Aprenda a organizar os parágrafos da sua novel

0

    

    Parágrafos são os blocos de LEGO da escrita. Seja na ficção ou na não-ficção, os parágrafos permitem a construção de uma narrativa coerente ao criarem blocos de informação que podem ser discutidos, analisados e escutados como uma unidade. Parágrafos são o caminho de tijolos de ouro para a leitura, guiando e mantendo o leitor em uma direção e ritmo específicos.

    Depois de pelo menos umas três postagens sobre parágrafos, chegou a hora de dar um passo adiante. Vamos falar não apenas das quatro funções do parágrafo, mas também de como organizá-los dentro da sua narrativa! Vambora que temos muita coisa importante pra conversar hoje. 

 


 

As funções do parágrafo e como organizá-los

Moldura

Parágrafos são molduras de um conteúdo. Ou seja, parágrafos delimitam um pedaço de informação dentro de um texto. Na ficção, essa informação pode ser um diálogo, descrição, exposição, ação e assim por diante. Assim como quadros maiores precisam de molduras maiores, blocos maiores de informação precisam de parágrafos maiores. Assim, o tamanho do parágrafo varia de acordo com a quantidade de informações relacionadas que ele possui.

 

Conector

O parágrafo é o elemento de conexão entre as seções de informação que vieram antes e aquelas virão depois. Portanto, parágrafos não devem ser feitos pensando apenas no momento atual do texto. É importante que cada parágrafo conecte-se logicamente com aquilo que já foi apresentado, mas que também sirva de base para o que ainda está por vir.

 

Separador

A-HÁ! Você achou que era eu, o parágrafo com função conectiva, mas era eu, o parágrafo com função separativa! Parágrafos também servem para separar informações que não estão muito relacionadas. Pense que os parágrafos ajudam o leitor a organizar as informações em tópicos, seções ou capítulos; assim, uma boa organização de parágrafos separa parágrafos que contêm informações pouco relacionadas entre si. 



LEGO de cenas: como organizar os parágrafos

Um parágrafo mais um parágrafo mais um parágrafo mais um parágrafo... Dá uma cena! Pense nas cenas como somatórias de parágrafos. Alguns parágrafos terão informações mais densas, outros serão mais leves. Cada tipo de parágrafo contribuirá com seu próprio peso, seja desenvolvendo personagens, contribuindo com conflitos, descrevendo locais ou avançando o enredo. Pense nos parágrafos como os blocos de LEGO da sua cena:

 

  • Na base da construção, estão os blocos de LEGO da fundação da história. Esses são os parágrafos introdutórios ou que contêm informações extremamente importantes sobre sua narrativa e seu mundo. Por isso, esses parágrafos-base devem ser fortes e amplos o suficiente para cimentar o terreno para o que está por vir. 

  • Parágrafos não são imutáveis. Você pode removê-los, mudá-los de lugar e adicionar novos. Porém, assim como no LEGO, mudar uma peça de lugar pode ocasionar mudanças em toda a estrutura — ou, pelo menos, nas peças adjacentes. Antes de pensar em adicionar um parágrafo novo, pense nas implicações disso. O parágrafo que veio antes tem sentido com o novo? O parágrafo novo faz conexão com o próximo? Eles têm o mesmo tema?

  • Algumas peças funcionam melhor em conjunto do que sozinhas. Determinados parágrafos podem produzir uma narrativa mais fluida quando são colocados entre dois parágrafos do que quando são, eles mesmos, o final da sessão. Parágrafos bem organizados abrem pouca margem para mudanças drásticas e inesperadas.

  • Mudanças podem ser necessárias. Mover parágrafos de lugar pode produzir uma história mais coesa e firme caso a estrutura interna dos parágrafos esteja bem colocada. Histórias mais coesas são essenciais para que você produza uma história estável — que não caia aos pedaços com a mínima mudança, como revisões ou ideias novas que aparecerem.


    

    E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord, principalmente para enviar suas cenas de luta no nosso #cantinho-da-escrita!

    E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário