Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Elementos de uma boa cena (e o que é isso, afinal de contas)

    Para muitos novatos no mundo da escrita, a ideia de "cena" costuma estar ligada diretamente ao cenário. No teatro e no cinema, uma cena claramente muda quando o cenário também muda. Entretanto, na escrita, cenas são mais complicadas do que apenas um conjunto de ações realizadas em um cenário especifico. E nem todos os feronas têm noção disso. 

    Por isso, eu te convido a conhecer mais sobre cenas! Na postagem de hoje, conversaremos acerca da definição de cena e do que você pode fazer para construir cenas melhores. Então, vambora?


O que é uma cena?


    Na prosa, cena é um pedaço de história que combina cenário, personagem, diálogo e evento. O que diferencia uma cena de outra, portanto, é a mudança em qualquer um desses elementos. Por exemplo, se sua história começa com seu personagem principal conversando com um amigo dentro de um boteco e outro amigo aparece, a cena inicial termina e uma nova cena começa. 

      Até aí, apenas um dos elementos mudou. Se os personagens fossem para a rua, uma nova cena começaria. Se novos personagens entrassem e começassem a conversar, uma nova cena começaria também. Se uma briga começar no boteco, uma nova ação começa e, com isso, uma nova cena. Perceba que mudar um dos elementos da combinação da cena já muda completamente tudo o que está por vir. 

    Tente fazer esse exercício com alguma cena da sua história. Mude o cenário, a presença de um personagem, o foco de um diálogo e a realização de um novo evento. Só aí, você já teria quatro novas cenas. Quem sabe você não passa a entender melhor sua própria narrativa?


Construindo uma boa cena 


    Primeiro, é importante dizer que cada cena deve ser construída de acordo com o contexto da narrativa. Cenas de abertura precisam apresentar um personagem e uma premissa. Cenas que se passam na metade da narrativa carregam desafios, mudanças e limites. Cenas climáticas devem levar ao clímax, então costumam ser menores, mas com mais doses de ação e emoção

    Agora, o que podemos fazer para melhorar sua cena?


Propósito


Uma boa cena carrega um propósito específico. Seja um flashback, uma cena de ação, um clímax dramático ou a construção de laços entre personagens, sua cena precisa de um objetivo. Cenas que não sabem para onde ir acabam sendo irrelevantes, diminuindo a velocidade da narrativa. 

Informações importantes


Construa suas cenas pensando em quais informações você pode revelar. Às vezes, uma cena pode revelar um pouco da história trágica do personagem principal, os pensamentos do vilão ou uma pista importante do mistério da narrativa. Essas pequenas mudanças alteram completamente o curso da narrativa, seja pouco, seja muito. Mas, inevitavelmente, alteram.

Desenvolvimento de personagem e ponto de vista


Quando for possível, utilize suas cenas para aprofundar o entendimento dos leitores sobre seus personagens. Coloque-os em situações que possam revelar novas facetas de cada um, criando obstáculos que sirvam para crescimento e mudança. Além disso, aproveite cada cena para tirar proveito do seu próprio narrador: pense na cena como algo que está sendo visto por uma lente, uma das perspectivas existentes para aquela situação. Utilize as ferramentas que seu narrador te oferece para tentar desenvolver não somente os personagens (mostrando-os em situações novas), mas também seu próprio narrador — se a narrativa permitir. Será que aquela mesma cena seria descrita daquele mesmo jeito por outro narrador?

Construção de mundo


Construção de mundo (ou worldbuilding) é um aspecto da narrativa que deve ser manejado com cuidado. Muitos autores iniciantes começam a história com muita construção de mundo, partindo de base nenhuma para tal. Não é disso que estamos falando. Utilize cada cena para dar detalhes de seu mundo, de como ele funciona e das regras/rompimentos que podem acontecer. Assim, o leitor fica intrigado para saber no que essas regras (ou paradoxos) podem trazer.

Começo, meio e fim


Boas cenas fluem. O começo da cena estabelece o contexto e os personagens. O meio da cena é onde a ação costuma acontecer, seja através da porradaria franca ou do desenrolar de um diálogo importante. De qualquer maneira, é aqui onde conheceremos as motivações de cada personagem fazer o que está fazendo. O fim da cena acontece, como falamos anteriormente, na mudança de algum de seus elementos principais.

Ser uma narrativa em miniatura


Boas cenas são como narrativas de bolso. Elas possuem uma história fechada e arcos de personagem bem delimitados. Aqui, voltamos para o primeiro tópico: o propósito da sua cena. Se você começou a cena e seu propósito era desenvolver o lado emocional de um personagem, não termine a cena sem fechar esse arco antes. Não interrompa a cena antes de dizer o que gostaria de dizer com ela. Ela existe por um propósito. Como seria se sua novel terminasse no meio?

Mostrar, não contar


A ideia de "não conte, mostre" está ligada à construção de uma narrativa que permita ao leitor viver parte da narrativa por meio das ações, descrições, escolha de palavras e expressão dos sentimentos dos personagens. Por outro lado, quando o autor opta por contar, ele apenas descreve uma sequência de eventos sem peso algum. Em vez de escrever suas cenas pensando em uma ordem sequencial de acontecimentos, pense em imagens. Pense em sons. Pense nas suas cenas como um fragmento da realidade que você pode mostrar ao leitor e fazê-lo viver aquilo, ao invés de apenas contar o que está acontecendo por meio da narração.


E por hoje é só!
Alguma dúvida ou algo que deseja complementar? Fique livre para utilizar o campo dos comentários!





3 comentários:

  1. Muito bom. Ja conhecia o conceito de mostrar e não contar, mas, esse das cenas eu não conhecia. Obter conhecimento para poder elaborar uma hisória cada vez menhor nunca é demais. Um adendo, seria ótimo poder dar like no post kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Allan! Fico feliz que tenha aprendido algo novo por aqui. Aliás, sua sugestão sobre os likes já foi encaminhada para nossa secretária e será discutida em reuniões posteriores. Agradecemos o feedback. Abraços!

      Excluir
  2. Pessoal, alguém pode me recomendar autores brasileiros com foco pesado no diálogo e uma história divertida. Quero melhorar os diálogo da minha novel.

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares