Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

domingo, 11 de outubro de 2020

MLN Recomenda: Suzumiya Haruhi no Yuutsu

Durante as apresentações do seu primeiro ano do ensino médio, o protagonista se depara com o incomum anúncio da garota sentada atrás de si:

"Se houver quaisquer aliens, espers e viajantes do tempo venham a mim".

Hoje, o MLN Recomenda vai falar sobre a série Suzumiya Haruhi.

Lançado em junho de 2003, a light novel Suzumiya Haruhi no Yuutsu contava as aventuras de Kyon, Haruhi e a Brigada SOS. Com um novo volume finalmente vindo após nove anos de hiato, decidimos compartilhar um pouco sobre nosso amor por essa obra.

Em um tempo antes dos isekais, antes de Kirito ficar preso dentro de Sword Art Online, antes de de histórias envolvendo alunos poderosos em colégios mágicos, quando light novels ainda eram um nicho em nascimento, veio um fenômeno que ajudou a popularizar o gênero mundialmente. Um fenômeno tão forte que chegou a ter seus fãs comparados com uma religião de fiéis ao redor de uma única deusa.
Suzumiya Haruhi no Yuutsu, o primeiro volume da série, conta como "Kyon", nosso protagonista quem até hoje não sabemos qual o nome verdadeiro, conheceu a personagem titular: Suzumiya Haruhi. A garota senta atrás dele na sala, é muito inteligente, ótima em esportes, sem falar que é muito bonita. No entanto, tão incrível quanto ela parece ser, na realidade, ela está sempre insatisfeita com o mundo ao seu redor. Após um discurso de apresentação em que revela que seu interesse é, na verdade, em seres fantasiosos, e uma sugestão de Kyon, ela decide criar a Brigada SOS para realizar seus desejos de procurar pelo sobrenatural e fugir do cotidiano tedioso. Haruhi arrasta seu colega de classe, contra a vontade do mesmo, para ajudá-la na empreitada. Em pouco tempo, ela captura mais novos membros para seu clube: Nagato Yuki, antiga dona da sala da qual Haruhi se apossou e único membro do finado clube de literatura do colégio, Asahina Mikuru, uma veterana com uma beleza que atraiu o interesse de Haruhi, e Koizumi Itsuki, um estudante transferido que foi coagido a participar da Brigada assim que entrou no colégio.

No entanto, sem que Haruhi saiba, todos os membros que reuniu em seu clube são justamente aquilo que anunciou estar interessada em seu discurso: uma alien, uma viajante do tempo e um esper. Mas, para a descrença de Kyon, os ditos membros do supernatural se revelam para ele e informam que não podem se revelar para Suzumiya Haruhi, pois sua existência é devido a ela

Suzumiya Haruhi recriou o mundo há três anos, adicionando todos os elementos que considerava interessante a seu cotidiano normal e chato. Porém, esses mesmos elementos nunca se revelaram a ela, e a mesma não tem noção do poder que exerce na realidade.

Mas por quê? Por que eles não podem se revelar à Haruhi? Por que eles se revelaram a Kyon? Como Haruhi conseguiu reuni-los no clube? Você descobrirá tudo isso assistindo.


E o que nos interessa em Haruhi? O que torna essa série tão amada no mundo todo, a ponto de, mesmo com anos desde o lançamento do último volume, o anúncio de um novo volume tenha sido o bastante para reviver toda a comunidade e zerar pré-vendas no mundo todo? Exatamente, o volume mais recente da light novel terá um lançamento mundial! É uma pioneira no ramo que permitiu que o gênero crescesse ao ponto de sua saturação nos dias de hoje.

Suzumiya Haruhi é uma obra muito querida para mim, e muito importante para outros membros do MLN. Além de ter uma narrativa envolvente, personagens com reações humanas, por mais irritantes que algumas delas possam parecer certos momentos, com objetivos claros e sem respostas realmente claras. É uma premissa simples que nos rende bons momentos, e nos permite pensar até em coisas muito além do esperado. As pequenas ações dos personagens, os desejos de uma única garota de encontrar algo de interessante no seu cotidiano, a função de cada personagem, o que o Kyon pode fazer para que o mundo não mude radicalmente. São todas coisas que nos envolvem de várias formas inesperadas e se conectam como um todo na obra. 

Se você já considerou o seu dia-a-dia chato, se já quis que algo de interessante acontecesse, se desejou que o que via nas histórias de ficção fosse algo real para que seu mundo seja interessante, se já se decepcionou com a realidade mundana, por mais que qualquer um desses sentimentos já tenha passado, Suzumiya Haruhi é uma franquia que ressoa com esse desejo. Aquele desejo infantil de que algo de interessante aconteça conosco, de que o mundo realmente não é tão chato quanto achamos. 

Então, se em algum momento você desejou escapar da realidade chata, dê uma chance para Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Quem sabe você não aguardará ansioso o lançamento do novo volume que nem alguns membros nossos?

2 comentários:

  1. obrigado pela dica de hoje! só queria tirar uma dúvida, sei que não é tão importante, mas estava curioso quanto a esse ponto. As ilustrações em uma light novel precisam ser necessariamente em preto e branco ou podem ser coloridas? Nunca vi ilustrações coloridas, mas pode ter ou realmente precisam ser preto e branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas não precisam ser em preto e branco, podem ser coloridas. Lembrando que ilustrações não são obrigatórias.

      Excluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!