarão a condensar todos esses pensamentos em uma ou duas frases. De quebra, você ainda perceberá que ficará muito mais fácil de escrever o rascunho da história. Então, vambora?

E Se...


    Todas as histórias começam com uma ideia. Esse conceito inicial geralmente provém de uma pergunta do tipo "E se...?". Mesmo que os autores não percebam, suas obras estão sempre construídas sobre essa questão fundamental.

Exemplos


  • E se pessoas ganhassem super-poderes ao lidarem com intensa dor e sofrimento? (Knight's Selection)
  • E se um aluno descobrisse um clube secreto de magia na escola? (Sociedade dos Magos)
  • E se um aluno descrente fosse recrutado pelo criminoso mais procurado  do mundo? (Estrela Morta)
  • E se um objeto ganhasse vida depois de cem anos de uso? (Kaii)

Exercício #1


    Pense no que você já criou para sua história e faça uma pergunta de "E se...?" para cada coisa que imaginar. Algumas das ideias serão bem ridículas, mas não se preocupe. Permita-se escrever toda ideia, por mais absurda que seja. Com algum trabalho, pode ser que ideias incríveis apareçam.

Exercício #2


    Escolha algumas ideias não-tão-ridículas-e-absurdas. Agora, comece a olhar para as consequências de sua implementação. Se tal coisa acontecesse, no que isso acarretaria? E se outra coisa acontecesse, quais seriam as repercussões disso? AS POSSIBILIDADES SÃO INFINITAS! 

    Se alguma ideia nova aparecer, volte para essa postagem e faça os exercícios para facilitar o desenvolvimento de sua história.


    E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor!

    E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!


Eu não podia deixar essa passar.




2 comentários:

  1. É um exercício interessante e bem divertido de se fazer. Fiquei repetindo em voz baixa algumas ideias assim e anotando outras. /o\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o exercício foi útil (e legal). Abraço!

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares