Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros


Seguidores

Total de visualizações

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Revisando! - Verbos Dicendi #2.0

E aí, pessoal, como vocês estão? Aqui é o Joaquim novamente, retornando para mais um Revisando! sobre os verbos dicendi.

Caso não tenha visto a postagem anterior sobre dicendi, ou queira revê-la, clique aqui.


Hoje falaremos sobre a maior dificuldade de alguns feronas com relação aos verbos dicendi, considerada um “nêmesis” para muitos, uma das maiores causadoras de muitas das reprovações... Já sabe quem é? Sim, é ela, a pontuação.

 

Como eu sei quando pontuar ou não um dicendi?

Existem pequenas regras que devem ser seguidas em alguns casos, para que a pontuação de seus diálogos se mantenha consistente e ajude os dicendi a manterem um bom fluxo narrativo de sua novel. Vamos a eles:


1ºcaso: diálogo seguido de trecho narrativo com dicendi

Provavelmente a situação mais frequente nas novels. É bem simples, nesse caso, o diálogo não deve ser pontuado com ponto final, e a sequência narrativa deve sempre começar em letra minúscula, mesmo que o diálogo tenha terminado com ponto de exclamação, interrogação ou reticências.




2ºcaso: diálogo seguido de trecho narrativo comum

A diferença aqui ocorre na ausência dos dicendi durante o diálogo, sendo assim, ao final do diálogo, deve ocorrer a pontuação (ponto final, exclamação, interrogação ou reticências), e a sequência narrativa, dessa vez, será iniciada por letra maiúscula.





3ºcaso: diálogo antecedido por trecho narrativo terminado em verbo dicendi

Esse é o famoso trecho dos dois pontos, aparece com menos frequência em light novels, mas ainda quando necessário, aparece com um erro ou outro. Se o trecho terminado em dicendi for um parágrafo não iniciado em diálogo, depois dos dois pontos pode ou não haver uma quebra de parágrafo para introdução do diálogo.




4ºcaso: vírgula para separar

Um diálogo pode ser interrompido por um trecho narrativo que contém um dicendi. Quando isso acontece, a oração contendo o dicendi que intercala as falas do personagem não será pontuada. Lembre-se, caso houver uma vírgula nesse diálogo com a narração intercalada, ela deve ser colocada após o segundo travessão. Para mais dicas de como usar a vírgula corretamente, veja nosso Revisando! especial sobre vírgulas.




5ºcaso: frases diferentes

Caso ocorra de um verbo de fala precisar ser posto entre duas orações distintas, a narração vai se restringir a apenas uma frase. Por exemplo, em:

No exemplo acima, retirado de um capítulo de “Herdeiros” (assim como muitos outros, leiam Herdeiros), o verbo “responder” está ligado à primeira frase, “Eu até entendo”. Após ele, começa outra frase, dessa forma, precisamos demarcar com o uso do ponto final a separação da primeira frase para a segunda.

Bom, chegamos ao fim de mais uma postagem, pessoal. Espero ter desmistificado verbos dicendi um pouco mais para vocês e ajudado a perceber que não era esse “monstro de sete cabeças” que alguns imaginavam. Se cuidem, continuem seguindo nossas dicas no blog e continuem praticando, só com a prática vocês podem melhorar cada vez mais. Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Facebook!

Postagens Populares