Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

terça-feira, 15 de junho de 2021

Precisamos falar sobre plágio

 Olá, pessoal.

Cá estou com mais uma postagem que eu nunca esperaria precisar fazer no blog. Antes da nossa pausa, recebemos algumas novels que descumpriam uma regra bem simples das nossas exigências:

O MLN NÃO ACEITA PLÁGIO

Vamos falar um pouco sobre isso e por que é preocupante o número de novels contendo plágio. Para entender melhor, clique no Leia Mais.

Primeiramente, vamos deixar claro, o que é plágio?

O plágio é o ato de assinar, apresentar e publicar uma obra intelectual de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem a permissão do autor.

O MLN é focado em obras de conteúdo original. Não aceitamos fanfics, muito menos plágio aqui. 

Com isso claro, vamos ilustrar alguns casos que chegaram a nossa equipe avaliativa este ano:


Skyrim é um RPG extremamente popular, é aceitável que ele inspire vários escritores a tentar criar mundos semelhantes, no entanto, utilizar (skyrim) como nome de cidade e copiar Windhelm, que é uma cidade da franquia, na sua própria obra não é algo que podemos aceitar.

Outro caso de plágio que tem se apresentado com muita frequência para nós é a adição de imagens que obviamente não são de autoria do ferona no meio da novel.

Mas, Tany, como você sabe que não foi ele quem desenhou?

Bom...


Não acho que ele teria desenhado uma screenshot de animê.


Ambas as imagens acima são da mesma novel. Podemos ver uma clara diferença entre o estilo dos fundos, não que precisasse chegar a tanto, para compreender que se trata de uma imagem que o ferona encontrou no google e decidiu colocar na novel por algum motivo.

Nós sempre frisamos que você não precisa de ilustrações para a sua novel. Se você vê uma necessidade tão grande em ter algo para ilustrar sua história além de suas próprias descrições e narrativa, isso diz muito sobre sua capacidade como escritor.

Não coloque imagens do google no meio da sua novel, porque a reprovação automática será o menor dos seus problemas. Plágio é crime, feronas. Não brinquem com isso.

Por fim, ocorreram casos ainda piores do que os mencionados acima.

Nos foi informado que uma das novels que apareceu no quadro Caçadores de Reprovação apresentava um começo incrivelmente semelhante a uma novel popular da novel "The Begining After The End", tão semelhante que se encaixava na categoria de plágio. Deixarei a cargo de vocês descobrirem qual novel foi. 

O tratamento que plagiadores merecem.

Alguns de vocês devem se perguntar: "até que ponto é plágio?"

É comum que alguns autores acabem usando aspectos semelhantes às obras que os inspiraram em sua própria escrita. Isso não é errado, e, muitas vezes, é algo inconsciente. No entanto, quando você começa a copiar cada acontecimento de uma obra, chegando a colocar frases idênticas, aí não podemos mais chamar de inspiração. É claramente plágio.

E por que um ferona faria isso? Essa é a pergunta sem qualquer outra resposta além de "má-fé". O caso mencionado acima, que chegou a ir para um Caçadores de Reprovação, é apenas um dos plágios que recebemos, já recebemos traduções de light novels populares, traduções automatizadas de light novels coloridas, traduções com leves alterações, já tivemos feronas copiando o enredo de Final Fantasy em nossa caixa de entrada. Não façam isso, sério. É algo que só demonstra falta de caráter. Você nunca será aprovado se fizer algo assim, e nunca mais leremos qualquer novel sua após isso.

Seu plágio será descoberto alguma hora, por isso, nem tente. Leve a escrita a sério e se esforce para criar uma história para chamar de sua.

Eu não queria precisar fazer essa postagem, porém, alguns feronas parecem achar que há um caminho fácil até a aprovação. 

Como sempre, dúvidas, observações e sugestões são sempre bem-vindos nos comentários. Se quiser conversar conosco, recomendo que entre em nosso servidor do discord.

2 comentários:

Nosso Facebook!

Postagens Populares