Em qual aspecto da minha história devo me focar?

1

E aí, feronas? Como estão hoje? Difícil pensar nesses dias de calor absurdo, não?

Apesar dos pesares, e que pesares, hoje é dia de postagem, e dessa vez um pouco diferente. Em uma reunião emergencial causada devido à quantidade de novels com problemas semelhantes, decidimos produzir essa postagem de emergência para ajudá-los a escrever suas obras com uma maior qualidade.

Muitos autores têm dificuldade colocar suas ideias no papel, e quando finalmente escrevem as famosas 3000 palavras e enviam para nossa avaliação, recebem uma devolutiva com uma linha de texto que pode machucar: “personagens sem graça” ou, “enredo confuso” e até mesmo, “não é possível entender como as regras de seu universo funcionam”. Portanto, iremos desmembrar os principais tópicos que compõem uma obra e auxiliá-los a como desenvolvê-los sem muitas faltas e sem muitos exageros.




Mas afinal, por onde começo a planejar minha história?

 

Bom, caro ferona, vamos nos focar em três tópicos básicos que irão estruturar a sua história e dar forma a ela, definindo os caminhos que ela tomará, assim como irá ditar sua qualidade de leitura. Esse são:

1. Personagens; 

2. Enredo;

3. Construção de mundo.


PERSONAGENS

Os personagens são a alma da sua história, eles serão os principais responsáveis por moldar os acontecimentos dela, e serão os maiores responsabilizados de acordo com suas decisões. A arte de criar personagens pode ser tão complexa que poderíamos discutir por longas páginas como você pode passar por esse processo.

Em suma, podemos resumir que imaginar um personagem depende muito do que você quer escrever. Numa história de aventura, romance, ação, fantasia, ou que seja, por exemplo, pense em que tipo de confrontos seus personagens se meteriam, que tipo de coisas eles fariam.

Crie gostos, dê trejeitos a eles, imagine a aparência gradualmente, como se comportam, seus nomes, apelidos, características marcantes, o que não gostam, quais são seus desejos, como ficariam quando felizes, tristes, e expostos as mais variadas emoções e situações.

Caso queira mais detalhes de como desenvolver seus personagens, pode encontrar diversas postagens no blog sobre o assunto, com um destaque para nossa mais recente postagem “Guia para desenvolver bons personagens de ficção”, escrita pelo Vong!

Tenha em mente que é importante demostrar aos leitores que seus personagens são tridimensionais, que eles são complexos e possuem várias facetas que podem ser exploradas, assim você garante engajamento durante a leitura e apresenta personagens interessantes.

Lembre-se que nem tudo precisa ser mostrado ou dito. O que melhor funcionar para o momento atual da obra, será a melhor escolha.

 


ENREDO

O enredo é a parte “cabeça” da sua história, é por aqui que seus personagens irão percorrer os caminhos narrados por você, autor, e por onde suas decisões irão demonstrar os maiores efeitos. O “pulo do gato” com relação ao enredo vem de mostrar ou não mostrar alguns elementos.

Às vezes, fazer suspense com uma informação é mais interessante do que simplesmente revelá-la do nada e deixar como uma informação jogada no texto, dessa forma a revelação perderia impacto e deixaria a desejar muito em quesito de surpreender o leitor.

Decidir coisas para o enredo pode demorar um pouco, já que apenas você, autor, tem a história elaborada com você e mais ninguém. Portanto, ficará ao seu cargo desenvolver e trabalhá-lo bem para apresentar algo interessante a quem for ler sua história.

Também devo lembrar da velha e boa prática do “mostrar em vez de contar”. O que isso significa? Simples, algumas informações são muito mais interessantes quando mostradas por meio de bons diálogos, do que simplesmente contadas através de uma narração fraca e que passaria a informação de forma batida. Desse jeito, você pode garantir uma história mais interessante e que possuí mais profundidade e tridimensionalidade.



CONSTRUÇÃO DE MUNDO

Se os personagens são a alma e o enredo a mente da sua novel, então a construção de mundo, o famoso “Worldbuilding”, seria o corpo dela, já que será por ela que seus personagens e o enredo irão colidir e interagir um com o outro para formar uma história única e completa.

A construção de mundo deve ser feita com uma certa parcimônia, já que revelar de mais pode acabar mais atrapalhando do que acrescentando algo de positivo na sua história, e se revelar de menos, pode acabar tornando a história confusa e até mesmo chata.

Além de destacar a orientação espacial, ou seja, onde se passa os acontecimentos narrados, um bom worldbuilding serve para dar mais profundidade ao mundo que você criou, dando mais vida a ele, e dando a sensação de que aquele é um lugar “real”, com pessoas, criaturas, animais, cidades, algo que se mexe, toma forma e faz com que o leitor se se importe com aquele lugar.

Como fazer isso? Bom, através da narração, descrições e diálogos é possível fazer tudo isso. Pois é, a escrita é poderosa mesmo, não? Por exemplo, numa história de fantasia, mencionar que dois reinos estão em guerra por meio de um diálogo torna as coisas interessantes, já que esses personagens, conversando num lugar, podem dar suas opiniões enquanto fazem alguma tarefa atribuída a eles. Isso mostra como seu mundo é vivo, único e bem trabalhado. Para saber mais sobre como manejar seus mundos em construção, recomendo que deem uma passada na postagem “Elementos de uma boa cena”!



POR ONDE DEVO ME FOCAR?

Essa é uma pergunta complexa. O ideal é você, autor(a), manter um equilíbrio entre esses três pilares das histórias, garantindo um enfoque em pelo menos dois deles. Por exemplo, uma novel que mexa muito com o espaço físico e com o mundo e seus acontecimentos, mas também queira demostrar com ênfase as mudanças ou crescimentos dos seus personagens deve se focar nesses dois aspectos, não se esquecendo do enredo, mas apenas dosando ele para deixá-lo num segundo plano de importância.

Portanto, você deve analisar o que a sua história precisa e decidir como encaixar os melhores aspectos dela dentro desses três pontos que discutimos aqui, tomando os cuidados necessários para não deixar faltar nada e não exagerar também.

Bom, pessoal, vamos ficando por aqui na postagem de hoje, espero ter ajudado vocês, elucidando um pouco mais sobre como planejar a sua novel, e até mesmo você que já tinha tudo pronto para começar a escrever, ter confirmado que realmente estava tudo certo. Muito obrigado por chegarem até aqui, se cuidem, e até a próxima!

Talvez você goste destas postagens

1 comentário

  1. Muito obrigado pela postagem, fiquei meio confuso esses dias depois que vi um vídeo a respeito disso e que eu deveria me focar em apenas um desses três aspectos.

    ResponderExcluir