Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Caçadores de Reprovações: Agosto

Olá, ferinha e ferona! Novato ou veterano do MLN! Você, que deseja compreender por que recebeu algum gif destruidor mencionando sua reprovação, está na hora da postagem que o ajudará a entender seus erros... com base nos erros alheios!

Exatamente, é hora do Caçadores de Reprovações deste mês! Para conferir o último, clique aqui.

Sem mais delongas, clique no Leia Mais e vamos começar!

ERROS QUE SE ACUMULAM E ACABAM COM SUA APROVAÇÃO


Temos um começo clássico para mostrar a situação triste da protagonista: bullying. Mas, além desse sofrimento todo, o que podemos ver?

Que o autor curte redundâncias.

Se você falou "Novamente, a minha frente" para que repetir que eles apareceram na frente da narradora ao final do parágrafo?

E, então, temos as redundâncias menos óbvias, disfarçadas de repetição de informação. "Eu costumava ir à escola de bicicleta", o que compreendemos a partir disso? Que a protagonista ia de casa para a escola de bicicleta. Então, qual a necessidade de repetir "as idas e vindas entre a escola e minha casa".

Agora, vocês podem argumentar, "mas não tínhamos certeza de que a protagonista ia de casa para a escola", no entanto, seguindo tudo que foi apresentado, isso é algo que podemos inferir sem que o autor precise colocar isso no texto. Outra forma que o autor ferona poderia usar para impedir essa repetição de informação seria trabalhar direto em cima da segunda frase. Se o parágrafo começasse com "Até o trimestre passado, as idas e vindas entre a escola e minha casa eram mais tranquilas de bicicleta." teríamos todas as informações necessárias e o parágrafo fluiria bem melhor.

Tempo de leitura é algo importante. Não trate o leitor como burro. Não fique enrolando ele. Mostre mais com o mínimo de palavras.

E então temos o último caso marcado, três repetições de estômago em um curto espaço. "Mas, Tany, o uso das palavras faz sentido e não fica tão repetitivo". Aqui, caros feronas, temos um caso de uso repetitivo que cansa a leitura. Uma forma de retomar o assunto, sem repetir a(s) mesma(s) palavra(s) é usar sinônimos ou figuras de linguagem para dar um novo tom ao texto. 

Em vez de falar "nunca foram chutados no estômago por um brutamontes", poderia ser usado "nunca viram sua vida passando pelos olhos enquanto o impacto os levava até o chão" ou "nunca sentiram seus órgãos quererem saltar pela boca com o impacto de um golpe desses". No segundo caso, em vez de usar "estômago" de novo, o autor poderia usar até o simples "de barriga vazia".

Para compreender os erros de crase e vírgula, recomendamos que confira nossas postagens:
Revisando! Vírgula Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

E isso é tudo por hoje, pessoal! Dúvidas, sugestões, elogios e observações são sempre bem-vindos nos comentários. Vocês são todos bem-vindos a se juntar a nosso grupo do discord também.

Até a próxima!



3 comentários:

  1. Pergunta: Se "Até o trimestre passado, eu costumava ir à escola de bicicleta, devido a isso as idas e vindas entre a escola e minha casa eram mais tranquilas." Fosse substituído por "Até o trimestre passado, eu costumava ir à escola de bicicleta, devido a isso o trajeto era mais tranquilo." Continuaria igualmente redundante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a sua substituição resolveu a questão de repetição de informações, bom trabalho.

      Excluir
  2. Eu nn sabia onde perguntar e tinha uma pergunta sobre a parceria;
    É realmente necessario ter um blog? Sou muito novo nisso, não estou muito seguro em fazer um.
    Esse blog realmente esta me ajudando muito, obrigado.

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares