Tecnologia do Blogger.

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Caçadores de Reprovações: O Retorno!

Boa tarde, ferinhas e feronas. Sentiram falta desse quadro? Alguns de vocês provavelmente não, mas ele tem muito a ensinar para todos! Aqui é a Tany Isuzu e a partir desse mês voltamos com o Caçadores de Reprovações! O quadro que permite você descobrir o que não fazer para poder ser aprovado!

Portanto, clique no Leia Mais para descobrir qual a vítima caso deste mês! Lembrando que estamos respaldados por nossos termos de compromisso, portanto, toda novel enviada a nós está sujeita a ser caso dos Caçadores de Reprovação!

Legenda:

  • [erro apontado, seja pontuação ou gramática]
  • Problemas de tempo verbal, erros de coerência
  • Coisas que precisamos chamar a atenção.
  • Redundâncias e repetições.
  • Detalhes que importam.

Hoje nós vamos conferir apenas uma novel e vamos abordar três grandes problemas que vários feronas cometem:

No começo havia o verbo... e uma reprovação.

Pois bem, aqui temos um clássico problema: você quer começar explicando a criação do universo. Simplesmente, nos poupe. Não queremos saber disso. Queremos saber sobre sua história de verdade.

Já dissemos antes que o prólogo não é algo realmente necessário a trama, mas não é o lugar para falar sobre a criação do universo. Sério. Você não é o primeiro e infelizmente não será o último ferona a tentar isso. Sejam originais, por favor.

Vamos pular esse prólogo explicando o universo e ir para o começo do primeiro capítulo:

Pois bem, temos outro clichê de começo de história: o protagonista acordando e uma sala de aula. Marcaram no bingo? Vamos continuar.

Começamos com descrições simples, mas aceitáveis... aí passamos para o primeiro erro de vírgula. 

Mas, Tany, tem algo marcado antes disso! 

Calma que vamos voltar para lá logo, primeiro, vamos falar dos erros em vermelho.

Quando nós temos duas ações simultâneas feitas pela mesma pessoa e sem um conectivo como "enquanto", elas precisam ser separadas por vírgula. O mesmo vale para ações com reações.

Algo rígido e pequeno atingiu minha cabeça [Ação 1], me tirando do meu paraíso [Ação 2 ou Reação].

A vírgula se faz necessária para separar esses períodos.

Então, nosso caro ferona comete outro erro de vírgula, dessa vez ele esquece da vírgula do vocativo. O que já foi abordado no Dicas Rápidas da Tany #1. Dê uma lida nessa postagem para não esquecer de usar a vírgula do vocativo que nem o ferona aqui.

E então temos um erro de falta de vírgula, vamos analisar a oração:

Ainda bem que é a última aula do dia [Condição], se não iria te mandar lavar o rosto.

Temos aqui uma oração com uma estrutura condicional, se fosse a última aula do dia, ele mandaria o Fulano lavar o rosto. Em orações que tenham uma condicional, você deve separar os fatores por vírgula, por exemplo:

Se não fosse por isso [fator 1], eu faria isso [fator 2, que é impedindo pela existência do fator 1].

Depois disso, temos um erro de pontuação dos dicendis, você pode aprender mais sobre isso dando uma conferida na postagem Como usar o travessão da forma certa.

Depois temos outro problema de vírgula, dessa vez por ser uma oração causal.

De saco cheio da situação [causa], por ser consideravelmente frequente [motivo].

Por que devemos utilizar a vírgula aqui? Porque temos uma oração que apresenta uma causa e o motivo dela. Você deve separá-los por vírgula.

Agora vamos começar a falar das marcações de cores. Por que temos o "era", "disse", "termina" em verde? Bom, aqui temos um troca-troca de tempo verbal narrativo. Complicado, não é mesmo? O autor começa narrando que a história se passa no passado com esse "era" e "disse", depois ele joga os verbos para o presente, mudando o tom da história. 

E isso ainda contradiz o que ele mesmo disse. Pois, se você leu tudo antes de ver as explicações, nosso narrador-kun está dizendo que vai contar a versão dos fatos dele. Quando o narrador opta por isso, ele está nos dizendo que a a história já aconteceu. Então como ele pode querer dizer que o narrador e o leitor vão acompanhar a história em primeira mão, como a narração no presente indica? Contraditório, certo?

Temos uma postagem a recomendar para que o ferona não comenta esse erro de novo? É claro! O Tempo na Narrativa.

E por que temos aquele trechinho em amarelo? Bom, aqui nosso ferona confundiu meia-risca com travessão, um erro que desconta pontinhos dele, embora esteja claro, pelo uso de travessão depois, que foi mais falta de atenção da parte dele.

Explicado isso, vamos para os trechos em azul. Por que o primeiro termo foi marcado em azul? Bom, mais adiante ele vai se apresentar como Fulano, porém, se a narração está em primeira pessoa, o narrador explica que foi acordado pelo professor, o professor chama ele pelo nome... ele precisa mesmo se apresentar ainda? E tudo isso em somente dois parágrafos? Já sabemos que o nome dele é Fulano!

E agora temos os outros dois trechos que sofrem do mesmo problema, "já é a terceira vez essa semana", ao que ele se refere aqui? Ao fato do rapaz dormir na aula. Isso é claro pelo contexto. O Fulano foi acordado pelo professor, que reclama disso. Mas, ainda assim, nosso narrador torna a bater nessa tecla no mesmo parágrafo. Ele não precisava repetir que o professor estava de saco cheio por essa situação [ele dormir em aula] ser frequente, isso porque ele já nos mostrou isso pela fala do professor, reclamando do aluno.

E finalmente terminamos esse trecho! Muitos erros de uma vez, muita a coisa a se aprender. Acredito que está de bom tamanho por hoje pessoal, mês que vem continuaremos a trabalhar com essa novel, porque ela tem muito o que nos ensinar sobre o que não se fazer.

Ficamos por aqui por hoje! Dúvidas, sugestões, críticas, lembrem-se de comentar! E participem do nosso grupo do discord!

3 comentários:

  1. um dia vou vencer a reprovação, eu acredito

    ResponderExcluir
  2. Sou expert em ser reprovado, parei de contar na décima primeira vez.

    ResponderExcluir
  3. eu to desde de março estudando pra não ser reprovado e ser o primeiro a ter uma novel em lançamento em 2020 kkkkkk

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares

Receba nossas novels por e-mail!