Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Dicas para escrever cenas de luta

Olá, olá!

Cá estou com mais uma postagem de dicas! Essa foi bem pedida recentemente, mas eu realmente não esperava escrever sobre isso.

Pois bem, vamos falar sobre cenas de luta.

Muitas light novels querem ser um shounen digno da Shounen Jump e ter várias cenas de lutas, mas é difícil descrevê-las sem o auxílio visual, não é mesmo?

Sendo assim, contenha seus clichês e vamos à algumas dicas!




Antes de fazer a luta, vamos pensar um pouco no contexto dela!

Reveja seus personagens, quem eles são, quais as características físicas deles, quais armas eles usam, quem eles são e quais habilidades tem. Então pense como isso afetaria uma luta. Se ajudar, crie uma ficha para seus personagens que englobe essas caraterísticas.

Pensado os personagens, vamos ver o ambiente. Afinal, eles não estão lutando em pleno ar, estão? Muitos ambientes podem ser benéficos ou uma desvantagem para o personagem. Os detalhes do cenário precisam ser bem especificados, ninguém gosta que um detalhe aleatório do personagem ou do cenário mude toda a situação da luta de forma broxante, não é mesmo?

Há testemunhas para a luta? O que elas fazem? É um local aberto? Fechado? Como eles se movimentam? Faça várias perguntas, evite ao máximo a ambiguidade.

Então, vamos pensar no que levou até a luta. Por que seus personagens estão lutando? O que eles esperam conseguir? O que os levou ao conflito? O que realmente os aguarda? Como eles se sentem quanto a isso? Pense nesses detalhes.

Agora que você está pronto para escrever a luta, vamos a mais dicas:

Evite a ambiguidade!

Nada de "ele me deu um soco, eu desviei, então ataquei com outro soco", coloque um caldo aí! Misture melhor os detalhes, nos faça visualizar o movimento! Exemplo:

"Ele se jogou para cima de mim com um soco, mas aproveitei de seu impulso e me joguei um pouco para o lado, desviando bem há tempo, aproveitando que ele se jogou com força demais, mandei um soco bem dado em sua barriga desprotegida."

Ficou bem mais fácil visualizar, não acha?


Não force a barra!

Nada de burlar as leis da física sem um bom motivo! Se um personagem é magricela e tem pouca força, nunca que ele vai conseguir levitar um cara parrudo com o dobro do tamanho dele do chão. O personagem conseguiu tomar impulso em pleno ar? Poupe-nos. 

O personagem quebrou os seus limites? Como? Ele conseguiu levantar depois de uma espada atravessar o peito... mas como assim, ferona?!

Atente-se a realidade, nenhuma luta é legal se você começa a quebrar as leis da física e bom senso sem mais nem menos. Atente-se ao movimento dos personagens, suas condições e quais resultados elas devem trazer.

Se quiser usar armas, pesquise como elas funcionam. Seu personagem não pode ser uma fábrica de munição ou shurikens sem um bom motivo, como ele se movimenta rapidamente com essa espada de 2 metros aí? Que força sobre-humana é essa, cara? Pesquise os efeitos que suas armas vão ter e quais armas podem se adequar ao estilo do seu personagem.

Teste suas lutas!

Não estou pedindo que arrume briga por aí, mas tente reproduzir seus movimentos, na menor escala possível, eles vão dar certo? Espera, braços viram assim? Dá pra saltar cinco metros mesmo?

Pense nas consequências dos golpes, alguém vai levantar após um golpe que quebre as pernas dele? Não quebre as pernas testando isso, por favor.

Por fim:

Procure estilos que o agradem!

Especialmente para você, que nunca escreveu cena de luta antes, procure algum escritor do qual você curta as cenas e imite o estilo dele, aos poucos, o seu próprio estilo de escrever lutas vai surgir. Não estou dizendo para copiar as lutas dele, preste bem atenção, mas leia elas com atenção e veja que recursos ele usa, como ele descreve. Tente encorporar esses detalhes nas suas descrições.

Isso é tudo por hoje! Fiquem atentos para mais postagens e comentem! Seu comentário é a melhor forma de sabermos se as dicas estão ajudando ou não.

ADENDO ESPECIAL: Após uma reunião extra-oficial de fim de ano da equipe de revisão, ficou decidido que não avaliaremos a mesma light novel em um período de 30 dias. Em suma, se você receber uma avaliação negativa, deverá esperar 30 dias para enviar sua light novel de novo. Não avaliaremos light novels que não acatem com isso.

2 comentários:

Nosso Facebook!

Postagens Populares