Revisando! O básico sobre Descrições

1

 

    As descrições são parte fundamental de qualquer narrativa. Além disso, também são elemento-chave para sua novel ser aceita aqui no My Light Novel. Entretanto, muitos autores iniciantes possuem muitas dúvidas sobre o que são descrições, o que define uma descrição e quais seriam os meios mais simples para melhorar a escrita desse aspecto da obra. São dúvidas fundamentais, nos dois sentidos da palavra.

    Por isso, hoje vamos revisar um dos meus tópicos favoritos e sobre o qual eu não falo há um tempo. Está na hora de retomar os princípios da escrita e falar sobre o básico das descrições.

 


O que são descrições?

    As descrições são estratégias literárias que tornam possível incitar imagens vívidas na mente dos leitores. Descrições, entretanto, são além do que simples declarações. Ou seja, descrições não são apenas frases que comprovam a existência de algum tipo de informação. Elas devem criar atmosferas, revelar emoções e evocar detalhes de ambientes. Descrições eficazes transportam leitores para o cerne da sua história, tornando-a uma experiência sensorial imersiva.


Por que você deveria se importar em escrever boas descrições?

    3 motivos. Primeiramente, descrições bem escritas facilitam a imersão do leitor na narrativa sendo contada. Deste modo, os sentimentos transmitidos passam a ser mais facilmente recepcionados; tal como os eventos que se desenrolam. Em outras palavras, descrever bem aproxima o leitor do que você quer contar. 

    Em segundo lugar, descrições possibilitam a caracterização aprofundada de personagens. Muito para além de declarações (o nome mais chique para as descrições do tipo Lista de Compras), descrições bem feitas fornecem pistas sobre os personagens. O jeito pelo qual um personagem se veste, se porta e até mesmo realiza movimentos diz muito sobre quem ele é.

    Por fim, descrições são essenciais para criar atmosfera. Boas descrições são usadas com cautela: sem mostrar o que não é necessário sobre o local, revelando os pontos importantes para construir um senso de atmosfera. Além disso, por meio desse tipo de descrição, você pode demonstrar o tom da história. Um mesmo local pode ter descrito de modos diferentes a depender se a narrativa é de mistério, ficção científica ou comédia, por exemplo. 

 

Dicas básicas para escrever suas descrições

    Seja Específico: Evite muitas generalizações. Caso esteja diante de uma casa importante para a trama, em vez de dizer "uma casa antiga", experimente "uma mansão de tijolos desgastados com telhado apodrecido."

    Envolva sensações: Aproveite os cinco sentidos para criar uma experiência sensorial diante de momentos relevantes. Caso seja pertinente, descreva aromas, sons, texturas e sabores que caracterizem o cenário como único e memorável.

    Utilize figuras de linguagem: Use figuras de linguagem como a metáfora e a personificação, tratando objetos e conceitos como seres viventes. Por exemplo, "o vento sussurrava segredos em meu ouvido."

    Mostre, Não Conte: Ao invés de dizer que o personagem está triste, mostre a tristeza através de seu comportamento, expresso de maneiras diversas. Falamos disso em uma postagem recente.

    Edição Consistente: Durante a revisão, veja se suas descrições realmente estão contribuindo para o desenvolvimento da trama. Elimine detalhes desnecessários que possam sobrecarregar o leitor.



    E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

    E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!


Talvez você goste destas postagens

1 comentário