Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 15 de março de 2016

Plot Twists para incrementar seu enredo!

Espera, espera... O que acabou de acontecer aqui?!


Sua história está previsível? Seu leitor-beta já adivinhou metade da trama somente pela leitura de uma frase? Seu revisor já não aguenta mais sua enrolação? Você perdeu as esperanças em se tornar um escritor decente? Não se preocupe, estou aqui para lhe mostrar a luz no fim do caminho, sua possível salvação! Este é o mais novo artificio de amarração de trama: o Plot Twist!


Plot Twist, em uma tradução literal, significa “reviravolta na história”. E é justamente isso o que esse artifício faz, ele tira a linearidade da sua trama e mostra uma nova situação, um novo personagem ou um novo mundo, que alterará completamente sua história dali em diante.

Está curioso para entender alguns dos P. Twists? Então, vamos lá.

Traição: Um dos mais óbvios e mais utilizados. É muito comum vermos em desfechos de filmes situações onde o mocinho é traído pelo seu melhor amigo, namorada, pai, irmão, que seja. Ele acaba por descobrir que foi somente um objeto na mão daquela pessoa da qual pensava estar do seu lado em toda e qualquer circunstância, que o amava muito, que o considerava como irmão. Isso atiça a curiosidade do leitor, para que ele se pergunte o que irá acontecer a seguir, como a situação será resolvida ou se existe mais alguma coisa por trás disso, além de estreitar os laços personagem-leitor.


Personagem novo e importante: Vidas diferentes, pessoas diferentes. Se sua história está ficando muito linear, acrescente um novo personagem. Se o Mocinho está certo de sua vitória contra o Vilão, que tal um novo inimigo aparecer em seu caminho? A construção do relacionamento entre os personagens é algo essencial em qualquer trama, principalmente se forem muito diferentes. Assim como a grama ajuda e impede uma formiga, um personagem novo pode atrasar ou adiantar a vida do seu protagonista.

Morte: Nada tão desesperador quanto a morte, não é? É raro encontrar algum outro artifício tão direto – caso utilizado da maneira correta – que esse. Temos um ótimo exemplo de como utilizar a Morte aqui mesmo no MLN. A série “A Borboleta na Tormenta” evidencia muito bem as mudanças que a morte de um personagem pode acarretar na trama, decidindo seu futuro.




Jogos Mentais Não-Explícitos: Talvez o mais difícil de todos os citados aqui. Bom, o motivo é simples: ele exige uma grande percepção sobre o conjunto — o “todo” — da obra. Desde o início da história, as características que irão conduzir o leitor pela mente do personagem devem ser trabalhadas de modo sutil. Se, no final da história, o Mocinho acabe por matar e descobrir que, na verdade, o Fulaninho era seu irmão, provavelmente ele questione sua atitude de matar um dos dois irmãos... Ou será que os dois eram a mesma pessoa?!

Deus Ex Machina: Recebe o título de Plot Twist mais odiado pela Equipe do MLN. Resumidamente, o DEM acontece quando tudo está prestes a dar muito errado, mas acaba bem, devido ao poder da amizade poder oculto do protagonista, um meteoro caindo do céu, vontade de Deus... De alguma forma, tudo acaba "relax"– mesmo que não faça o menor sentido. Normalmente é utilizado em histórias cômicas.


Não era exatamente esse Ex Machina...

Inversão dos Pólos: Trata-se de inverter a sequência cronológica da história, contando-a a partir do final, que pode ser o momento de morte do personagem ou alguma reflexão do mesmo; até o início, que seria o ponto crucial da trama, ou seja, é no início que está a chave para o mistério que ronda a história.

Amnésia e Falsas Lembranças: Consiste em introduzir na história, a partir do ponto de vista do protagonista, memórias criadas por ele, ou, se for o caso, fazê-lo se esquecer de tudo. Normalmente é utilizado em histórias onde o personagem está morto e não se lembra, ou para personagens que apresentam algum tipo de doença psicológica, criando novas – e falsas – memórias.

Dissociação de Identidade Explícita do Protagonista: Nesse caso, o personagem central sofre de algum transtorno de identidade, criando alter-egos e fazendo o leitor acreditar que tudo aquilo é real. Contudo, não passa de um delírio da mente perturbada do protagonista.


Bom, por hoje é só. Ah, só um adendo: use os Plot Twists com sabedoria. Muitos deles são extremamente difíceis de serem mesclados. Não force a barra, deixe a história fluir com seu próprio ritmo. Se tiver alguma dúvida em relação aos Plot Twists, comente aí embaixo que procuraremos saná-la o mais rápido possível. Boa noite!


Vong.


2 comentários:

  1. Gostei imenso deste post. Plot Twists são algo que não me canso de ver em séries/filmes/livros, seja o que for. Isto, desde que sejam bem feitas. Valeu pelo post Mr. Vong-sama. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Senhor Ragna! Estamos aí para somar! \o

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares