Modos Narrativos: o que são e como funcionam em uma história

 Todos sabemos que escrever uma história, seja light novel ou não, é mais do que só bater os dedos no teclado e esperar que o próximo sucesso de vendas nasça, correto? Se você está nesse caminho para se tornar um escritor, entende que existem modos, gramaticais e narrativos, que devem ser dominados para se escrever de forma adequada.

    Aquela cena super legal que você montou está com algum problema, falta alguma coisa, algo não está conectando bem... mas o que, afinal? Vamos tentar descobrir hoje, aprendendo sobre modos narrativos e como eles afetam sua obra!

    Primeiramente, o que são os modos narrativos?

    Por modo narrativo, entendemos variações que o narrador faz para contar a história. Indo desde uma ação, para um pensamento e diálogo do personagem. Um dos maiores problemas do escritor iniciante é focar demais em um desses modos e não dar atenção aos outros.

Quais são os modos narrativos?

    Temos AÇÃO, DESCRIÇÃO, PENSAMENTO, RESUMO e DIÁLOGO

    Vamos agora entender cada um deles com calma.


AÇÃO

    Não estou falando de ação que nem em filmes, com tiroteio, pancadaria, perseguição de carros e pá, não, aqui a ideia de ação é bem mais fundamental. Por "ação", eu me refiro a tudo que um personagem fizer. Desde "Zézinho saiu de casa" a "Felipinho sentou no banco", são todos ações. A ação é tudo que seu personagem fizer.

    E para entender melhor, considere que a ação está ligada sempre a verbos. Pois verbos sempre exprimem uma ação. E repita comigo: a ação não precisa ser sempre um movimento. Pode ser, como no exemplo do parágrafo anterior, "sentar", ou "ficar parado", "parar". Entenda bem isso.


DESCRIÇÃO

    Nós temos várias postagens falando sobre descrições, recomendo que procure o Boletim Mensal mais recente e vá atrás delas após ler esta postagem.

    Você pode pensar que light novels não precisam de muita descrição, mas essa é uma concepção errada. Não estou dizendo que light novels precisam de descrição de cada formiga andando, mas elas precisam de alguma descrição no mínimo. Não temos como adivinhar como é o mundo que você montou nessa sua cabecinha de ferona, precisamos que você nos descreva para compreendê-lo.

    Não existe uma regra clara do quanto se deve descrever, você precisa ao menos nos dar um chão, ou descrevê-lo, para entender que como são e o que fazem seus personagens. Não existe um tanto de linhas que uma light novel ou livro deva ter de descrição. Não existe nada pior do que pegar um livro sem descrição ou com descrição demais que nos canse a leitura. Você, como autor, deve encontrar o equilíbrio correto para sua obra. 

    Existem várias formas de se descrever, algumas podem funcionar para você, outras não, para conhecer elas melhor, recomendo que confira nossas postagens sobre o tema.


PENSAMENTO

    A história pode acontecer toda no meio externo, mas seus personagens precisam ter objetivos e, claro, convicções. Eles precisam de uma camada interna que vá fazê-los seguir em frente (ou não).

    Por pensamento, não me refiro somente a pensamentos diretos, que seria transcrever o que seu personagem está pensando naquele momento, mas a qualquer tipo de narração que expresse o psicológico dos seus personagens, o que eles acham e pensam daquilo. Não precisa ser sempre direto, vamos dar mais alguns exemplos.

Pensamento direto: "Que aula chata" pensou Luís, encarando o quadro negro, "não quero copiar nada".

Pensamento indireto: A aula estava chata demais para Luís, que não sentia vontade de copiar nada do conteúdo passado no quadro.

    Entendeu a diferença? Podemos expressar o que nossos personagens pensam de várias formas. Igual as descrições, é você que irá descobrir qual a melhor forma para sua novel.


RESUMO

    Resumo, mas como assim? É para resumir sua novel? Não, não, caro ferona, se acalme. Quando falo em resumo, me refiro ao famoso "mostrar" e "contar". Se você não conhece esse conceito ainda, clique aqui e leia a postagem antes de continuar.

    Nem sempre é necessário mostrar toda cena, algumas cenas, especialmente as mais mundanas e que não afetam tanto o enredo, podem ser resumidas de muitas formas. 

    Vamos dar um exemplo para esclarecer:

"Os anos passaram naquele outro mundo, mas ainda não conseguia superar a saudade que sentia por todos que deixou no interior. Disseram que a vida em um isekai seria fácil, mas a saudade não era. Cresceu, ficou mais forte, derrotou muitos monstros e se tornou uma lenda, ainda assim, ainda queria poder voltar para o tempo em que sua única preocupação era acordar cedo, ir para a escola, chegar em casa, ligar o playstation e tentar zerar aquele jogo impossível."

    Eu não preciso criar cenas e mostrar todo esse crescimento, especialmente que, pelo próprio trecho, deu para entender que o meu foco é falar da saudade que o personagem sente e não mostrá-la por meio de uma grande novel com mais de 1.000 páginas. 

    Resumos podem fazer maravilhas com sua escrita e também podem acabar com ela, cabe a você ir testando e aprendendo até descobrir a melhor forma de apresentar a trama.


DIÁLOGO

    Falamos bastante sobre diálogos aqui no blog, também recomendo que vá atrás das nossas postagens sobre o tema. 

    Diálogos bem feitos podem salvar uma novel, diálogos ruins podem destruir até o melhor dos enredos. O diálogo tem uma função principal: avançar a sua trama. Se ele não conseguir isso, algo está errado. 

E ficamos por aqui hoje! Mês que vem falarei melhor sobre como equilibrar os modos narrativos na sua trama, mas, se quiser compreender, que tal fazer um exercício de procurar eles no que você está lendo? Cada autor tem sua forma de utilizar os modos narrativos, tente compreender como as histórias que você gosta utilizam eles para poder melhorar sua própria escrita.

Essa postagem foi um pedido feito em nosso servidor do discord, se quiser debater mais sobre esse tema, light novels e dicas de escrita, além de sugerir novos temas de postagem, entre lá!

Lembrando que comentários são sempre bem-vindos! Eu adoraria saber o que vocês acharam da postagem de hoje e desse tema!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!

Talvez você goste destas postagens

2 comentários

  1. Vou ter que salvar a postagem pra abrir junto do Word. Sempre tenho que ficar relembrando que um cap não se desenvolve bem, só na base de pancadas de descrições e resumos... E só cai a ficha na revisão.
    Mas aqui me deu uma base incrível, vou caçar um por um pra estudar.
    Obrigado pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Thanks, suas postagens mudam o mundo de cada um ❤️

    ResponderExcluir