Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 8 de junho de 2021

O mito da "água mole e pedra dura"

 Olá, ferinhas e feronas!

Todos aqui conhecem aquele ditado "água mole, pedra dura, tanto bate até que fura", não é mesmo? Esse ditado indica que persistir nas tarefas difíceis é a chave para o sucesso, mas isso se aplica para a escrita?

Afinal, o quanto devemos persistir em uma ideia até descartá-la?

Vamos falar um pouco sobre isso na postagem de hoje.

Estamos avaliando coisas há vários anos aqui no blog, e todo semestre temos aquele autor que quer muito persistir em sua história e não quer aprender com os erros. Aquele autor que envia a novel diversas vezes, sem realmente deixá-la interessante ou ao menos fácil de ler. Mas ele tem um sonho e vai realizá-lo a todo custo... porém não somos um animê shounen em que tudo se resolve na base da dedicação e força de vontade. 

É aceitável estar animado, ter grandes ideias, muitos sonhos e expectativas para o seu primeiro projeto. No entanto, nem sempre sua primeira novel será boa. Na realidade, é mais provável que ela esteja ruim. Será seu primeiro trabalho, sua primeira tentativa, é apenas natural que não saía algo perfeito. 

Portanto, você não deve apostar todas as suas fichas ou colocar todas as suas expectativas e tornar esse primeiro projeto o maior trabalho da sua vida. Essa é para vocês, autores jovens que já sonham com animês das próprias obras, mas não sabem escrever um começo interessante. 

Quando você envie uma obra para nós, e é reprovado, você receberá dicas de como melhorar, apontamentos indicando o que está errado. E, então, uma espera de 30 (trinta) dias para poder enviar novamente a novel para nós. Nesse período, esperamos que você realmente corra atrás para melhorar ela, veja o que falamos que foram os problemas e procure postagens que possa ajudá-lo. 

Se falarmos que sua novel precisa amadurecer, então não é esperando trinta dias e enviando ela com o mesmo enredo falho que você será aprovado.

Não é forçando sua história muitas vezes em nosso formulário que ela será aprovada se não melhorar. Pelo contrário, enviar a história sem realmente corrigir o problema dela vai acabar com qualquer boa vontade que os avaliadores possam ter tido no começo. Nós já nos demos ao trabalho de explicar os problemas, se você não arrumou, então está perdendo tanto o nosso quanto o seu tempo.

Ou seja, realmente procure melhorar sua história. Não existe essa de tentar, tentar e tentar até conseguir. Se não tentar direito, nada vai sair disso. Você não vai criar a próxima grande obra literária mundial na primeira vez que abrir o word. Sua escrita terá erros ou problemas e é preciso aceitar isso. É preciso aceitar, também, que a incrível ideia que você teve logo de cara não dará futuro da forma que está. 

Falhar e desistir faz parte do processo. Não é enviando de novo e de novo a cada trinta dias que você vai vencer a equipe do MLN pelo cansaço. Nós vamos é querer nunca mais ver você, isso sim. Se quiser ser aprovado de verdade, tente com vontade. Leia as postagens, tire suas dúvidas nos comentários ou em nosso discord, peça opiniões sinceras. Corra atrás.

Se, após quatro tentativas, a sua novel não for aprovada, ela não poderá mais ser avaliada. Tenha isso em mente. Você tem, no máximo, quatro chances. E a cada chance, a probabilidade de você ser aprovado diminui. Por isso, não envie algo que você não tem confiança ou sua primeira tentativa de escrita. Se aprimore primeiro, aperfeiçoe-se mais. Aprenda mais. Leia mais. Só assim você poderá conseguir a tão sonhada aprovação.

E se, mesmo tentando muito, sua história foi reprovada as quatro vezes? Então, nesse caso, você não poderá mais enviar a mesma história. Aí é a hora de aceitar que não dá mais e desistir. Você poderá tentar enviar outra obra para nós, mas, se ficar batendo na tecla da obra antiga, será bloqueado pela equipe do blog e não poderá enviar nada mais para nós.

Essa postagem não é para desanimar ninguém, mas para deixar claro que levamos a sério o que fazemos aqui e queremos que vocês se esforcem quando mandam algo. Não é na base da persistência que você será aprovado, e sim mostrando algo de qualidade.

E isso é tudo por enquanto, feronas! Para mais dicas, nos acompanhem nas redes sociais! Dúvidas, sugestões, observações e mais podem ser feitos nos comentários ou em nosso servidor do discord! Até a próxima!

3 comentários:

  1. "Você não vai criar a próxima grande obra literária mundial na primeira vez que abrir o word". Esse é meu maior problema. Eu acredito que penso em algumas ideias muito boas, mas não tenho ideia de como trabalhar nelas. Então, eu recomeço. Eu jogo essa ideia pro lado, e tento recomeçar em algo mais simples. Mas quando eu começo a desenvolver outra, acontece o mesmo problema e eu engaveto essa ideia também. Por fim, eu acabo não escrevendo nada. Mas sem problemas, dessa vez eu vou escrever sem parar, e sendo um Isekai bem ruim, ou um super isekai, vai estar escrito de qualquer jeito. Não de "qualquer jeito", de qualquer jeito. Se eu falhar nas quatro tentativas, mãos no bolso e bola pra frente e adeus isekai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho a msm coisa mas meu problema são as descrições, não consigo descrever um cenário msm tendo a imagem na cabeça e dps vou ouvir música para ver se consigo pensar em como descrever melhor sem cansar o leitor e fazer ele se importar com os detalhes mas quando tenho muitas ideias coloco no papel e depois faço o mapa mental da minha história na cabeça como aquelas ideias vão afetar o meu mundo, os personagens e o futuro da minha obra mesmo não sabendo se vou ser aprovado, até que funciona para mim

      Excluir
  2. Eu não sou uma pessoa persistente, mas sofro bastante com o "medo da primeira vez" ou da "rejeição". No início desse ano eu tive uma ideia que julguei interessante continuar "lapidando" ela. Como resultado, estou tendo uma experiência satisfatória em planejar e escrever um livro, embora ainda sofra com esses medos.

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares