Mitos das light novels: seu parágrafo só pode ter X linhas.

E cá estou eu com algo que pode se tornar um possível novo quadro aqui no My Light Novel. Vocês já devem ter ficado um tempo agonizando para entender a diferença entre um livro nos padrões ocidentais e uma light novel. Parece tão diferente e tão semelhante ao mesmo tempo, correto? 

    Algumas pessoas tentaram aproximar com os famosos Young Action, um gênero focado para o público jovem, que deu várias séries memoráveis, como Harry Potter, Percy Jackson e afins. Outras acreditam que light novels seriam como o infanto-juvenil, gênero brasileiro para classificar livros indicados a um público jovem que abrange mais que os YA. Mas a realidade é que light novels não são nada disso, são um gênero originário do Japão, focado no público jovem, e com uma tendência de histórias que veríamos em animês.

    Mas eu não estou aqui para explicar o que são light novels nem a diferença dela para livros "normais".

    Bom, e se não sabemos a diferença ao certo, é complicado saber como escrever uma light novel, correto?

    Por causa disso, muitas regras acabaram sendo espalhadas por aí, junto a muita, muita desinformação e achismo. Já nos acusaram disso mais de uma vez, que cagamos regras aqui no blog e que light novels não se escrevem da forma que nossas postagens ensinam, mas isso não é conteúdo para a postagem atual, quem sabe uma no futuro em que me posicionarei de forma bem clara sobre isso.

    De toda forma, vamos ao assunto principal dessa postagem: existe um limite de linhas por parágrafos para se escrever uma light novel?

    A resposta é:

NÃO

    Simples. Rápido e direto.

    Mas, Tany, eu vi em local x que os parágrafos de uma LN só podem ter 5 linhas no máximo.

    Bem, não quero alfinetar local x ou qualquer outro produtor de conteúdo, mas, se eles mandam uma dessa, estão errados. Não sei de onde surgiu essa concepção de que existe um tanto de linhas correto para cada parágrafo, mas isso é balela. Não existe nenhuma regra desse tipo.

    Isso não significa que você pode sair por aí fazendo capítulos de vinte páginas formados por um único parágrafo. Não, não. Se quiser entender quanto conteúdo deve ter em um parágrafo, confira as postagens do Vong abaixo:

    Revisando! A Função dos Parágrafos na Sua Novel

    Revisando! O Guia Definitivo Para Escrever Parágrafos Melhores

    E, para ajudar a desmitificar essa ideia de que existe um limite de linhas por parágrafo, eu jogo uma coisa para vocês reflexão para vocês: formatação é algo importante.

    O que em uma determinada formatação pode ter cinco linhas, em outra pode virar duas, e em outra pode virar sete. Não acredita? Faça o exercício, abra o seu editor de texto e vá aumentando e diminuindo a fonte, trocando a fonte, veja a magia acontecer. Outra forma é tentar abrir o documento pelo celular, você verá que o tamanho da tela também influencia nisso.

    Assim sendo, se o mesmo conteúdo pode ter vários tamanhos em linhas, como você pode dizer que existe um tanto de linhas específicas que um parágrafo pode ter? Não faz sentido algum.

    Agora, se você, por escolha pessoal, quiser limitar o tamanho de seus parágrafos a um tanto específico de linhas, não há problema. É uma escolha pessoal de estilo que você está fazendo. Mas não vá cagar isso como regra para os outros.

    Por favor, parem de reproduzir essa falácia de que existe um mínimo ou máximo de linhas por parágrafo, isso apenas prejudica escritores novos que estão tentando aprender como as coisas funcionam.

    Gostaram da ideia do quadro? Gostariam de ver mais? Contem para a gente nos comentários! Podemos trazer mais mitos sobre light novels e mais curiosidades se estiverem interessados!

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

    

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário