Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

Como Escrever


Então você quer escrever uma light novel, mas, primeiro de tudo: você sabe mesmo o que é uma light novel e como escrevê-la

Vamos para uma descrição básica: light novels são "livrinhos" japoneses com escrita leve e moderna, visando rapidez em sua leitura. Muitas vezes as light novels são acompanhadas de ilustrações no estilo mangá, sendo essa uma de suas características mais reconhecíveis.

Mas enfim: como escrever uma light novel?

Bem, escrever light novels pode parecer algo bobo e simples, mas não é tão fácil assim. Uma das características das light novels é exatamente o fato de serem "romances rápidos", sendo de fácil leitura. Ou seja, tudo que compõe o estilo de escrita de uma light novel tem o objetivo de proporcionar rapidez em sua leitura. Mas como esse ritmo de leitura leve e rápido pode ser alcançado?

Use de linguagem simples e de fácil compreensão

Tenha em mente que light novels prezam pela facilidade em sua leitura, ou seja, nada de palavras difíceis ou de difícil compreensão. Light novels são livros casuais e ninguém vai estar com um dicionário do lado para quando se deparar com palavras pouco usadas ou antigas. O uso de gírias e linguagem moderna também é permitido numa light novel, mas lembre-se de não exagerar. Emoticons e abreviações usadas na internet ("vc", "pq", etc) são apenas permitidos em diálogos ou textos que se passem na internet.

Descrições simples e parágrafos curtos

Quando se escreve uma light novel, não se pode gastar parágrafos e parágrafos com descrições, seja de personagens, ações ou cenários. É claro que não pode faltar descrição, apenas descreva de maneira que o leitor seja capaz de usar a imaginação sem a necessidade de ler muito. Isso também não significa que descrições mais trabalhadas devam ser evitadas, apenas lembre-se de não atrapalhar o ritmo da leitura.

Os parágrafos também devem ser curtos, indo direto ao ponto. Parágrafos longos vão contra o propósito de uma light novel estruturalmente. Tente separar os parágrafos pelas ideias que eles irão demonstrar.

Foco pesado nos diálogos

Light novels são compostas principalmente por diálogos, então capriche bastante neles. Quando estiver escrevendo um diálogo entre suas personagens, imagine elas falando em sua cabeça. Pense em como é o tom de voz das personagens e invente uma maneira de falar própria delas, pois lhes conferem identidade. Depois tente passar tudo isso para sua light novel de maneira que soe natural e não-robótica.

Escrita

Além de tudo isso, é bom lembrar do bom e velho Português. Quando terminar de escrever um capítulo, releia e passe o corretor ortográfico para garantir uma melhor escrita. Isso agiliza muito o trabalho do revisor e também a qualidade da sua obra.

Ilustrações

Provavelmente não serão todos que podem desenhar uma ilustração para colocar em suas light novels, então sugiro que busquem um ilustrador ou façam uma montagem com imagens ou fotos de personagens já existentes. Quanto à capa, caso você não faça ideia de como fazer uma, não se alarme, pois nossos revisores podem providenciar uma.



Se interessou? Vai escrever sua novel? Quer que ela seja publicada aqui?
Saiba mais clicando aqui!

Quer mais dicas sobre escrita e o processo de criação de uma light novel?
Clique aqui!


44 comentários:

  1. Gostei de ler seu blog e achei muito fofo *_* , amo as novelas, quero fazer um blog para mi, mas estou indecisa e insegura em como fazer, mas qualquer hora quando o desanimo passar vou começar, ~continue escrevendo!!
    Obrigada ^_^y

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrs realmente fazer blog e desanimador principalmente quando você escreve tanto com muito amor e não recebe nenhum comentário, mas também quando recebe você se revigora ai dar mais vontade de escrever.
    Meu conselho e fazer porque e um aprendizado a mais e muito divertido embora der um pouco de dor de cabeça e o desanimo. Se fizer me avise irei visita-lo.

    Obrigado você por acompanha meu blog, vou continuas a escrever sim ;P

    ResponderExcluir
  3. Ah si!! aviso e quero trocar os links com o seu
    Obrigada ^_^

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre criei meus próprios mangás, mas por ser brasileiro nunca consegui publica-los, por isso resolvi partir pras Light Novel, que eu sempre fiz pros meus mangás ( Eu escrevia a história fazia uma ou duas ilustrações como base e dps fazia o name do mangá), enfim, vou começar a escrever minhas light novel \õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola desculpa a demora para responder porque eu estou com alguns problemas em relação ao meu pc e net.
      Ficarei honrada em publicar e divulgar sua Novel aqui no meu blog.
      seus mangas imagino como e difícil mas você poderia fazer um web manga como vez o Mangaka de Hetalia e de uma mangaka brasileira 'Pirates' alguma coisa esqueci o nome mas depois pego se quiser te passo o link.

      Excluir
  5. Obrigado, me ajudou muito, estava quase escrevendo uma novel normal de tanto paragrafo que coloquei, obrigado XD

    ResponderExcluir
  6. disponha qualquer duvida pode perguntar
    terei o prazer em responder.

