Como construir vilões: o básico

2

 

    Todo herói precisa de um vilão. Vilões são forças que desafiam e motivam o herói a continuar em frente apesar das adversidades. Alguns deles até mesmo são tão influentes sobre o mundo que não existe uma pessoa que ousa confrontá-los. Um poder tão vasto que apenas o mais tolo duvidaria de sua imensidão. Um obstáculo tão grande que poderia ser vencido apenas por um verdadeiro herói. Na postagem de hoje, a gente vai descobrir quais elementos são essenciais para a maioria dos vilões. Então, simbora?



Características gerais dos vilões

Conexão com o herói

    Em primeiro lugar, bons vilões possuem fortes conexões com os heróis que os antagonizam. Isso não é uma regra estrita, o que significa que seu vilão pode ser um aleatório com poder demais nas mãos e mesmo assim seu herói nunca ouviu falar dele (ou tem qualquer ligação com o dito cujo). Porém, quando o vilão possui algum vínculo forte com o herói e se opõe diretamente a ele, o herói se desenvolve enquanto personagem. Por exemplo, a cicatriz deixada por Voldemort em Harry Potter simboliza a tragédia pessoal de Harry e conecta o destino dos dois personagens. A ação cometida por Voldemort alterou para sempre a vida de Harry.


Um oponente digno

    Falando em destinos entrelaçados, bons vilões também devem ser oponentes à altura dos heróis. Eles não podem ser facilmente vencidos na lábia ou combate, mas também não devem ser tão poderosos que somente um golpe de muita sorte (leia-se conveniência de roteiro) poderia derrotá-los. Um bom jeito de pensar nisso é igualar a área de expertise do herói com a área de expertise do vilão. Por exemplo, se o herói é muito forte, o vilão pode ser tão forte quanto o herói - ou, ao contrário, o vilão pode ser pouco forte, mas muito inteligente. No primeiro caso, o maior desafio seria derrotar o vilão; no segundo caso, chegar até ele. Afinal de contas, se um brutamontes está vindo te caçar, o mais lógico é colocar alguns desvios e armadilhas pelo caminho.


Senso de moralidade

    Terceiro: de nada adianta ter um vilão que antagoniza seu herói se ninguém consegue entender seus motivos. O conjunto de regras que dita as ações dos personagens é chamado de moralidade. É aquilo que separa o que personagem acredita ser certo do que ele acredita ser fundamentalmente errado. Ao estabelecer a moralidade do seu vilão, o segundo passo é deixar isso claro para o leitor. O vilão pode odiar o herói, mas e se eu te dissesse que ele protege os pobres? Que ele mata apenas os usurpadores de terras? E se o vilão deseja dominar o mundo não apenas por poder, mas porque ele acredita que sua crença levaria à estabilidade? Vilões com bom senso de moralidade resultam em leitores que conseguem entender o motivo de os vilões fazerem o que fazem. Como já dizia o velho ditado, "todo vilão é o herói de sua própria história".


Possuir motivos biográficos

    Uma continuação quase direta do item anterior. Para que compreendamos o código de moralidade do vilão, uma boa pedida é criar uma biografia que explique como o vilão desenvolveu suas crenças atuais. Além de auxiliar o vilão a se tornar um personagem tridimensional, boas backstories podem fazer com o que o leitor simpatize com ele e passe a entender melhor os motivos para que ele faça o que faz. O último órfão de um desastre em um orfanato? Uma criança amaldiçoada? Um jovem corrompido pelo poder latente? Um idealista que quebrou a cara? Alguém que está tentando pagar as contas? Com boas justificativas biográficas, os leitores perceberão que o vilão tem ali seu pingo de razão.


Ser divertido

    Sejamos sinceros. Nada do que falamos acima realmente importa se seu vilão não for divertido. Vilões super mega malvados são muito divertidos, quando bem trabalhados. Vilões manipuladores também podem ser extremamente divertidos de acompanhar. Seja um vilão malvado com passado trágico, uma pessoa que perdeu tudo ou um sociopata que encanta a todos com sua lábia, todo vilão possui características humanas. Características que se relacionam tanto a nós que, caso bem escritas, nos fazem amar odiar o maldito vilão.


E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!




Talvez você goste destas postagens

2 comentários

  1. Um ótimo post! Eu penso em mil ideias mirabolantes para um vilão, mas não consigo levar nenhuma para frente. O post me deu um norte a seguir. o/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Phanton! Fico feliz em ajudar!

    ResponderExcluir