Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 15 de setembro de 2020

A teoria da iluminação para a criação de personagens

Henry James foi um escritor britânico do realismo do século XIX, ele produziu diversos ensaios importantes para a escrita criativa. Dentre eles, temos a teoria da iluminação de personagens.

Imagine que seu personagem principal está sentado no centro de uma sala, em cada extremidade dessa sala está outro personagem com uma lâmpada, quando seu personagem principal interage com eles, essa lâmpada é acessa e ilumina outra faceta do seu personagem principal.

Parece fácil? Muito bem, vamos explicar um pouquinho sobre essa teoria na postagem de hoje. Sendo assim, preparem suas anotações, clique no leia mais e cá vamos nós!

Resumindo a ideia da teoria da iluminação de personagem: você deve apresentar o seu personagem principal por meio de outros personagens. Use outros personagens para deixar transparecer características do seu protagonista.

Interagir com outros personagens deve fazer com que o leitor conheça mais do seu protagonista do que ele conhecia antes.

Simples, certo? Mas precisamos nos atentar para alguns detalhes.

Não abuse dessa técnica. Crie situações na sua história que façam com que as interações possam trazer à tona mais sobre os seus personagens. Não crie interações forçadas apenas para poder falar dos personagens.

Foque em criar diálogos e não conversas. Conversas não avançam a trama. Suas interações devem sempre avançar o enredo.

Lembre-se de quem é o seu protagonista. Ele não deve apenas existir para reagir às interações com os demais personagens, ele deve ter ambições, ideias, desejos e objetivos próprios. Ele ainda deve ser o motivador da história.

Existem vários tipos de conflitos narrativos para colocar com o seu personagem, entenda qual conflito a sua história se trata e trabalhe isso da forma certa.

Tipos de conflitos:

Personagem x Personagem: conflito entre personagens, seja heróis vs vilões ou demais personagens.

Personagem x Sociedade: o personagem é vítima da sociedade e luta contra o sistema.

Personagem x Natureza: uma catástrofe natural ou elemento da natureza muda a vida do personagem.

Personagem x Tecnologia: o personagem enfrenta avanços científicos que estão além do seu controle.

Personagem x Ele mesmo: o personagem enfrenta a si mesmo, uma luta interior.

Personagem x Sobrenatural: a fonte do conflito é o sobrenatural.

Entenda qual conflito você está usando ou qual se encaixaria melhor na sua história e desenvolva o enredo de forma que os personagens brilhem quando estiverem interagindo uns com os outros.

Novamente, não crie personagens somente para desenvolver os seu protagonista. Seus personagens devem ser ter papéis claros e não serem apenas degraus de apoio para que o leitor conheça o seu protagonista.

E isso é tudo por enquanto feronas! Trabalhem bem com seus personagens, queremos sentir que eles são reais e nos importar com eles! Sendo assim, nos vemos na próxima!

Dicas, dúvidas, sugestões, lembrem-se: os comentários estão abertos para isso!


0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!