    ResponderExcluir
  7. Então eu queria saber tipo,as light novels são historias originais né?E tipo elas tem publicação constante igual os mangas?Como funciona isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim as Lght Novel são originais.
      Enquanto as publicações nos esperamos o autor terminar cada capitulo para posta-la então varia muito de autor para autor.
      Mas os lançamentos sai todo mês um ou mais capítulos.

      E bem simples basta mandar nos avaliaremos, postamos com nossa critica.

      Excluir
  8. :c estou fazendo heavy novels ao invés de light novels?! unyuu~~

    ResponderExcluir
  9. Vocês só aceitam ligh novels? Estou tentando criar um mangá 4-koma, eu poderia publica-lo aqui da mesma maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, Jefferson, mas só trabalhamos com Light Novels :(
      Mas, não desanime, com certeza algum blog vai adorar receber seu trabalho!
      Boa Sorte!

      Excluir
  10. Sobre as ilustrações, sei que necessita da capa... mas e aquelas ilustrações que aparecem em determinadas cenas? Mesmo não sendo obrigatório, pode-se usa-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!
      A capa, ou cover, pode ser ilustrada ou completamente editada. Quanto a isso, fica ao autor.
      Já em relação as ilustrações, essas são necessariamente o que você disse, determinadas cenas em que o autor acha necessário ilustrar para o leitor.
      Veja que são duas coisas diferentes e, embora a capa seja obrigatória, não interferem uma a outra.
      As ilustrações ficam a cabo do autor ou seu ilustrador caso haja.
      Espero ter ajudado.
      Boa Sorte!

      Excluir
  11. Eu tenho certa experiencia com literatura (escrevo desde os 14 anos), mas tive um longo período de pausa nos meus escritos, e desde então me sinto muito insegura, como se meu vocabulário tivesse se perdido muito. Comecei a ler um light novel recentemente, e pela forma de escrever descontraída que enxerguei no escritor me vi meio interessada. Posso no futuro mandar um capitulo de alguma história que eu tenha inventado nesse estilo para cá somente para uma breve avaliação? Acho que isso me ajudaria na minha auto-estima, é somente para avaliação, mesmo se gostassem não sei se poderia me comprometer 100% (é que estou escrevendo um romance há anos, e já está 80% pronto, eu não gosto de me aplicar a vários projetos ao mesmo tempo, fico com medo de me embaralhar e acabando por terminar nada). Eu sei desenhar, só não tenho mesa digitalizadora O__o ai no caso das ilustrações acho que só daria certo scaneando as figuras a mão pela lan house.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcella. Pelo o que eu sei, os revisores se disponibilizam para revisar todos e quaisquer tipos de textos autorais, estando completos ou não, sendo curtos ou extensos. Logo, você é bem-vinda a mandar o seu capítulo para cá ;)

      Excluir
    2. Olá, Marcella.
      Acredito que o Fusyon já disse tudo. Pode enviar sua história para uma breve avaliação, sem problema. Estaremos no aguardo~

      Excluir
    3. Então, podemos utilizar uma imagem de um personagem já existente e fazer uma montagem para ser capa da nossa light novel ?

      Excluir
    4. Olá, allana.
      Você pode se basear em imagens já existentes, mas esteja ciente de que não aceitamos plágios para as imagens de capa de projetos a serem lançados no blog.

      Excluir
  12. Olá, as ilustrações são obrigatórias (em todos os capítulos)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.
      Não, ilustrações não são obrigatórias. Apenas é um luxo legal de se ter, mas nem todos podem.

      Excluir
  13. gostei mto desse post é bem organizado dexa bem facil de intender, mas tenho uma pergunta:
    Têm alguma regra pra se iniciar o conteúdo? pq eu sempre tive essa dificuldade em td texto como por exemplo: Artigo de opinião (tema escolar)ou livros msmo qe eu escrevo pra mim msmo soh pra aumentar minha imaginação ja qe trabalho com jovens em artes e grupos de jovens, gosto de usar este lado mais imaginativo blablabla..., entao sempre via como os outros faziam e tentava imaginar situações pelo qe eu qeria fazer. Mas em LN pra escrever o inicio to meio confuso pq nao se da pra basear se nao fica meio sem graça se for igual aos outros msmo qe seja pouco nao curto isso.
    obviamente sou iniciante neste tipo de livro só que gosto muito deste tipo e tenho todo conteudo que desejo escrever e ja tenho até ilustraçoes no caderno de desenho tenho o desenvolvimento e com irá acontecer as cenas, mas iniciar eh o problema minha cabeça nao colabora mto.
    Então, queria se pudesse me dar alguma dica ou indicação de algum escritor que possa me dar ideia de como inicio. Agredeço desde já só pela atenção!
    Gostei mto do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio.
      Não há nenhuma regra para se iniciar uma light novel, mas se quiser procurar formas de se começar uma história, aposto que encontrará dicas valiosas.
      Não temos nenhuma postagem que fale sobre inícios de história, então recomendo que procure no google por sites especializados em ajudar escritores.

      Excluir
    2. Bom, eu queria saber se aceitam todos os tipos de light novels aqui de todos os gêneros? Tipo, yaoi ou shounen-ai?

