Exercício de Escrita - Escrevendo cenas de luta

1

 

    Escrever cenas de luta pode ser um desafio para escritores iniciantes. Facilmente enganados pelas belíssimas animações dos animes, a gente logo pensa que deve ser fácil escrever uma boa luta; aquela cena bonita, com faíscas, brilhos, efeitos especiais, um 3D maravilhoso, uma trilha sonora de dar gosto... Mas calma aí. Assistir a uma cena de luta é uma coisa, imaginar é outra e escrever é outra coisa completamente diferente.

    É fácil pensar no visual de cenas de luta, mas como descrever uma cena que é, por definição, repleta de ação, movimento e apreensão constante? Nada temam! O Exercício de Escrita desse mês quer te ajudar a escrever aquela cena de luta. Sem mais delongas, vamos exercitar a arte de escrever confrontos bonitos.

 



Escolha um tipo de luta

    Comece escolhendo o tipo de luta que você quer descrever. Pode ser uma luta de espadas, uma briga de rua, uma luta de artes marciais ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Tenha em mente que diferentes tipos de luta têm ritmos e elementos diferentes, então escolha um que você esteja confortável em descrever. Lutas com golpes mais rápidos precisam produzir uma narrativa mais rápida e ágil, com frases mais curtas e pouco diálogo; lutas mais demoradas, com confrontos de força, devem refletir o peso do que está envolvido, prezando por verbos que transmitam a ideia de força, pesar e lentidão.

    Caso o estilo de luta que você esteja buscando escrever não seja exatamente convencional ou você não tenha tido contato com muitas lutas desse tipo, não avance. Busque referências claras e clássicas sobre os estilos de luta nas mais diversas mídias, incluindo filmes, jogos, séries e livros. Não tenha medo de rever aquele clássico de luta ou de mergulhar num mundo de coreografias insanas de artes marciais orientais; mas lembre-se de tomar nota do que achar legal. Como você está escrevendo uma light novel, é especialmente importante buscar referências de como outros autores já escreveram lutas similares.

    Viu um golpe interessante? Pesquise sobre. Ficou em dúvida sobre como é a reação muscular de aparar uma espada? Pesquise sobre, anote o que encontrar. Como um mini-exercício, busque uma cena de luta que você goste e tente transpô-la para a escrita. Assim, você conseguirá perceber suas principais dificuldades no que diz respeito àquele estilo de luta ou a esse tipo de cena no geral.


Descreva o ambiente

    Antes de começar a descrever a luta em si, comece descrevendo o ambiente em que a luta está acontecendo. O ambiente pode ter um grande impacto na luta - por exemplo, uma luta em um corredor estreito pode ser muito diferente de uma luta em uma arena aberta. Pense em maneiras de usar o cenário a favor dos combatentes, seja usando armas, estratégias criativas ou encontrando rotas de fuga para lutas que pareciam perdidas. Além disso, opte por incluir detalhes sensoriais, como cheiros e sons, para ajudar a colocar o leitor no meio da ação.

 

Planeje a luta

    Antes de começar a escrever a luta, é importante planejar o que vai acontecer. Isso inclui: a) quem está lutando, b) por que estão lutando, c) como a luta começa e d) como a luta termina. Também pode ser útil planejar os movimentos individuais dos personagens e como a luta progride, levando em consideração as habilidades especiais ou técnicas de luta dos envolvidos — afinal, um monge shaolin não tem o mesmo padrão de movimentos que um lanceiro medieval ou um atirador de faroeste.

 

 

Escreva a luta

    Agora é hora de escrever a luta em si. Preze por uma escrita seja clara e concisa, utilizando verbos de ação intensos para descrever os movimentos dos personagens. Tente transmitir a sensação de velocidade e tensão da luta, mas também também inclua detalhes suficientes para que o leitor possa entender o que está acontecendo.

    Outro ponto importante: Lembre-se que a luta deve ter um ponto de virada em que uma das partes envolvidas ganha a vantagem — sendo necessário planejar como isso acontecerá para não criar uma cena forçada e sem propósito ou a luta chega a um impasse, por qualquer razão que seja. O clímax da luta deve ser especialmente emocionante para manter o leitor envolvido.

 

Adicione emoção

    Descreva como os personagens estão se sentindo durante a luta. Eles estão com medo? Eles estão determinados? Eles estão se divertindo? A luta pode ser um momento de grande tensão e perigo para os personagens, então transmita a emoção da cena por meio das reações dos personagens e de sua narrativa. 

    Além disso, lembre-se de evitar frases longas e descrições excessivas. Já falamos sobre isso na postagem sobre parágrafos, mas há uma relação direta entre o tamanho do parágrafo e a velocidade da narração: geralmente, quanto maior uma frase/período/parágrafo, mais lenta a narrativa se torna. Em uma cena com muita ação, essa estratégia pode ser usada para enfatizar momentos dramáticos, mas evite essas construções mais longas na maior parte do tempo.

    Depois de escrever sua cena de luta, leia-a e revise-a para garantir que a cena esteja fluida e seja clara. Com a prática, você se tornará cada vez melhor em escrever cenas de luta emocionantes e envolventes, que vão além de mero embate físico.

 

    E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord, principalmente para enviar suas cenas de luta no nosso #cantinho-da-escrita!

    E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

 


Talvez você goste destas postagens

1 comentário