Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Caçadores de Reprovações: Junho

 Olá, feronas! E aí, já leram a estreia da nossa nova novel? Aproveitem para acompanhar o novo projeto antes do próximo capítulo sair!

E, voltando de vez às atividades normais aqui do blog, temos o quadro favorito para esfregar erros que vocês cometem na cara de vocês, é a hora do Caçadores de Reprovações deste mês!

Então, hora de jogar fora aquela ideia de isekai batido, revisar esses dicendis mal pontuados e refazer essas descrições forçadas! Vamos ver qual a vítima de hoje!

Fazendo algo um pouco diferente do habitual, em vez de já mostrarmos o texto com marcações, vamos primeiro mostrar o texto como ele chegou a nós. Se quiser brincar de avaliador ou até fazer um exercício próprio para entender alguns dos problemas antes de comentarmos, você pode aproveitar essa oportunidade antes de descer a postagem.

Parece maior do que o normal que estamos acostumados, mas vamos nos atentar que esse autor ferona é um adepto da nova tendência bizarra que alguns feronas adotaram: a mania estranha de sempre pular uma linha entre cada parágrafo. Isso acaba aumentando o tamanho do capítulo de forma desnecessária. Não faça isso. Se quiser um espaço maior entre as linhas, aprenda a formatar com o word. 

Pois bem, se você quiser tentar ver por que a novel acima foi reprovada logo nesse primeiro trecho, não desça a postagem ainda.

Prosseguindo...
Epa, epa, muitas marcações de uma vez... mas vamos com calma. Como não temos legenda, vamos analisar os trecos em etapas e explicar porque tal marcação foi escolhida.

O ferona já perdeu muito com esse começo batido. A cena em si foi mal construída logo no primeiro parágrafo. Mas por quê?

Compreendemos que ele queria começar com a cena com a perseguição, mas a falta de um contexto melhor explicado, não, mostrado, fez toda a diferença. Ao criar uma cena inicial, nem que tivesse tomado 1-2 páginas, ele poderia ter colocado mais oportunidades de:
  1. Conhecermos melhor o protagonista;
  2. Sabermos que é um costume dele sair tarde do serviço sem que ele tenha dito isso para nós;
  3. Sentir de verdade a tensão de alguém que está sendo perseguido. 
Esse último ponto é bem importante. Sem construir de verdade a atmosfera, nós temos só um personagem sendo perseguido, sendo que deveríamos ter alguma forma de sentir algo por ele. Poderíamos nos preocupar, sentir o mesmo medo de ser perseguido, mas, como o ferona quis correr com o começo da novel, ele perdeu toda a oportunidade de criar isso. Ele apenas nos jogou uma cena sem o devido contexto ou vontade de entender o que se passa.


Para entender o erro de vírgula, recomendo que confira a série de postagens sobre o tema feita no quadro Revisando!
Temos um erro de vírgula bem comum. Há uma troca de sujeitos, portanto, a vírgula deve ser usada para indicar isso. Para compreender melhor, clique aqui e leia a postagem.

No parágrafo seguinte começamos uma troca de tempo durante a novel. O que começou sendo narrado no presente passou para o passado do nada, de "seguem" para "alcançaram". O que nos indica que, a menos que seja uma novel com metalinguagem avançada que nós, meros mortais, não temos como compreender as trocas que os personagens fazem entre o passado e presente, o autor provavelmente precisa tomar cuidado com qual tempo verbal vai usar em sua escrita.

Isso é fundamental. Se estiver narrando no presente, você não pode fazer saltos temporais. Se estiver narrando no passado, tudo deve ser descrito no passado. 

O ferona tentou dar dicas de que alguma coisa vai acontecer. Quem sabe algo interessante, mas será que ele conseguirá fazer com que nós continuemos na história por tempo o suficiente para isso valer?

Essa tática de jogar uma informação de algo que irá acontecer, especialmente dessa forma, é útil se você criar a tensão na cena de forma adequada e a informação servir para aumentar a tensão. O que não ocorre nessa cena inicial da novel do ferona.

Continuamos com as trocas de tempo verbal, que confundem muito no que se passa na cena. Então, para melhorar, nosso autor ferona finalmente dá algum indício de personalidade do personagem-narrador. E isso é um palavrão. Acredito que isso diga muito sobre a mentalidade do personagem e do autor.

Todos os "eu"s marcados poderiam ser retirados que nada se perderia na narração também, outro ponto importante para nosso autor ferona considerar.

E aqui temos outro problema do nosso autor. Essa primeira fala e a descrição dela deveriam estar juntos, no mesmo parágrafo. O autor já perdeu vários pontos com essa novel, e esse foi outro erro crucial que ele cometeu.

Por fim, voltamos ao problema inicial. Pela incapacidade em criar uma boa cena de tensão, a revelação que nosso narrador-personagem conhecia seus perseguidores não teve um bom resultado, tornando a cena mais chata e previsível. Sem contar com a incrível personalidade super original do narrador-personagem é claro, raramente recebemos novels com narradores assim (contém ironia). 

E, como a postagem já está bem longa, vamos terminar por aqui. O que vocês sugerem ao autor ferona deste mês? Que postagens seriam interessantes para ele conhecer? Conversem conosco sobre isso nos comentários!

Se quiserem tirar dúvidas, evitar cometer os mesmos erros e conversar melhor com a staff, entrem em nosso servidor do discord. Também não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais para mais dicas e ficar por dentro das novidades no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!