      Excluir
    3. Aceitamos todos os tipos de light novels e de todos os gêneros, incluindo yaoi e shounen-ai.

      Excluir
  14. poxa, estou escrevendo uma novel de fantasia, mas ela não se enquadra tanto no "light". Essas regrinhas descritas são obrigatórias? Minha novel é de linguagem simples, mas focar nos diálogos e descrições curtas tiraria toda a imersão do worldbuilding :c

    ResponderExcluir
  15. Olá, pode me chamar de god. Então tenho uma duvida, em média quantas folhas é preciso pra fazer um capítulo de uma light novel? E precisa de uma capa ilustrativa? Se sim, como irei cria-la sendo que só sei desenhar em folhas nunca tentei fazer pelo PC :c

    ResponderExcluir
  16. Olá, pode me chamar de god. Então tenho uma duvida, em média quantas folhas é preciso pra fazer um capítulo de uma light novel? E precisa de uma capa ilustrativa? Se sim, como irei cria-la sendo que só sei desenhar em folhas nunca tentei fazer pelo PC :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, god.
      Não existe nenhuma média de folhas para uma light novel, elas podem ter tanto 2 quanto 40 páginas, apenas pedimos o bom senso e nossa preferência é por capítulos de 5 até 20 páginas.
      Você não precisa ter uma capa ilustrativa, apenas pense em alguma imagem ou tema que ficaria bom em sua capa.

      Excluir
    2. Comecei a escrever e ja tem duas light novela que escrevi, gostaria de saber se vocês podem aceitar postar ela aqui?

      Excluir
    3. Olá, bastiel.
      Se quiser enviar sua novel para nós, preencha o formulário nessa página, então cruze os dedos e espere: http://www.mylightnovel.com.br/p/contato_29.html

      Excluir
  17. Olá, obrigado pelas dicas, eu iniciei a escrever uma light novel e estava em duvidas sobre algumas coisas mas graças a você eu retirei essas dicas.

    ResponderExcluir
  18. há chances de fazer sucesso escrevendo isso sendo BR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pense que voce sendo brasileiro não vai fazer sucesso, oque importa é a história! isso que nós brasileiros temos que mudar '' ah sou br, não vai dá certo '' acredite em voce e na sua obra!

      Excluir
  19. Olá amigo, adorei o texto. Eu tenho muitas dúvidas, tenho uma história que sempre que estou animado eu escrevo capítulos novos, é de ficção cientifica misturada com muita ação, se chama "X - As Crônicas de um Programador". Meus capítulos variam sempre entre 10 a 20 páginas.Por ter muita ação, espionagem e luta corporal, minhas descrições são ás vezes longas demais, ás vezes divididas em parágrafos. Posto os capítulos numa página do face com o mesmo nome da história citada acima. Eu queria muito criar um blog e lá postar de maneira organizada e fiel os capítulos por semana, mas me encontro perdido por que não sei se preciso reescrever meus capítulos já criados (5, 6 com o prólogo) e isso desanima bastante. O que vocês acham? Poderia eu mandar minha história para seus revisores darem umas dicas, olhadas? Vocês cobram alguma coisa pela revisão dos textos? Obrigado por tudo, espero ansioso a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jonathan.
      Quem decide se os capítulos precisam ser reescritos, primeiramente, é você. Você está satisfeito com eles? Sente que estão prontos para serem apresentados?
      Se desejar publicar sua história também aqui no blog, envie a pelo formulário na página: http://www.mylightnovel.com.br/p/contato_29.html
      Caso contrário, vá na página: http://www.mylightnovel.com.br/p/contato_9.html e articule melhor o que deseja por meio de um e-mail melhor elaborado.
      Esperamos poder ajudá-lo~

      Excluir
  20. Existe alguma LN que vocês recomendam ler para futuras inspirações para um novato ? Eu pretendo escrever uma historia bem simples Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joel.
      Eu recomendo que você leia, além dos nossos projetos, algumas light novels traduzidas, como Oregairu ou Suzumiya Haruhi Series (tanto em inglês quanto em português) e livros de autores nacionais (para não acabar pegando maneirismos de textos traduzidos).

      Excluir
  21. queria saber c uma LN pode ter bastante ilustrações

    ResponderExcluir
  22. Ola desculpe pela pergunta mais uma vez eu vi aqui no Brasil um projeto semelhante a uma LN mas se chamava LIVRANGÁ, que a história e ilustrações no estilo mangá, seria errado criar algo assim tão parecido mas com nome diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ferona. Não conheço esse projeto LIVRANGÁ, mas esteja ciente de confusões por conta de plágio. Você pode criar algo parecido, mas não a ponto de ser acusado de plagiar outra pessoa.

      Excluir
  23. Resolvi escrever algo, meio que uma web novel, só que sem desenhos, para melhorar a minha escrita e criatividade.
    Você sabe de algum site que eu possa discutir com outras pessoas em situação semelhante? Um lendo a do outro, dando umas opiniões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan ja conhece o smocci? Depois da uma olhadinha no portal deles https://www.smocci.com/ Acho que pode te ajudar.

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares