My Light Novel Recomenda: Bungaku Shoujo

Em vez de falarmos sobre séries grandiosas, com poderes mirabolantes, conflitos que afetam todo o universo, vamos falar hoje de uma obra mais focada em relações humanas. Em vez de um mundo fantasioso, a história que recomendamos hoje se passa majoritariamente em um colégio japonês, com estudantes normais. Em vez de poderes incríveis, o maior toque de sobrenatural que temos nessa história é uma das personagens principais, que pode comer livros. Literalmente.

    Hoje o My Light Novel Recomenda é sobre Bungaku Shoujo.


    Bungaku Shoujo, conhecido no ocidente como Book Girl (Garota Livro ou Garota Literária, use a versão que rpeferir) é uma série de light noels escrita por Mizuki Nomura e ilustrada por Miho Takeoka. A série é divida em duas partes, com oito volumes dedicados a história principal, quatro dedicados a histórias curtas e mais quatro dedicados a side stories (histórias paralelas a trama principal). A light novel começou a ser publicada em 2006 e terminou em 2011, totalizando dezesseis volumes. Recebeu quatro adaptações para mangá, uma adaptação em filme e três OVAs.


     A história gira ao redor de Konoha Inoue, um dos únicos dois membros do clube de literatura do colégio que frequenta. O outro membro, e pessoa que o forçou a se juntar ao clube, é sua senpai, Tohko Amano. A excêntrica veterana não é somente viciada em livros ao ponto de comê-los no sentido figurativo, como também literal: ela é uma Bungaku Shoujo, um youkai que se alimenta de histórias, comendo o papel na qual estão impressas. Konoha é forçado constantemente a escrever histórias para saciar o apetite de Tohko, isso quando o apetite por novas histórias de sua senpai não irá arrastá-lo para confusões muito além dos portões da escola.

    A primeira vista, a série pode parecer um slice of life de vida escolar, com algumas citações literárias aqui e ali, mas a realidade não poderia ser mais distante. Bungaku Shoujo é uma série focada em drama e mistérios de seus personagens. Cada personagem recorrente da trama carrega algum trauma consigo que se conecta com o passado dos demais, as segundas intenções por trás dos relacionamentos e, por fim, o foco de que todos são pessoas com problemas e que precisam lidar com eles em algum momento.

    Cada arco é composto por um mistério central, girando ao redor de um livro famoso, que conecta com os demais mistérios cercando os personagens, tudo se conecta para grandes revelações nos volumes seguintes, mostrando uma teia complexa em que todos se relacionam de alguma forma.

Para quem essa obra é direcionada?

    Se você gosta de drama de personagens, uma pitada de mistério em cada arco e um grande mistério que vai sendo construindo entre arcos para culminar em um grande clímax, Bungaku Shoujo é uma light novel para você.


    E caso esteja interessado em ver light novels antes do estouro de popularidade dos títulos atuais, light novels mais casuais e sem seguir as fórmulas de grandes isekais de hoje em dia. Ou quem sabe apenas ver uma light novel em um cenário mais comum e menos fantasioso, a série também é uma boa pedida para você.

O que posso aprender lendo essa obra?

    Bungaku Shoujo é uma obra focada em personagens, em seus problemas e em como tudo se conecta no fim deles. Como o passado não pode ficar de lado e o que podemos aprender a enfrentá-lo para ir atrás do futuro. Se você quiser aprender como construir dramas e relacionamentos entre personagens diante de vários arcos focados neles, a série é uma ótima pedida.

Onde posso encontrar a obra?

    Infelizmente, não temos tradução das novels em português. Os oito volumes da série principal foram traduzidos oficialmente em inglês pela Yen Press, e você pode adquiri-los facilmente online, mas nenhuma tradução foi feita dos outros oito volumes de histórias paralelas. 

    Caso deseje saber se vai gostar da série antes de gastar dinheiro em uma recomendação minha, sugiro que procure a versão em mangá do primeiro volume: Bungaku Shoujo to Shinitagari no Piero, a adaptação ficou muito boa e apresentou perfeitamente a que a história veio. Caso esteja interessado nas versões animadas, recomendo ver apenas após terminar de ler as obras, pois o filme adapta o clímax da série sem trazer toda a construção dos arcos anteriores, o que atrapalhará a experiência como um todo se quiser começar por ele. Os OVAs são complementos para quem já conhece os personagens e acontecimento do filme, também não sendo um bom ponto de partida.

E ficamos por aqui por hoje! Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, observações e outros. Vocês também são sempre bem-vindos em nosso servidor do discord!

E se gostam do que o MLN oferece, considerem se tornar um apoiador em nosso Apoia-se! De pouco em pouco, vamos trabalhando para melhorar ainda mais o blog!



Talvez você goste destas postagens

3 comentários

  1. Parece interessante, pena que só tem em inglês, aconteceu a mesma coisa The legend Sun Knight (obra que conheci por acaso e descobri que tinha sidaindicada aqui o que me deixou bem feliz) , tinha traduzido oficialmente apenas o primeiro volume e eu até o quarto volume pela tradução de um site que saiu do ar recentemente, depois de algum tempo encontrei o restante em inglês e li usando o Google tradutor, não me arrependo de ter lido um ótima obra, a obra que foi indicada hoje parece interessante, ainda não sei a exata pegada da obra, mas eu estou curiosa, afinap eu curto um drama mas não gosto de um pegada muito calma e sem muito agitação por isso vejo mais obras de fantasia, outro dia meus gêneros favoritos, e como não gosto de histórias paradas procuro histórias muito paradas e fantasia costuma ter ação acaba esse sendo um gênero que vejo muito, embora sinceramente não curto muito dois a três episódios ou capítulos de luta seguidos T-T, um ponto de agrado meu em The Legend Sun Knight, não tem muitas lutas mas a história também não é parada. Mas bem voltando ao assunto essa série de Light parece interessante, vou tentar ler os primeiros capítulos pra ter uma opinião melhor, mais devo dizer que a obra chamou minha atenção. Obrigada pela recomendação.

    ResponderExcluir
  2. Espero que curta a obra, Verde-Água! Você pode encontrar a versão em mangá traduzida em português, se quiser começar por lá :)

    ResponderExcluir