Os Sete Pecados dos Feronas - Inveja

0


    Você com certeza já ouviu falar dos sete pecados capitais. Eles estão em todos os lugares, afinal de contas. Porém, você sabia que Feronas também cometem esses pecados? Pois é. Mas nada tema: estou aqui para ajudá-lo com seu problema. Na postagem de hoje, conversaremos sobre o primeiro pecado dos feronas. 




INVEJA


    Eu sei que você já sentiu inveja de outro escritor. Em algum momento de suas carreiras, a maioria dos escritores já olhou para a capa do livro de outro autor e teve inveja de seu sucesso. Talvez você tenha tido inveja da maneira pela qual a autora descreve as características físicas dos personagens — até mesmo os mais feios reluzem ante a profundidade e concisão de suas descrições. Talvez você esteja cansada de ser rejeitada por diálogos que nunca seriam ditos naquelas circunstâncias. TALVEZ você tenha inveja daqueles que passaram na avaliação com apenas uma tentativa. Independente do cenário, o pecado foi cometido.

    Como escritor, uma das piores consequências que a inveja desmedida pode trazer é o plágio. Quando você plagia o trabalho de outrem, dizendo que todo aquele trabalho é seu, você está demonstrando o pior tipo de inveja. Isso é especialmente grave quando você está pensando em ser publicado, já que o plágio não destrói apenas sua reputação enquanto escritor — ele pode te meter em problemas jurídicos sérios. Por essas e outras razões, nós reprovamos imediatamente quaisquer light novels que pareçam conter elementos plagiados de outras obras.

    Além disso, a inveja pode trazer outro problema sério: impedir seu desenvolvimento enquanto escritor. Em vez de pedir por opiniões de outros escritores, ler textos mais rigorosos, se expor a tipos diferentes de prosa e estudar a língua portuguesa, o escritor invejoso está focado apenas no sucesso de escritores renomados. Porém, os escritores renomados não escreverão sua história para você.

    Para se livrar da inveja, repense até que ponto suas influências não estão se tornando plágio. Uma coisa é adorar isekais com protagonistas de cabelo preto que entram em um mundo digital, outra coisa é chamar sua novel de Blade Art Online e colocar olhos amarelos nesse protagonista. Influências são essenciais, mas quando você copia a característica-chave da obra descaradamente sem nem pensar na sua própria história... Aí não dá, né?

    Por fim, peça por críticas construtivas com relação ao que você anda escrevendo. Se você tem um amigo, colega ou conhecido que conhece sobre escrita e é bem sincero, fale com ele. Peça a opinião daquela sua amiga que sempre está pedindo para ler o que você escreve. Não se esqueça de manter a educação e a cordialidade, agradecer pelo feedback e entender que críticas são muito importantes para entender no que você precisa melhorar. Dessa maneira, você pode melhorar ainda mais como escritor. 

    Ah, claro, nunca se esqueça de ler bastante! Isso é essencial para sair da sua zona de conforto e pensar em novas possibilidades. Ampliar repertório é sempre importante — especialmente para um escritor imerso na inveja.



    E ficamos por aqui! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões e observações. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

    E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!


Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário