Revisando! O tempo na narrativa

 Olá, pessoal. Viramos o mês e temos um novo Revisando! aqui. Dessa vez vamos falar de uma postagem bem antiga aqui, mas um problema que, por mais que vá soar como uma piada horrível (digna do Kyn) considerando o nosso tema, é atemporal: tempo na narrativa. Se quiser ler a postagem original e ver como eu já reclamava de vocês trocando o tempo verbal do nada na história desde aquela época, clique aqui.

A narrativa é formada por vários elementos: tempo, enredo, espaço e personagens. Já falamos diversas vezes de como dominá-los é essencial para criar um texto agradável. Você encontrará diversas postagens sobre cada um desses temas se dispor um pouco de seu tempo para conferir nossa página de Como Escrever.

Mas, pois bem, qual o papel do tempo na narrativa? Só indicar quando a história se passa? É com esse elemento narrativo que você situará o leitor, ajudando-o a compreender os fatos que aconteceram, acontecem e irão acontecer.

Temos diversas formas de encarar o tempo na narrativa. Vou falar de algumas delas a seguir.


Ação x Narrador

O tempo da ação, como bem indica, é quando a ação ocorre. É uma ação que está acontecendo ou já foi finalizada? Ela foi interrompida? Ela começou e continua? A depender da resposta para esse quando, você decidirá qual tempo verbal usar na sua história.

Lembrando que sua obra precisa ter coerência temporal, você não pode ficar trocando o tempo verbal do nada durante a trama.

O tempo do narrador é quando o narrador está contando a história. Esse é um momento diferente da ação, mas a escolha dele afetará qual tempo verbal você deve usar para escrever. 

Pare e pense agora: quando seu narrador está contando essa história? Ele é um narrador que participou da trama e está contando suas aventuras do passado? Ele está vivendo esse momento e contando tudo para o leitor, fazendo com que acompanhemos as aventuras dele de primeira mão? Ele é um ser que não participa e está contando tudo após os eventos terminarem ou enquanto eles acontecem? Essa é uma escolha muito importante que definirá uma das vozes da sua narração e ajudará a formar seu estilo.

Cronológico x Psicológico

Tempo cronológico é o que todos estamos acostumados, ele segue linearmente, do começo para o meio para o fim. É um tempo objetivo, que qualquer leitor que preste o mínimo de atenção irá compreender. No tempo cronológico, os fatos podem se apresentar no momento em que acontece (tempo presente) ou após já terem ocorrido (tempo passado). Também é possível entremear passado e presente por meio de flashbacks.

A maioria das histórias que estamos acostumados a ler faz uso do tempo cronológico, é o mais comum para light novels também.

Tempo psicológico, por sua vez, não segue um padrão linear. Aqui o tempo narrado irá refletir o interior da personagem, podendo ser alongado ou encurtado, a depender do estado de espírito em que ela se encontra. O tempo psicológico irá brincar entre passado e presente, podemos estar acompanhando uma história que vai da infância ao fim da vida de um personagem, mas os fatos não vem em ordem cronológica para nós. Uma hora estamos vendo um momento de sua infância, quando do nada ele entrelaça algo com um acontecimento de seus últimos anos de vida. 

Por mais que pareça algo poético, é bastante complicado de se utilizar e foge um pouco da nossa ideia de leitura leve para light novels. Se quiserem recomendações, indico "O Olho de Vidro do Meu Avô" de Bartolomeu Campos de Queiroz, grande autor brasileiro. 

Dicas para iniciantes

    Escreva usando o pretérito simples, não abuse do pretérito imperfeito nem do mais que perfeito.

    Usar o tempo presente é mais complicado e não é tão natural em português quanto é em japonês, é difícil manter uma boa coerência e exige muito do autor. Facilite a sua vida e a de seu revisor, escreva no passado.

    Pense bem por qual perspectiva sua história será narrada e quem a estará narrando. Quando esse narrador está contando a história? Pense com calma nisso para não precisar reescrever depois.

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

1 comentário

  1. As vezes me perco nos tempos verbais quando não estou atento. Também nunca tentei utilizar o tempo presente em uma história. Além de ser mais simples, gosto da ideia de poder narrar algo que já aconteceu da perspectiva de alguém neutro e desconectado dos fatos.

    ResponderExcluir