MLN Recomenda: Log Horizon

1

    Há alguns anos, isekais de videogame eram a moda. Mas Log Horizon tem uma coisa que se destacou na multidão: um mundo inteligente. O Mundo de Elder Tale tem mistérios e especificidades que ajudam a construir personagens diferentes, com pontos fortes e fracos claramente delimitados. Em um mundo povoado por regras, aqueles que as entendem estarão sempre um passo à frente.

    No My Light Novel Recomenda de hoje, eu te convido a embarcar no mundo Log Horizon. Prepare suas skills: está na hora de estudar essa database




    Log Horizon é uma série japonesa de light novels escrita por Mamoro Touno e ilustrada por Kazuhiro Hara. Originalmente, a série era publicada em formato de web-novel. Em 2011, Log Horizon passou a ser publicada no formato de light novel pela editora Enterbrain. Em 2015, a tradução oficial do inglês foi publicada pela editora Yen Press. Em 2016, a editora New Pop passou a publicar essa LN aqui nas terras tupiniquins. 

    Além disso, Log Horizon também recebeu adaptações para mangá e uma adaptação em anime no ano de 2013. A segunda temporada do anime estreou em 2014 e a terceira, apenas em 2021. A abertura das duas primeiras temporadas é uma composição de MAN WITH A MISSION e acabou se tornando marca-registrada da obra: "database" é uma ótima trilha sonora para ler essa postagem. A terceira temporada tem "Different" como abertura. Vale a pena conferir ambas.

    A premissa de Log Horizon é simples: trinta mil jovens japoneses ficaram presos no mundo de Elder Tale, o MMORPG mais popular do mundo, após o último update. Dentre eles, estão nossos protagonistas: Shiroe, um universitário com ansiedade social cujo intelecto e vontade de explorar o mundo são as principais armas para enfrentar nova realidade; Naotsugu, seu amigo grandalhão, forte e relativamente tarado por calcinhas; e Akatsuki, uma pequena e poderosa assassina que trata Shiroe como seu mestre. Engana-se quem pensa que Log Horizon tem apenas confrontos armados: uma porção da obra é destinada a intrigas políticas e realização de planos de combate. Afinal, você deve ter percebido que eu não citei força como uma das qualidades do Shiroe, nosso primeiro protagonista. Isso se deve a duas coisas: à sua inteligência e à sua classe.

    Diferente de SAO e outras obras que se inspiram em MMORPGs, Log Horizon tem um sistema de classes e profissões que efetivamente é utilizado. Para simplificar as coisas (e te incitar a conhecer a obra), vou me ater apenas a uma categoria de cada. Shiroe é um Enchanter: um suporte frágil, mas versátil, que manipula as rédeas do combate a partir de buffs e debuffs. Você não verá Shiroe saindo na mão com os inimigos, mas prepare-se para momentos que pareciam perdidos se não fosse por seu raciocínio lógico e meticuloso. Além disso, Elder Tale também tem um vasto sistema de profissões. No caso do nosso protagonista de óculos, sua profissão é escriba: Shiroe é capaz de criar e duplicar livros, documentos e contratos. Cada personagem tem uma combinação diferente desses dois elementos, além de itens especiais. 

 

 

Por que ler Log Horizon?

    Como deu para perceber, Log Horizon tem uma construção de mundo inteligente e impactante sobre a narrativa. Os elementos do mundo moldam os eventos e as ações dos personagens mudam o mundo.  Log Horizon não tem personagens especialmente profundos, mas todos eles são interessantes e legais à sua maneira. A força dos personagens está no que eles fazem, mais do que no que eles são. Portanto, é uma boa lição de como criar bons personagens em narrativas focadas no mundo, especialmente em obras baseadas em jogos.

    Isso não quer dizer que Log Horizon não tenha lutas. As lutas são muito boas, especialmente porque a especialidade de Shiroe é analisar e modificar o campo de batalha. Além de combates coordenados, temos cenas de emboscada e porradaria que valem muito a pena. Espere ler um combate que é ele mesmo um elemento narrativo: além de avançar a trama, ele desenvolve os personagens e mostra suas forças/fraquezas. O mesmo vale para os momentos de descanso e embate intelectual. Já que as classes carregam características-chave dos personagens, é no mínimo divertido pensar em como Shiroe reagirá a situações em que é forçado a combater diretamente ou como um combatente armado se viraria em um embate diplomático. 

    Eu já adianto que o segredo: coordenação e trabalho em equipe em um mundo com regras claras. Ou nem tanto assim.

 

O que se pode aprender com Log Horizon?

    Log Horizon é primoroso em sua construção de mundo. Não estou falando aqui de inúmeros eventos históricos em sequência ou sucessões familiares com uma linha do tempo confusa. Estou falando de consistência. O mundo tem regras e os personagens conhecem algumas delas. Um Enchanter tem poucos pontos de vida, mas muitos pontos de mana; pouca habilidade para embates diretos, mas é imbatível na coordenação da luta. Nada de explosões pirotécnicas e momentos de grandiosidade em que, do nada, tudo muda e Shiroe/Naotsugu/Akatsuki passa a ser o personagem perfeito e imbatível. Mesmo quando as coisas mudam do nada, elas logo são explicadas. E aí você percebe que aquele combate não estava rolando daquele jeito por acaso; e aquele diálogo não teve aquelas palavras simplesmente porque sim. Quer aprender a construir um mundo consistente baseado em jogos? Log Horizon pra você.

    Sua novel baseada em MMORPG está meio estranha, com termos específicos demais e um sistema de classes que mais confunde do que agrega? Seus personagens gritam os nomes das magias e você percebeu que, do jeito que escreveu, tá meio complicado? Está com dificuldades de fazer bons personagens ou construir uma novel que seja mais do que uma série de lutinhas? Suas lutas estão muito rasas ou extensas demais? Nesse caso, Log Horizon com certeza é pra você.


Para quem recomendo Log Horizon?

    Para todos os autores de light novels com temática de MMORPG ou até mesmo para autores que estejam trabalhando com literatura fantástica no geral. Pelo foco de Log Horizon (inicialmente) recair sobre o mundo, pessoas que estão desenvolvendo narrativas desse tipo podem aprender com a escrita de Log Horizon. Mas se você ficou interessado na premissa e está a fim de conhecer uma das melhores LNs atuais, meu convite também se estende para você.



 


E ficamos por aqui por hoje! Comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

 




Talvez você goste destas postagens

1 comentário

  1. Como digibro (descanse em paz) disse uma vez sobre Log Horizon: "Como alguém mobiliza pra guerra um grande grupo de nerds? Resposta: moe."

    Quem sabe, sabe q

    ResponderExcluir