Caçadores de Reprovações - Agosto

0

O caçador anda sempre a espreita, em busca de sua próxima vítima. Ele acaba de encontrar uma em potencial, se prepara para o abate, e... Bang! É isso aí, feronas, hoje teremos mais um “caçadores de reprovações” não ao vivo, mas em cores! Então pode ir beber aquela água para hidratar, se acomode e venham comigo, pois hoje teremos alguns pontos a tratar.


A síndrome do protagonista coitado


Vamos lá. É comum usarmos situações ruins com nossos personagens como forma de o leitor criar empatia com eles. Mas essa situação sempre deve ser pensada e bem planejada, pra no final o protagonista não ser apenas mais um coitado da vida.

A cena do garoto rejeitado pela menina mais bonita da sala é um clássico, não tem erros, ou não deveria... Mas reparem como a cena foi construída, você sente empatia pelo protagonista? Pois é, eu também não, e não é porque não tenho coração, e sim porque está tudo muito forçado. Não houve tempo de uma construção adequada dos personagens, nem da situação em que eles vivem, ou seja, não houve tempo para eu me importar com ninguém. Tudo é simplesmente jogado e pronto.

Agora, falando dos erros de português, além das vírgulas erradas, temos esse “porquê” errado. Pra começar, temos 4 tipos de “por que”, mas resumindo aqui, os “por que” separados são usados em perguntas, e os juntos para respostas, logo, esse como foi usado numa ação interrogativa, deve ser usado separado.

Essas palavras que começam com a cor azul estavam em letra maiúscula, algo incorreto nesse caso.


Novamente, a história está num ritmo muito acelerado e pouco parece se importar em estabelecer métricas de cuidado com o enredo ou com os personagens, no final, quando o protagonista está para cometer um ato cruel e horrível, logo onde tudo deveria ter mais peso, não sentimos nada, porque toda a carga emocional foi perdida.

Outro erro dos 4 “porque”, lembrem-se, o uso de “por quê” com espaçamento e uso de acento circunflexo é quando ele é uma pergunta e está no final da frase, logo, nesse caso o “porque” certo seria “por que”.

Agora, precisamos falar de um erro que particularmente está me deixando doido. Pessoal, as pontuações devem sempre ficar grudadas, isso aí mesmo. Grudadas nas palavras, sem espaço nenhum. Isso porque elas se referem aquela frase em especifico, por isso não deve haver espaço entre elas.


E para finalizarmos por hoje, temos mais um espaço entre palavra e pontuação, um ponto final que originalmente não foi incluído e um “a” que estava em letra maiúscula por algum motivo.

Outra coisa que gostaria de abordar, se você descreve um personagem que tem uma característica marcante como a cor dos seus olhos, você deveria sempre investir com certa parcimônia nessa característica e descrevê-la melhor, nesse caso, poderia haver uma comparação dos olhos dela com alguma outra coisa, quem sabe uma flor ou até algo mais inusitado, mas que fizesse sentido aqui.

E por fim, lembrem-se, coloquem parágrafos nas suas novels! Por favor, demarquem o parágrafo de forma bem visível.

E aí, pessoal, o que acharam da postagem de hoje? Fariam algo pra mudar e quem sabe até melhorar ela? Escreva nos comentários para sabermos mais! Se você acompanha e gosta do blog, considere se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! Ou fazer uma doação para ajudar que possamos continuar mantendo nossas atividades.

Talvez você goste destas postagens

Nenhum comentário