Tecnologia do Blogger.

Receba nossas novels por e-mail!

Nosso Twitter!

Comentários Recentes

Parceiros



Seguidores

Total de visualizações

sábado, 15 de novembro de 2014

Leitores fantasmas: assombrações do século XXI

Ok, acho que não é DESSE tipo de fantasma
que estamos falando...
Yo, Sagami Riku aqui, pessoal! E desta vez trago uma matéria sobre um assunto um tanto quanto ~polêmico~: mamilos leitores fantasmas! Mas antes um aviso:

OBS: Este post não é uma reclamação, nem uma forma de "mendigagem", mas sim tem o objetivo de conscientizar. Espero que tenham isso em mente ao lerem esta matéria.

Todos os anos, milhares de novels, fanfics, HQ's e afins publicados online morrem e milhares de web-autores deixam de exercer sua função. Tudo isso por conta de um grande mal que assola os que decidem publicar seus trabalhos na internet: os leitores fantasmas.

Mas o que são esses "leitores fantasmas"?

Resposta curta: leitores fantasmas são aqueles leitores que leem sua obra, em alguns casos mostrando grande interesse e indo até o final dela, mas que não deixam seu comentário, sua opinião, nada. Eles deixam rastros, deixam sua visualização, mas não se manifestam.

E por que existem leitores fantasmas?

Bem, os motivos para não comentar variam muito, mas os mais comuns são: falta de conhecimento com as palavras, vergonha, simplesmente falta de interesse ou o mais comum de todos: preguiça.
Sim, muitos têm preguiça de escrever, mesmo que sejam poucas palavras e que gaste pouco tempo. Eu mesmo sou alheio à dizer isso porquê sou um poço de preguiça, mas não é por causa disso que eu a incentivo.


A preguiça de ler e escrever é algo impregnado na cultura brasileira, infelizmente, mas isso é algo que provavelmente irá mudar com o tempo. Como já se sabe, os brasileiros estão comprando cada vez mais livros de uns anos para cá e isso nos dá esperança de um maior interesse na leitura e escrita por parte dos brasileiros.

Mas enfim, o assunto em pauta aqui não é a falta de leitura e escrita na cultura brasileira, mas sim a falta de iniciativa por parte de leitores em comentar as obras que acompanham. Mas primeiro precisamos entender porquê os comentários são algo tão importante.

Por que comentar é importante?

A sensação de criar algo é ótima, você sente que está deixando sua "marca" neste mundo, mas a sensação de saber que alguém aprecia o seu trabalho é melhor ainda, é como uma recompensa por todo o esforço que você fez para dar luz à sua obra.

Um autor que não recebe opiniões ou nem sabe da existência de pessoas acompanhando sua obra é como um artista que não recebe aplausos ao término de uma apresentação. Quando um autor não recebe opiniões de seu público é como se seu trabalho não estivesse valendo a pena, afinal, se um trabalho não vale o mínimo esforço que se gasta para comentar, do que ele vale?

São por esses motivos que receber comentários é algo tão importante para um autor, pois ele sabe que, de alguma forma, ele está sendo recompensado pelo seu trabalho. Ele sabe que alguém lá fora, nessa imensidão que é a internet, acompanha e demonstra interesse em sua obra e, melhor ainda, o incentiva a continuar.

Além disso, comentários não tomam tanto tempo e esforço, em menos de dois minutos já se é possível escrever um. Pense no tempo e esforço que o autor gastou para criar sua obra quando estiver comentando-a. Parece até injusto, mas não é. Injusto seria se, mesmo estando interessado, você não comentasse. Lembre-se disso.


Mas como comentar?

Quando você está comentando uma obra, de uma forma ou de outra, você está interagindo com ela e com seu autor, então é importante saber como se deve construir essa interação. Comentando na obra de alguém, é importante citar o que você gostou, o que não gostou tanto e acha que pode ser melhorado, e destacar sua opinião em geral sobre a obra. Assim o autor será incentivado à continuar com seu trabalho, ao mesmo tempo que o melhora. Com isso, o leitor é recompensado com uma obra de melhor qualidade construída com o incentivo fornecido por este.

Se você não é tão bom com as palavras, faça comentários curtos, mas que expressem sua opinião quanto à obra mesmo com o mínimo de palavras possíveis. Mesmo comentar um "gostei" pode já ser o suficiente.

E lembre-se

Críticas construtivas são sempre bem-vindas, mas críticas destrutivas e comentários de mau gosto devem ser excluídas, pois elas não acrescentam em nada à obra, então você estará apenas gastando seu tempo as digitando.

Dito isso

Espero que esta matéria tenha iluminado a cabeça de alguns leitores por aqui. Lembrando mais uma vez que este post não tem o objetivo de reclamar ou de dedurar ninguém, é apenas uma forma de conscientizar e melhorar a relação entre autores e seus leitores.

Dito isso, espero ter ajudado e deixe sempre seu comentário ou eu vou mandar o Hikaru ir aí na casa de vocês cobrá-los! Q-Q

Até a próxima, pessoal o/





7 comentários:

  1. Belo post Riku, certa vez eu recebi um comentário sobre a Overworld Quest quando estava no capítulo 5 eu acho, foi muito revigorante e me fez continuar a escrever a série com um gosto de que tem alguém lá fora que curte meu trabalho!

    Comentários são realmente muito importantes, e no meu caso inspiradores, por isso vou deixar esse comment aqui: Riku, vc é demais!

    ResponderExcluir
  2. Tá bom cara! Eu comento, não precisa agredir! ;-;... Hu3 °¬°

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai rolar ditadura de comentários aqui no MLN também agora, mwhahaha!

      Excluir
  3. Ótimo post Riku,
    eu mesmo várias e várias vezes paro muitos
    trabalhos que eu faço por conta disso. Fico com aquela coisa na cabeça "Ninguem fala nada, acho que não deve estar bom" ai em consequência perco meu animo e simplesmente paro o que estava fazendo, voltando a fazer alguma coisa muito tempo depois quando o animo retorna. :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário,【✖ » ι-уuкoи « ✖】^_^

      Eu sei que é chato não receber incentivo de outros, mas não pare seu trabalho por causa disso. Às vezes tem alguém que goste do seu trabalho, só não se manifesta e, se você acha que seu trabalho não está bom, sempre há como melhorá-lo!

      Continue com seu trabalho e nunca perca o ânimo!

      Excluir
  4. Concordo plenamente com as palavras ditas. Afinal, é uma grande felicidade quando se recebe comentários avaliando sua obra e a criticando de forma construtiva.


    Ótima postagem, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Shin M.

    Realmente, espero que todos aqui sejam capazes de sentir essa felicidade.


    Agradeço pelo elogio e pelo comentário, valeu!

    ResponderExcluir

Nosso Facebook!

Postagens Populares